Pesquisar No Site

Prefeitura implanta mais de 190 postes e placas de sinalização em Caraguatatuba

Destaques
Prefeitura implanta mais de 190 postes e placas de sinalização em Caraguatatuba
Prefeitura implanta mais de 190 postes e placas de sinalização em Caraguatatuba

A Secretaria de Mobilidade Urbana e Proteção ao Cidadão implantou, até outubro deste ano, mais de 190 postes e placas de sinalização nas ruas de Caraguatatuba. Essas ações são realizadas por meio do Setor de Engenharia e Sinalização Viária. Em 2019 também foram colocadas 65 lombadas em diversos pontos da cidade.

#PraCegoVer: Imagem mostra ciclovia pintada de vermelha e funcionários da Secretaria de Mobilidade Urbana trabalhando no estacionamento (Foto: Divulgação/PMC)

Balanço feito pela Secretaria mostra que a equipe esteve presente em 29 bairros do município para fazer a manutenção e colocação de novas placas de sinalização. Entre eles estão: Perequê Mirim, Pegorelli, Travessão, Tarumãs, Barranco Alto, Porto Novo, Morro do Algodão, Golfinhos, Jardim Britânia, Pontal Santamarina, Poiares, Gaivotas, Indaiá, Jaqueira, Jaraguazinho, Rio do Ouro, Estrela D´Alva, Centro, Prainha, Sumaré, Ipiranga, Martim de Sá, Casa Branca, Olaria, Jetuba, Capricórnio, Massaguaçu, Cocanha e Tabatinga.

Na avaliação do vice-prefeito e secretário da pasta, capitão Campos Junior, este é um excelente número e mostra a atuação da equipe para atender a comunidade.  “Às vezes, é um conjunto de providências para mudar um detalhe, mas que interfere no dia a dia das pessoas”, explica.

Outro dado importante é que neste período foram revitalizadas as pinturas em torno de 490 faixas de pedestre. “Caraguatatuba é reconhecida como uma cidade onde pedestres e motoristas tendem a obedecer as sinalizações das faixas”, explica o secretário.

As ações realizadas pelo Setor de Engenharia e Sinalização Viária atingiram vias em quase todos os bairros de Caraguatatuba e coube à equipe, ainda, serviços como sinalizações horizontais e verticais de vagas para idosos (mais de 70), pessoas com deficiência (mais de 90), táxis, carga e descarga e curta duração.

Também foram realizadas pinturas de lombadas mais sinalização vertical, de ciclovias e ciclofaixas, de linha divisória de fluxos opostos, de marcas de canalização, além de revitalização de pintura e implantação de placas em áreas escolares.

O munícipe que quiser solicitar algum tipo de serviço desta natureza pode acionar a Secretaria de Mobilidade Urbana e Proteção ao Cidadão por meio de ofício, telefone 156 ou processo administrativo. “A população solicita uma alteração, reclamação ou sugestão quanto à mobilidade, o Setor de Engenharia faz os estudos, o projeto específico e define a correspondente sinalização horizontal e vertical, além de eventual intervenção na parte física”, explica Campos Junior.

 

Mara Cirino
Informação à Imprensa: (12) 3897-5650 ou jornalismo@caraguatatuba.sp.gov.br

Mais Notícias

Veja Também Recentes

Ingressos à venda para show que reúne tributos ao ABBA e Elvis Presley no Teatro Mario Covas
Ingressos à venda para show que reúne tributos ao ABBA e Elvis Presley no Teatro Mario Covas

O Teatro Mario Covas, em Caraguatatuba, apresenta no dia 30 de outubro (sexta-feira), às 20h, o show “Abba e Elvis Presley” com a banda Los Kalas, da Argentina. Os ingressos custam a partir de R$ 90, com opção de entrada promocional mediante a doação de 1kg de alimento não perecível

Leia Mais Notícias FUNDACC ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 17 - Parcerias e meios de implementação Publicado em 01/10/2026
EMEF Prof. Euclydes Ferreira de Caraguatatuba é premiada sete vezes em concurso de bandas e fanfarras
EMEF Prof. Euclydes Ferreira de Caraguatatuba é premiada sete vezes em concurso de bandas e fanfarras

A banda formada por estudantes da EMEF Prof. Euclydes Ferreira, no bairro Perequê-Mirim, em Caraguatatuba, conquistou sete premiações no 35º Concurso de Bandas e Fanfarras de Caieiras (SP), realizado no último domingo (11). O grupo integra a Banda Marcial Municipal de Caraguatatuba (BAMMAC), sob regência de Daniel Thiago Severo Maciel,

Leia Mais Notícias Secretaria de Educação ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 4 - Educação de qualidade Publicado em 15/10/2026
Fundacc abre inscrições para oficina gratuita de acrobacia
Fundacc abre inscrições para oficina gratuita de acrobacia

O Polo Cultural Jac Costa, no Centro de Caraguatatuba, recebe neste domingo (18), das 10h às 12h, a oficina “Parada de Mãos”, ministrada pelo acrobata circense Ronaldo Lopes. A atividade é gratuita e os interessados devem realizar a inscrição pelo link https://tinyurl.com/3tnp46jb. A oficina integra a programação da 3ª edição

Leia Mais Notícias FUNDACC ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 17 - Parcerias e meios de implementação Publicado em 15/10/2026
Curso de formação dos 36 guarda-vidas temporários do Verão 2026/2027 de Caraguatatuba termina dia 16
Curso de formação dos 36 guarda-vidas temporários do Verão 2026/2027 de Caraguatatuba termina dia 16

O curso de formação do Grupamento de Bombeiros Marítimos (GBMar) para os 36 selecionados no teste de aptidão física (TAF) do Processo Seletivo Simplificado nº 01/2026 da Prefeitura de Caraguatatuba para 24 Guarda-Vidas Temporários (GVTs) segue até o dia 16 de outubro, no Posto de Bombeiros Marítimo da Praia Martim de Sá.

Leia Mais Notícias Secretaria de Administração ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 17 - Parcerias e meios de implementação Publicado em 02/10/2026
Caraguatatuba conta com 113 vagas de emprego no PAT nesta segunda-feira
Caraguatatuba conta com 113 vagas de emprego no PAT nesta segunda-feira

O Posto de Atendimento ao Trabalhador (PAT) de Caraguatatuba disponibiliza 113 vagas de emprego nesta segunda-feira (28), para diversas áreas de atuação e níveis de escolaridade. Os currículos devem ser entregues presencialmente, das 8h às 16h. Antes de comparecer a uma das unidades de atendimento, o candidato pode consultar os

Leia Mais Notícias PAT ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 8 - Trabalho decente e crescimento econômico Publicado em 28/09/2026