Pesquisar No Site
2º Fórum de Vigilância às Violências encerra Campanha em apoio aos 16 dias de ativismo nesta terça-feira (10)

2º Fórum de Vigilância às Violências encerra Campanha em apoio aos 16 dias de ativismo nesta terça-feira (10)
Caraguatatuba encerra nesta terça-feira (10/12), a Campanha em apoio aos 16 dias de ativismo, com o 2º Fórum de Vigilância às Violências “Desafios na Atenção à Vítima de Violência”, que será realizado das 13h às 18h, no Clube Ilha Morena, no bairro Morro do Algodão. O evento é aberto ao público.

#PraCegoVer: palco escuro; do lado direito luz ilumina uma mulher que está em pé vestida de branco interpretando. Ao fundo telão projeta o rosto de um homem; (Foto: Divulgação/PMC)
O encontro abordará palestras sobre “Importância da Rede no Atendimento à Violência”, com a secretária adjunta de Saúde, Derci Andolfo; “O olhar para o Agressor”, com a psicanalista, Juliana Barony; “Direitos Humanos e os atuais desafios”, com a promotora da Vara da Infância e Juventude de Caraguatatuba, Dra Regiane Maria Heil Portes.
Na última sexta-feira (6/12), a Prefeitura de Caraguatatuba por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social e Cidadania, promoveu um evento alusivo à Campanha do “Laço Branco”, no auditório da Fundacc. A data remete ao assassinato de 14 mulheres, em 1989, no Canadá, por um homem, que não aceitava a ideia de vê-las estudando engenharia.

#PraCegoVer: várias pessoas sentadas em auditório assistem palestra do psicólogo que está em pé em cima do palco, segurando microfone. (Foto: Divulgação/PMC)
O evento integra a Campanha em apoio aos 16 dias de ativismo, com objetivo de conscientizar à população sobre a Não Violência, seja ela sobre preconceitos sociais, raciais, de gênero, ao idoso, criança e adolescente, entre outros.
O secretário de Desenvolvimento Social e Cidadania, Jonas Fontes, destacou que nestes 16 dias o trabalho de conscientização é mais intenso, para que seja lembrado durante os 365 dias do ano. “Estas situações acontecem diariamente e próximo de nós. Não podemos ser omissos, por isso levar o assunto adiante é muito importante”, disse.
A abertura do evento teve apresentação do grupo “Verso e Reverso”, com o relato de uma mulher que sofreu violência, com base no Massacre de Montreal. A peça utiliza-se de uma nova tendência teatral, onde há uma mistura de recursos entre imagens, áudio e atuação, com objetivo final, a valorização da campanha do Laço Branco.
Em seguida, o psicólogo Ronaldo Andrade, abordou a importância do papel do homem na sociedade, dando destaque a desigualdade, misoginia, grupos reflexivos e participação do homem na vida familiar.
Rebecca Bonanate
Informações para a Imprensa (12) 3897-5650 ou jornalismo@caraguatatuba.sp.gov.br
Veja Também Recentes

Profissionais de saúde de Caraguatatuba participam de gincana para fortalecer ações da Atenção Primária
A Secretaria de Saúde de Caraguatatuba realiza o projeto “Gincana Rumo às Boas Práticas em Saúde”, com foco na valorização da Atenção Primária e das equipes das Unidades de Saúde da Família (USF) entre os meses de agosto, setembro e outubro. A ação é realizada pela Diretoria de Assistência à

‘Nasci pra ser Dercy’ com Grace Gianoukas é atração no Teatro Mario Covas dia 23
O Teatro Mario Covas, em Caraguatatuba, apresenta no sábado (23/8), às 20h, o espetáculo ‘Nasci pra ser Dercy’, com a atriz Grace Gianoukas. Os ingressos variam entre R$ 40 e R$ 100 e podem ser adquiridos antecipadamente no site https://tinyurl.com/yc5cdyv7 , e presencialmente na bilheteria do Teatro no dia 22/8 (sexta-feira), das 16

Alunos plantam árvores em escola municipal durante ação do Projeto Arborizar
Alunos da CEI/Emei Severino Vitoriano dos Santos, no bairro Jardim Gaivotas em Caraguatatuba, passaram pela experiência de plantar árvores na manhã de quinta-feira (14). Uma ação organizada pela Secretaria de Urbanismo, que integra o Projeto Arborizar. Foram plantadas 22 mudas nativas da Mata Atlântica, sendo 15 espécies frutíferas, como a

Feira Agroecológica valoriza agricultura familiar na Unidade de Tratamento de Gás em Caraguatatuba
A 4ª edição da Feira Agroecológica, promovida pela Unidade de Tratamento de Gás Monteiro Lobato (UTGCA), foi realizada na quarta-feira (14). O evento promoveu o contato dos funcionários da unidade com produtos da agricultura familiar de Caraguatatuba (SP), cultivados sem o uso de insumos químicos. Nesta edição, quatro empreendedores participaram

Última edição do Projeto ‘Bendita Fruta – A Leitura Como Semente’ é neste sábado na Casa da Democracia
O Espaço Cultural Casa da Democracia, em Caraguatatuba, recebe neste sábado (16/8), às 9h, o quinto e último encontro do projeto ‘Bendita Fruta – A Leitura Como Semente’, na temporada de 2025. O encontro tem entrada gratuita e é aberto ao público. Com o tema ‘Brincar e Versejar a Cultura