Pesquisar No Site

Nota sobre a Central de Regulação do SAMU

Publicado em: 23/01/2020
Nota sobre a Central de Regulação do SAMU
Nota sobre a Central de Regulação do SAMU

A Prefeitura Municipal de Caraguatatuba, por meio desta nota informa que o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) – conta com uma Central de Regulação Operacional localizada no município de São Sebastião, sendo responsável pela regulação das ocorrências nas quatro cidades do Litoral Norte: Caraguatatuba, Ubatuba, Ilhabela e São Sebastião.

A Prefeitura de São Sebastião emitiu nota em sua página de uma rede social, informando problemas na principal linha telefônica que é responsável pela liberação das demais chamadas (nota na íntegra no final).

O porta-voz da Secretaria de Saúde de Caraguatatuba, Andre Leandro, esclarece que os problemas na Central de Regulação em São Sebastião impactam diretamente o atendimento em nosso município.

“O sistema informatizado ficou indisponível havendo a necessidade de operação manual das ocorrências, mas esta questão foi solucionada. Permanece indisponível o sistema de rádio comunicação o que afeta o controle de despacho das ocorrências e a comunicação entre as equipes”, disse.

Na prática, o que ocorre é que sem o sistema de rádio comunicação não é possível controlar e acompanhar a localização das ambulâncias, impactando o tempo de resposta do atendimento das equipes, que precisam retornar à base para receberem nova ocorrência.

A indisponibilidade no serviço de rádio comunicação afeta também a comunicação entre as equipes de atendimento com o médico regulador, levando os funcionários a utilizarem seus telefones particulares para realizarem o contato.

Nota da Prefeitura de São Sebastião

Em nota publicada hoje (23/01) na página do Facebook, “a Prefeitura de São Sebastião informou que na madrugada desta quinta-feira (23) a principal linha telefônica do SAMU que é responsável pela liberação das demais chamadas enfrentou problemas. Técnicos da empresa VIVO foram chamados e estão trabalhando para solucionar o ocorrido.

A Prefeitura informa que em caso de dificuldades de contato com o telefone 192, os usuários e munícipes podem ligar no telefone 193 (Bombeiros) que as ocorrências serão prontamente repassadas ao SAMU via rádio”.

SAMU

O serviço que funciona de forma ininterrupta, 24h por dia, recebendo ligações e prestando atendimento de urgência e emergência a cerca de 350 mil habitantes, das quatro cidades que compõe a regional Litoral Norte.

No SAMU, o primeiro atendimento é prestado por telefonistas, e posteriormente, a ligação é transferida para um médico regulador. Esse profissional é quem faz o provável diagnóstico, orienta sobre as primeiras ações e avalia a necessidade de envio ou não de uma ambulância até o local da ocorrência.

A indicação de atendimento dada pelo médico regulador é adaptada a cada necessidade: orientação por telefone ou ativação de unidades móveis de suporte básico (USB) ou de suporte avançado (USA).

 

Adriana Rodrigues
Informações à Imprensa: (12) 3897-5650 ou jornalismo@caraguatatuba.sp.gov.br

Mais Notícias

Veja Também Recentes

Inscrições para 96 vagas do Vestibular Univesp 2024 continuam em Caraguatatuba
Inscrições para 96 vagas do Vestibular Univesp 2024 continuam em Caraguatatuba

As inscrições para o novo Vestibular Univesp 2024 seguem abertas até às 21h do dia 8 de abril e podem ser feitas no site www.vestibular.univesp.br.  Este ano serão um total de 96 vagas para Caraguatatuba, divididas em três eixos: 32 vagas de Licenciaturas (Pedagogia, Matemática e Letras/Português); 32 vagas de

Leia Mais Notícias Secretaria de Educação Publicado em 15/02/2024
Beach Tennis e futebol movimentam mais de mil pessoas na Arena Verão em Caraguatatuba
Beach Tennis e futebol movimentam mais de mil pessoas na Arena Verão em Caraguatatuba

Mais um final de semana de casa cheia e muito sucesso no Arena Verão Esportiva em Caraguatatuba. O local recebeu mais de mil pessoas na estrutura montada nas areias da Praia do Indaiá Os torcedores foram acompanhar de perto as disputas do último final de semana com astros do beach

Leia Mais Notícias Secretaria de Esportes e Recreação Publicado em 23/01/2024
Defesa Civil do Estado prevê mais pancadas de chuva para a tarde de quinta-feira (22)
Defesa Civil do Estado prevê mais pancadas de chuva para a tarde de quinta-feira (22)

A Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil prevê para quinta-feira (22), mais pancadas de chuva em Caraguatatuba, no período da tarde. O dia deve amanhecer marcado pela variação de nebulosidade em praticamente todo o Estado de São Paulo, e a tendência é de que permaneça nestas condições durante toda

Leia Mais Notícias Defesa Civil Publicado em 21/02/2024
Prefeitura reforça pintura de solo em ciclofaixas do Centro
Prefeitura reforça pintura de solo em ciclofaixas do Centro

A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Mobilidade Urbana e Proteção ao Cidadão, promove a pintura de solo de trecho da ciclovia na região central da cidade. Os trabalhos foram iniciados na segunda-feira (5/2) e devem ser encerrados nesta semana. O trecho que está recebendo pintura vermelha está

Leia Mais Notícias Secretaria de Mobilidade Urbana e Proteção ao Cidadão Publicado em 07/02/2024
Bloco da Solidariedade dá o grito de Carnaval em Caraguatatuba e reúne mais de 500 foliões
Bloco da Solidariedade dá o grito de Carnaval em Caraguatatuba e reúne mais de 500 foliões

Mais de 500 foliões deram grito de Carnaval nesta quinta-feira (8) com o Bloco da Solidariedade, que desfilou pela Avenida da Praia, com as tradicionais marchinhas de Carnaval, ao som da Banda Saca Rolhas. O bloco foi marcado pela criatividade dos foliões que customizaram dos mais variados modelos e cores

Leia Mais Notícias Fundo Social Publicado em 09/02/2024