Pesquisar No Site

Trilha empreendedora para mulheres: a importância do marketing digital para alavancar negócios

Trilha empreendedora para mulheres: a importância do marketing digital para alavancar negócios
Trilha empreendedora para mulheres: a importância do marketing digital para alavancar negócios

No segundo encontro do projeto “Todas por Elas”, realizado na quarta-feira (29), o tema abordado foi “Empreender no Digital uma nova jornada para mulheres”, com a consultora de negócios do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas – Sebrae São José dos Campos, Tatiana Amorim.

#PraTodosVerem Mulheres que participam do projeto Todas por Elas estão sentadas em cadeiras no Espaço Morihya Eventos, durante a palestra“Empreender no Digital uma nova jornada para mulheres”, com a consultora de negócios do Sebrae São José dos Campos, Tatiana Amorim. ((Fotos: JC Curtis/PMC)

Na palestra, Amorim, filha de empreendedores, formada em Administração e Marketing, psicanalista e microempreendedora do setor de alimentação há dez anos, falou sobre a importância das ferramentas digitais para alavancar negócios que já estão nas redes sociais (Facebook, Instagram, Tik Tok, Youtube, Whatsapp Business, etc.) ou em Marketplaces (shopping virtual que reúne diversos vendedores de diferentes nichos em uma única plataforma on-line, conectando quem quer vender com quem quer comprar) como Mercado Livre, Shopee, Amazon Brasil, Magalu, Americanas, Tik Tok Shop, Elo 7, entre outros.

“Para fazer o seu negócio escalar com sucesso no digital é preciso planejamento e estudo. Você pode inclusive usar o digital para atrair o cliente no presencial (off-line). Escolha seu nicho de atuação, alinhe sua paixão com seu público, destaque-se da concorrência, pesquise as demandas do mercado, seja rápido no atendimento ao cliente, agrade-o, apresente seu produto ou serviço de forma atraente, com conteúdos educativos e inspiradores, dê suporte ao seu cliente no pós-venda, demonstre a qualidade do seu produto ou serviço, estude o mercado, estude seu concorrente e tenham paixão por aquilo que estão realizando e demonstrem isso ao público”, destacou a consultora de negócios.

#PraTodosVerem Grupo de 18 mulheres que participam do projeto Todas por Elas posam para foto no Espaço Morihya Eventos. (Fotos: JC Curtis/PMC)

Amorim passou ainda várias dicas de ferramentas de Inteligência Artificial para construir negócios digitais como de criação de conteúdo, planejamento, automação, integração social e atendimento, venda e Gestão do Relacionamento com o Cliente (CRM – Customer Relationship Management), suporte ao cliente, pesquisa de mercado, entre outras.

A empreendedora da empresa de marketing olfativo Davana, Andressa Ignãcio, disse que a dica mais importante durante a palestra foi o crescimento do Tik Tok Shop. “Minha empresa ainda não está nessa plataforma e é a que mais cresce de acordo com a consultora. Vou providenciar essa entrada o mais rápido possível”, afirmou. Davana acrescentou ainda sobre a importância de estar sempre se atualizando em relação ao mercado e aos clientes. “Em dois anos, a concorrência no meu setor aumentou consideravelmente. Realmente temos que estar sempre estudando sobre nosso público, concorrentes e o mercado”, disse.

O projeto da trilha empreendedora só para mulheres é uma iniciativa da Secretaria Municipal de Governo de Caraguatatuba e o Sebrae-SP e tem como objetivo incentivar e fortalecer o empreendedorismo feminino, oferecer capacitação e ferramentas práticas para impulsionar o faturamento no início da alta temporadas e nas vendas de fim de ano.

O primeiro encontro realizado no dia 21 abordou o tema “Protagonismo e Ação”, com a analista de Negócios do Sebrae-SP, Giulliane Bispo, e teve o painel “Mulheres Inspiradoras”, mediado por Diane Silva, engenheira química e empreendedora das franquias Unhas Cariocas e Escova Express, mentora de mulheres, apresentadora de podcast e do quadro “Beleza e Business” do programa Mais Sucesso, exibido pelo SBT.

