Pesquisar No Site
Bloco do Urso invade Avenida do Samba com sua missão solidária

Bloco do Urso invade Avenida do Samba com sua missão solidária
Um dos blocos mais tradicionais de Caraguatatuba vai às ruas no Domingo de Carnaval (23/02), com concentração às 19h no Quiosque Guaruçá. Mais de 300 foliões são esperados para o Desfile do Bloco do Urso na Avenida da Praia.
O grito de Carnaval será já no dia 19 de fevereiro, a partir das 20h, no Quiosque 32. “Os abadás já podem ser adquiridos na Rádio Caraguá FM, pelo preço de R$ 170”, diz o radialista Ricardo Mazzei, um dos presidentes da agremiação.

#PraCegoVer: O Abadá do Bloco do Urso (Imagem: Divulgação)
Para este ano, a estimativa dos organizadores é arrecadar em torno de R$ 20 mil que depois serão usados para aquisição de cadeira de banho, andador, muleta, fraldas geriátricas, entre outros produtos que serão doados para a Associação de Combate ao Câncer de Caraguatatuba (ACC).
Mazzei lembra que a tradicional bateria do Mestre Leandro e seus 40 componentes vão à passarela do samba tendo à frente a musa da Mancha Verde, Mariana Katy, sempre abrilhantando o desfile.
Uma das características do Bloco do Urso é a festa grandiosa que é feita após o desfile, neste ano, no Espaço Ocean. O abadá é o ingresso dá aos foliões o direito a bebidas com cerveja, vinho, uísque, vodka, água, refrigerante, água de coco, queijos, salgados, hot dog, lanche de pernil e muito mais.
O Bloco do Urso surgiu em 2003. Ele surgiu como Bloco da Integração, mas depois se transformou no tradicional Bloco do Urso, que embala os domingos de Carnaval de Caraguatatuba. Mais que só folia, a agremiação traz como seu lema a ajuda solidária, com donativos ou recursos doados para entidades carentes.
Ricardo Mazzei lembra do surgimento do bloco, tendo ele como um dos fundadores. “Na primeira versão, o mascote já era o urso e tínhamos o amigo mais velho da turma com apelido de Urso Branco. Por três anos a gente se reunia e falava em montar um bloco e não saía, mas, um ano resolvemos que ele ia pra rua e nunca mais paramos”.
Ele lembra que no primeiro ano o desfile foi debaixo de uma chuva que Deus mandava e mesmo assim reuniu mais de 100 pessoas. Inicialmente, a concentração era próxima da quadra esportiva da Avenida da Praia e, nos anos seguintes, passou a sair do Sumaré.
“Já desde as primeiras edições a gente pedia para os participantes doarem leite em pó para a ACC e fraldas geriátricas. Como não atingia o que esperávamos, no terceiro ano passamos a cobrar pelo abadá e fazer a doação diretamente para as instituições”.
Nesta edição, o bloco sairá no domingo (23/02), com concentração às 19h no Quiosque Guaruçá e saída para a avenida da Praia a partir das 20h30.
Nicolas Cantagesso
Jornalista Responsável: Acácio Gomes
Informações para a Imprensa (12) 3897-5650 ou jornalismo@caraguatatuba.sp.gov.br
Veja Também Recentes

Cursos gratuitos em parceria com Etec de Almoxarife e Estoquista e Recepção e Atendimento têm início
Uma oportunidade de qualificação para ingressar no mercado de trabalho ou reciclagem para os empregados. Esse é o objetivo dos cursos gratuitos oferecidos pelo governo municipal em parceria com Escola Técnica Estadual e Programa de Qualificação profissional básica do Centro Paula Souza (Etec) para jovens e adultos, que iniciaram nesta

Kits para Corrida de Aniversário da Cidade são entregues a competidores
A sede do Fundo Social de Caraguatatuba ficou lotada na manhã desta quinta-feira (17), para a entrega dos kits da Corrida de Aniversário da Cidade. Mais de mil corredores estão confirmados para a edição de 2025. A lista completa de inscritos está disponível no site oficial da Prefeitura de Caraguatatuba

Professores da disciplina Educação para Relações Étnico-Raciais participam de imersão sobre cultura indígena com ceramista Carlo Cury
No Ponto de Cultura Espaço Hartãt – Acervo Indígena, no bairro Martim de Sá, mantido pelo ceramista Carlo Cury e pelo agrônomo Claudio Dias, os professores da disciplina Educação para Relações Étnico-Raciais (ERER) puderam conhecer um pouco das experiências do artista com povos indígenas, modo de vida e cultura desse

Palestra sobre religiosidade de matriz africana integra programação de aniversário
O Arquivo Municipal “Arino Sant’Ana de Barros” realiza no dia 10 de abril (quinta-feira), às 14h30, no Salão Monteiro Lobato, a palestra “Orixás, Caboclos, Minkisi – Artefatos Encantados e o Som da Religiosidade de Matriz Africana”. A atividade faz parte da programação de aniversário de Caraguatatuba. A entrada é gratuita

Representantes de Conselhos Municipais e empresários debatem destinação do Imposto de Renda na Associação Comercial
Os presidentes do Conselho Municipal de Defesa dos Direitos do Idoso (CMDDI) e do Conselho Municipal de Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) fizeram uma ação conjunta, nesta quinta-feira (24), durante a comemoração de 60 anos da Associação Comercial e Empresarial de Caraguatatuba para mobilizar e sensibilizar os participantes