Pesquisar No Site
CCZ Caraguatatuba realiza 150 adoções em 2019 e alerta sobre as responsabilidades
CCZ Caraguatatuba realiza 150 adoções em 2019 e alerta sobre as responsabilidades
Durante todo o ano de 2019, 150 animais conquistaram um novo lar nas Feiras de Adoção do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) de Caraguatatuba e também diretamente na unidade. De segunda a sexta-feira, das 9h às 16h30, o local está aberto ao público interessado em adotar um novo amigo.

#PraCegoVer: Cachorro de pelagem amarela posa para foto. (Foto: Divulgação/PMC)
Além disso, cinco feiras de adoção foram promovidas aos sábados, conforme cronograma municipal, para facilitar o processo de adoção por parte de interessados no decorrer do ano.
No último sábado (07), seis animais foram adotados e, em janeiro de 2020, o cronograma de Feiras de Adoção do próximo semestre já será divulgado.
O coordenador do CCZ Caraguatatuba, Guilherme Garrido, afirma que o mais importante é que os interessados levem a documentação correta e tenham a ciência da grande responsabilidade que terão ao adotar um animal.
Em todas as feiras ou diretamente no CCZ, interessados devem ter em mãos documentos pessoais para apresentação (RG/CPF) e comprovante de endereço.
“Especialmente em nossas feiras de adoção, durante todo o ano de 2019, promovemos a adoção de 21 animais. Estas são conquistas muito importantes para nós; pois conseguimos, desta forma, reintroduzir estes animais em um novo lar. É de extrema relevância que os interessados tragam a documentação correta. O registro destes dados oficializa o fato do adotante passar a assumir o animal legalmente”, explica.
Para o coordenador, não se trata somente de burocracia, mas do início de responsabilidades reais do dono para com o animal. “Este animal precisará ser abrigado em local adequado, com alimentação e restrição de acesso à rua. Até mesmo este acesso deve ser feito sob monitoramento e supervisão do novo proprietário com uso de coleira e guia”, destaca.
A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Saúde, informa que abandono de animais em vias públicas é considerado maus tratos e isto é crime, conforme a Lei Federal de Crimes Ambientais 9.650, que prevê multas e até mesmo detenção.
O cronograma de realizações destas feiras de adoção é trabalhado considerando o Termo de Ajuste de Conduta, firmado junto à Promotoria Pública do Município de Caraguatatuba.
Nele, o Centro de Controle de Zoonoses informará a previsão das feiras de adoção a serem realizadas com cães e gatos. Em 2019, a previsão foi de cerca de 30 animais colocados para adoção por feira.
Talita Fernanda
Informações para a imprensa (12) 3897-5650 ou jornalismo@caraguatatuba.sp.gov.br
Veja Também Recentes
Defesa Civil participa de Semana Nacional de Ciência e Tecnologia do IFSP Campus Caraguatatuba
A Defesa Civil municipal marcou presença na programação da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia do Instituto Federal de São Paulo (IFSP), campus Caraguatatuba, na segunda-feira (20). Estiveram presentes o coordenador da Defesa Civil de Caraguatatuba, capitão Oduvaldo Romano e o técnico Marcos Alves Medeiros, com 13 anos e 27
Final da Série Ouro de Futsal termina com muitos gols em Caraguatatuba
As finais da Série Ouro de Futsal em Caraguatatuba terminaram com muitos gols na última sexta-feira (31), na quadra do CIDE Perequê. Os Travados/Caiçara enfrentaram o Rio do Ouro Futsal na disputa pelo terceiro lugar e venceram por 4 a 2. Na final, o Nois Complica venceu o Unidos da
Caraguatatuba participa de Seminário Estadual de Agricultura e Abastecimento em São Paulo
O município de Caraguatatuba participou do “Seminário Estadual Diálogo entre a Secretaria de Agricultura e Abastecimento e os Municípios Paulistas”, realizado nesta segunda-feira (29). O evento ocorreu no Salão Nobre da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, em São Paulo. O encontro foi destinado a todos
Famílias do Centro de Referência Especializado de Assistência Social visitam Museu Catavento em São Paulo
Famílias, crianças e adolescentes atendidos pelo Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) de Caraguatatuba visitaram o Museu Catavento, em São Paulo, na última quarta-feira (15). A atividade integra as ações socioeducativas promovidas pela Secretaria de Assistência Social com o objetivo de oferecer experiências de lazer, cultura e aprendizado,
Trilha empreendedora para mulheres: a importância do marketing digital para alavancar negócios
No segundo encontro do projeto “Todas por Elas”, realizado na quarta-feira (29), o tema abordado foi “Empreender no Digital uma nova jornada para mulheres”, com a consultora de negócios do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas – Sebrae São José dos Campos, Tatiana Amorim. Na palestra, Amorim,