O encerramento da trilha será no dia 4 de novembro, com o tema “Atendimento que conquista clientes”, com o consultor de negócios do Sebrae de São José dos Campos, Eduardo Ilário, que falará sobre técnicas de vendas, relacionamento comercial, experiências de boas práticas e fidelização.

Os encontros, gratuitos, são realizados no Espaço Morihya Eventos, na Rua Sebastião Mariano Nepomuceno, nº 330, Centro, às 19h.

Secretaria de Comunicação Social – 30/10/2025

Foto: JC Curtis

Logo Oficial ODS
Mais Notícias

Veja Também Recentes

Procurado por homicídio é localizado e detido pela Guarda Civil Municipal de Caraguatatuba
Procurado por homicídio é localizado e detido pela Guarda Civil Municipal de Caraguatatuba

Na tarde de sexta-feira (14), agentes da Guarda Civil Municipal (GCM) de Caraguatatuba se deslocaram até o Balneário dos Golfinhos, após uma denúncia recebida pelo Centro de Operações e Inteligência (COI), indicando a presença de um indivíduo procurado pela Justiça por crime de homicídio. De acordo com as informações repassadas

Leia Mais Notícias Secretaria de Segurança Pública e Mobilidade Urbana ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 16 - Paz, Justiça e Instituições Eficazes Publicado em 17/08/2026
Equipe de Futebol Feminino de Caraguá conquista vice-campeonato na Copa Sartori de Fut 7
Equipe de Futebol Feminino de Caraguá conquista vice-campeonato na Copa Sartori de Fut 7

A equipe de Futebol Feminino de Caraguá, conquistou o vice-campeonato da Copa Sartori de Fut 7 Feminino – Categoria Adulto, no último domingo (16), na Arena São Paulino, em Taubaté. A competição reuniu oito equipes na disputa pelo título. Representando o município, a equipe de Futebol Feminino de Carguá contou

Leia Mais Notícias Secretaria de Esportes e Recreação ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 3 - Saúde e Bem-Estar Publicado em 19/08/2026
IMG-20260703-WA0047
CaraguaPrev realiza prova de vida de aposentados e pensionista aniversariantes de setembro até dia 30

Segurados ativos e inativos do Instituto de Previdência do Município de Caraguatatuba (CaraguaPrev) aniversariantes de setembro devem realizar o recadastramento anual obrigatório até dia 30 (quarta-feira), das 9h às 16h30, na sede do Regime Próprio de Previdência Social (RPPS), no Centro, ou via on-line por meio do aplicativo Minha Previdência.

Leia Mais Notícias CARAGUAPREV ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 11 - Cidades e comunidades sustentáveis Publicado em 02/09/2026
“Simplesmente Di Giaimo” reúne obras de cinco artistas da mesma família no Macc
“Simplesmente Di Giaimo” reúne obras de cinco artistas da mesma família no Macc

O Museu de Arte e Cultura de Caraguatatuba (Macc) abre no dia 25 de setembro, às 19h, a exposição “Simplesmente Di Giaimo” com pinturas, aquarelas e livros dos irmãos Di Giaimo e revela a arte como elo entre diferentes trajetórias. Com classificação livre e entrada gratuita, a visitação segue até

Leia Mais Notícias FUNDACC ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 11 - Cidades e comunidades sustentáveis ODS 16 - Paz, Justiça e Instituições Eficazes ODS 17 - Parcerias e meios de implementação ODS 4 - Educação de qualidade Publicado em 16/09/2026
Documentário “Anatomia do Caos” tem exibição gratuita na próxima terça-feira na Videoteca
Documentário “Anatomia do Caos” tem exibição gratuita na próxima terça-feira na Videoteca

 A Videoteca Lúcio Braun exibe terça-feira (1º/9), às 19h, o documentário “Anatomia do Caos”, dirigido por Dandara Ferreira. A ação é uma iniciativa dos pontos de cultura Casa da Democracia e Sambaqui e conta com o apoio da Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba (Fundacc). Indicado a maiores de 12

Leia Mais Notícias FUNDACC ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 11 - Cidades e comunidades sustentáveis ODS 16 - Paz, Justiça e Instituições Eficazes ODS 17 - Parcerias e meios de implementação Publicado em 26/08/2026