Pesquisar No Site
Prefeitura de Caraguatatuba realiza nova ação conjunta de abordagem social com moradores de rua

Prefeitura de Caraguatatuba realiza nova ação conjunta de abordagem social com moradores de rua
A Prefeitura de Caraguatatuba realizou nesta quinta-feira (07), mais uma ação concentrada de abordagem social com a população adulta em situação de rua.

#PraCegoVer: Imagem mostra equipe da ação integrada abordando homens em situação de rua. (Fotos: Divulgação/PMC)
A ação foi coordenada pela Secretaria de Desenvolvimento Social e Cidadania e contou com a participação de representantes da Secretaria de Urbanismo, Secretaria de Serviços Públicos, Secretaria de Mobilidade Urbana e Proteção ao Cidadão e equipe da Atividade Delegada.
O grupo se reuniu no Batalhão da Polícia Militar de onde saíram para pontos considerados críticos, onde há aglomeração de andarilhos aliado ao consumo de entorpecentes.
Os locais visitados nesta quinta-feira são os considerados mais graves. O secretário de Desenvolvimento Social e Cidadania, Jonas Fontes, explica que além de realizar a abordagem social dessas pessoas, verificando seu estado de saúde, o motivo de estarem ali e encaminhá-las para uma tentativa de reinserção social, a ação também é preventiva. “Buscamos evitar que aqueles locais venham se tornar um ponto cativo de concentração de moradores de rua”, disse.

#PraCegoVer: Imagem mostra equipe da ação integrada abordando casal em situação de rua, debaixo de um viaduto. (Fotos: Divulgação/PMC)
A força-tarefa encaminhou cinco moradores para a Casa Transitória Luz do Caminho onde foram recebidos por uma equipe especializada, que tem a missão de acolhê-los, realizar um diagnóstico de sua situação social. Além desses, outros oito moradores aceitaram ajuda com transporte para retornarem às suas cidades de origem.
Caraguatatuba realiza desde 2017 a campanha permanente “Não dê esmola, dê futuro”. A campanha faz parte da política pública de Proteção Social Especial do SUAS – Sistema Único de Assistência Social, que visa a garantia de direitos da população em situação de vulnerabilidade pessoal e social.
O objetivo da campanha é orientar a população local, temporária (turistas) e as instituições sociais que desenvolvem projetos e atendimento junto à população em situação de rua, para que não deem dinheiro ou comida, mas acionem as equipes de abordagem que tomarão providências adequadas.
Serviço:
- Casa Transitória Casa do Caminho
Rua: Banco Itaú, 202 – Porto Novo | Telefone: (12) 3887-6287
- CREAS – Centro de Referência Especializada de Assistência Social
Rua: Senador Feijó, n. 165 – Jardim Aruan | Telefone: (12) 3882-5236
Adriana Rodrigues
Informações à Imprensa: (12) 3897-5650 ou jornalismo@caraguatatuba.sp.gov.br
Veja Também Recentes

Caraguatatuba recebe 5º Festival “Auracy Mansano” de Voo Livre neste fim de semana
O tradicional Festival “Auracy Mansano” de Voo Livre movimenta Caraguatatuba neste fim de semana, dias 26 e 27 de abril, das 9h30 às 17h. O evento reúne pilotos de asa delta e paraglider de diversas cidades da Região Metropolitana do Vale do Paraíba e Litoral Norte, além de representantes de

Artistas de Caraguatatuba são premiados no Salão de Artes Visuais de Ubatuba
A premiação da 20ª edição do Salão de Artes Visuais de Ubatuba, no último dia 11, contemplou dois artistas do município, Maurício Kaschel levou um dos prêmios honoríficos, no valor de R$ 3,5 mil e Raquel Lisboa recebeu a premiação de estímulo, de R$ 1,5 mil. Lisboa é artista orientadora

Secretaria de Serviços Públicos realiza limpeza em diversos bairros de Caraguatatuba no início de abril
A Secretaria de Serviços Públicos de Caraguatatuba segue com as ações de limpeza do final de março e início de abril nos bairros do Pegorelli, Perequê-Mirim, Travessão, Barranco Alto, Porto Novo, Poiares, Jardim das Gaivotas, Tinga (Cide), Jardim Jaqueira, Sumaré (Morro de Santo Antônio), Jetuba e Massaguaçu, em Caraguatatuba (vide

Problemas financeiros e de internet dominam ranking de reclamações do Procon de Caraguatatuba no 1º trimestre
O balanço de atividades do Procon de Caraguatatuba registrou 2.896 procedimentos formalizados dos 5.806 atendimentos realizados nos meses de janeiro, fevereiro e março. Desses, 2.910 atendimentos foram orientações e encaminhamentos para outros órgãos. O ranking de reclamações do 1º trimestre foi marcado por problemas com envio de produtos sem solicitação

Palestra sobre religiosidade de matriz africana integra programação de aniversário
O Arquivo Municipal “Arino Sant’Ana de Barros” realiza no dia 10 de abril (quinta-feira), às 14h30, no Salão Monteiro Lobato, a palestra “Orixás, Caboclos, Minkisi – Artefatos Encantados e o Som da Religiosidade de Matriz Africana”. A atividade faz parte da programação de aniversário de Caraguatatuba. A entrada é gratuita