Pesquisar No Site

Nota sobre a Central de Regulação do SAMU

Publicado em: 23/01/2020
Nota sobre a Central de Regulação do SAMU
Nota sobre a Central de Regulação do SAMU

A Prefeitura Municipal de Caraguatatuba, por meio desta nota informa que o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) – conta com uma Central de Regulação Operacional localizada no município de São Sebastião, sendo responsável pela regulação das ocorrências nas quatro cidades do Litoral Norte: Caraguatatuba, Ubatuba, Ilhabela e São Sebastião.

A Prefeitura de São Sebastião emitiu nota em sua página de uma rede social, informando problemas na principal linha telefônica que é responsável pela liberação das demais chamadas (nota na íntegra no final).

O porta-voz da Secretaria de Saúde de Caraguatatuba, Andre Leandro, esclarece que os problemas na Central de Regulação em São Sebastião impactam diretamente o atendimento em nosso município.

“O sistema informatizado ficou indisponível havendo a necessidade de operação manual das ocorrências, mas esta questão foi solucionada. Permanece indisponível o sistema de rádio comunicação o que afeta o controle de despacho das ocorrências e a comunicação entre as equipes”, disse.

Na prática, o que ocorre é que sem o sistema de rádio comunicação não é possível controlar e acompanhar a localização das ambulâncias, impactando o tempo de resposta do atendimento das equipes, que precisam retornar à base para receberem nova ocorrência.

A indisponibilidade no serviço de rádio comunicação afeta também a comunicação entre as equipes de atendimento com o médico regulador, levando os funcionários a utilizarem seus telefones particulares para realizarem o contato.

Nota da Prefeitura de São Sebastião

Em nota publicada hoje (23/01) na página do Facebook, “a Prefeitura de São Sebastião informou que na madrugada desta quinta-feira (23) a principal linha telefônica do SAMU que é responsável pela liberação das demais chamadas enfrentou problemas. Técnicos da empresa VIVO foram chamados e estão trabalhando para solucionar o ocorrido.

A Prefeitura informa que em caso de dificuldades de contato com o telefone 192, os usuários e munícipes podem ligar no telefone 193 (Bombeiros) que as ocorrências serão prontamente repassadas ao SAMU via rádio”.

SAMU

O serviço que funciona de forma ininterrupta, 24h por dia, recebendo ligações e prestando atendimento de urgência e emergência a cerca de 350 mil habitantes, das quatro cidades que compõe a regional Litoral Norte.

No SAMU, o primeiro atendimento é prestado por telefonistas, e posteriormente, a ligação é transferida para um médico regulador. Esse profissional é quem faz o provável diagnóstico, orienta sobre as primeiras ações e avalia a necessidade de envio ou não de uma ambulância até o local da ocorrência.

A indicação de atendimento dada pelo médico regulador é adaptada a cada necessidade: orientação por telefone ou ativação de unidades móveis de suporte básico (USB) ou de suporte avançado (USA).

 

Adriana Rodrigues
Informações à Imprensa: (12) 3897-5650 ou jornalismo@caraguatatuba.sp.gov.br

Mais Notícias

Veja Também Recentes

XVI Encontro de Ceramistas em Paraty tem participação de artistas de Caraguatatuba
XVI Encontro de Ceramistas em Paraty tem participação de artistas de Caraguatatuba

A cidade de Paraty, conhecida por sua charmosa atmosfera histórica, acolherá a décima sexta edição do Encontro de Ceramistas durante a Semana Santa, data tradicional do evento que se consolidou como referência nacional na celebração da arte cerâmica. As artistas Lu Chiata e Luciana Renna representam a cerâmica de Caraguatatuba. Este ano,

Leia Mais Notícias FUNDACC Publicado em 19/03/2024
Representantes de municípios da região debatem sobre Vigilância Sanitária em oficina de gerenciamento de risco
Representantes de municípios da região debatem sobre Vigilância Sanitária em oficina de gerenciamento de risco

A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Vigilância Sanitária, em conjunto com o Grupo de Vigilância Sanitária Estadual, promoveram nesta quinta-feira (7), a 1ª Oficina de Gerenciamento de Risco em Vigilância Sanitária. O evento foi realizado no auditório do polo da Fundacc, no Centro, e reuniu representantes dos municípios do

Leia Mais Notícias Secretaria de Saúde Publicado em 08/03/2024
Prefeitura realiza tradicional entrega dos “Coelhinhos da Páscoa” aos alunos da rede municipal
Prefeitura realiza tradicional entrega dos “Coelhinhos da Páscoa” aos alunos da rede municipal

A Prefeitura de Caraguatatuba realiza hoje e amanhã (27 e 28/3) a distribuição de chocolate a todos os alunos da rede municipal de ensino. Além dos tradicionais coelhinhos a base de chocolate, o município distribuirá opções zero lactose e diets para crianças alérgicas, diabéticas ou com intolerância alimentar. A entrega

Leia Mais Notícias Secretaria de Educação Publicado em 27/03/2024
Audiência Pública sobre o Plano Municipal pela Primeira Infância será nesta quarta-feira
Audiência Pública sobre o Plano Municipal pela Primeira Infância será nesta quarta-feira

A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Educação, e o Comitê da Primeira Infância convidam para a Audiência Pública sobre o Plano Municipal pela Primeira Infância (PMPI). O encontro, que será realizado nesta quarta-feira (6/3) às 14h no auditório Monteiro Lobato (Secretaria de Educação: Avenida Rio de Janeiro,

Leia Mais Notícias Secretaria de Educação Publicado em 04/03/2024
1
Prefeitura abre inscrição para palestra de sensibilização do Programa CACAU SP

Caraguatatuba receberá uma palestra sobre o Programa CACAU SP na próxima quarta-feira (13/3), às 9h. Liderado pela equipe Regional de São José do Rio Preto no Parque Natural Municipal Juqueriquerê, a ação é fruto de uma parceria entre a Coordenadoria de Assistência Técnica Integral (CATI) e a Prefeitura de Caraguatatuba,

Leia Mais Notícias Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca Publicado em 05/03/2024