Pesquisar No Site

Caraguatatuba recebe treinamento e órgãos ambientais voltam a descartar surgimento de óleo em praias do LN

Destaques
Caraguatatuba recebe treinamento e órgãos ambientais voltam a descartar surgimento de óleo em praias do LN
Caraguatatuba recebe treinamento e órgãos ambientais voltam a descartar surgimento de óleo em praias do LN

Caraguatatuba recebeu, nesta terça-feira (19), um treinamento realizado por técnicos da Cetesb, Petrobras e Transpetro para a eventual presença de óleo vindo do Nordeste nas praias do Litoral Norte.

O encontro foi na Associação Comercial e Empresarial de Caraguatatuba (ACEC) e foram apresentadas ações usadas na retirada do produto das praias, costões rochosos e manguezais e bem como a forma correta de atuação.

#PraCegoVer: Público sentado em cadeiras acompanha treinamento (Foto: Divulgação/PMC)

No encontro, participaram representantes das prefeituras de Caraguatatuba, São Sebastião, Ilhabela, por meio das secretarias de Meio Ambiente, Saúde (Vigilância Sanitária), Serviços Públicos, Mobilidade Urbana e Proteção ao Cidadão (Defesa Civil), além da Delegacia da Capitania dos Portos, Polícia Ambiental, Porto de São Sebastião e Instituto Argonautas.

O gerente do Setor de Atendimento a Emergências da Cetesb, Mauro de Souza Teixeira, abriu o encontro e explicou que o objetivo é a capacitação em relação a Resolução 76 da Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente do Estado (SIMA) que cria o grupo de trabalho multiudiscilpinar para pensar, organiza e implantar algumas ações caso esse óleo alcance o Litoral Paulista.

Ele reforça que “a possibilidade é bem remota, mas não é zero e o caminho é se preparar para isso, além de estar focado que a possibilidade de se ter outros eventos é real e os municípios precisam estar preparados”.

Para o prefeito de Caraguatatuba, Aguilar Junior, a realização desse treinamento é de vital importância pelo fato de se estar em uma cidade litorânea, o que causa uma grande preocupação, não apenas com a balneabilidade das praias que podem ser afetadas com esses vazamentos, mas também com os pescadores que vivem do mar.

Isso afetaria tanto o turismo, que é fonte de renda, quanto o meio ambiente, causando impactos graves a fauna e flora marinha. Portanto, assim como temos um grupo preparado para atuar nos casos de chuvas e alagamentos, a partir desse treinamento teremos também uma equipe pronta para atuar em casos de vazamentos de óleo no mar. A prevenção, o preparo e a parceria da sociedade civil são de suma importância em nossas ações”.

O analista ambiental da Petrobras (Bacia de Santos), Vinícius Vendramini, explicou aos presentes como se chegou à identificação do material vazado e todo o trabalho executado para a sua contenção, além do monitoramento e avaliação do seu deslocamento.

Na sequência, o biólogo André Cabral, da Transpetro, explicou aos presentes o plano de emergência e contenção e emergência desenvolvido pela empresa que tem suas instalações em São Sebastião.

Já os biólogos da Cetesb, Carlos Ferreira Lopes e Sérgio Greif, explicaram sobre o Manual de Orientação para Ambientes Costeiros, a probabilidade desse óleo chegar à região, considerada remota, mas a importância de se estar preparado.

Conforme Lopes, é preciso que as pessoas, os municípios estejam preparados para atuarem em caso de emergência e o que se viu no Nordeste no começo do desastre ambiental, foi muito errado. “A comunidade queria ajudar, mas não havia preparo. Tinham voluntários com óleo pelo corpo e não se sabia o risco tipo de produto”, alertou.

Ainda conforme o biólogo, mesmo não se considerando a possibilidade desse material chegar no Estado de São Paulo, é importante que as equipes locais estejam preparadas para qualquer outro tipo de desastres ambientais.

O publico presente teve a oportunidade de tirar algumas dúvidas, como Elson Maceió, gerente de Meio Ambiente do Porto de São Sebastião, que questionou sobre a precisão de satélite identificar manchas de óleo no mar.

Conforme Vinícius Vendramini, a Petrobras trabalha com esse recurso por meio de equipamentos do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), masque as vezes, eles identificam manchas que,necessariamente não é óleo. “Mas esses relatados são repassados e analisados”.

Inclusive, a informação foi complementada por André Cabral de que os comandantes das frotas da Transpetro são orientados a informar. “Um exemplo foi uma mancha detectada que, posteriormente, foi identificada como floração de algas”.

Mara Cirino
Informação à Imprensa: (12) 3897-5650 ou
jornalismo@caraguatatuba.sp.gov.br

Mais Notícias

Veja Também Recentes

A programação musical em comemoração aos 167 anos de Caraguatatuba inicia nesta sexta-feira (19), com o show do cantor Diogo Nogueira. Já no sábado (20), dia do aniversário da cidade, a festividade será com o cantor Zé Felipe. As apresentações são sempre às 21h, na Praça da Cultura, no Centro. O cantor Diogo Nogueira em sua turnê traz novas leituras para os sucessos de sua carreira, como “Pé na Areia”, “Alma Boêmia”,
167 anos de Caraguatatuba será marcado pelos shows de Diogo Nogueira e Zé Felipe neste final de semana

A programação musical em comemoração aos 167 anos de Caraguatatuba inicia nesta sexta-feira (19), com o show do cantor Diogo Nogueira. Já no sábado (20), dia do aniversário da cidade, a festividade será com o cantor Zé Felipe. As apresentações são sempre às 21h, na Praça da Cultura, no Centro.

Leia Mais Notícias Secretaria de Turismo Publicado em 16/04/2024
Caraguatatuba comemora 167 Anos com homenagem ao seu povo, convocação de novos GCM’s e posse da Câmara Jovem
Caraguatatuba comemora 167 Anos com homenagem ao seu povo, convocação de novos GCM’s e posse da Câmara Jovem

Centenas de pessoas participaram na manhã deste sábado (20/4) no Teatro Mário Covas das comemorações do aniversário de 167 anos de emancipação político-administrativa na cidade. As festividades foram iniciadas às 8h com o hasteamento de bandeiras e a presença de diversas autoridades, entre elas, o prefeito Aguilar Junior, o capitão

Leia Mais Notícias Gabinete do Prefeito Secretaria de Educação Publicado em 22/04/2024
Caraguatatuba inicia semana com 224 vagas de emprego
Caraguatatuba inicia semana com 242 vagas de emprego

O Posto de Atendimento ao Trabalhador de Caraguatatuba inicia a semana com 242 oportunidades de emprego. Destaque para 73 vagas de eletricista em diversas áreas, 20 para preparador de estrutura metálica (ajudante de obras), 20 de sinaleiro, 10 de operador de telemarketing, 10 de consultor de vendas, seis de encanador

Leia Mais Notícias PAT Publicado em 01/04/2024
Prefeitura de Caraguatatuba abre agendamento para 300 vagas de castração de cães e gatos nesta sexta-feira
Prefeitura de Caraguatatuba abre agendamento para 300 vagas de castração de cães e gatos nesta sexta-feira

Somente na próxima sexta-feira (12), o Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) de Caraguatatuba abre agendamento para 300 vagas de castração gratuita de cães e gatos, a partir dos seis meses de idade. Os interessados podem entrar em contato pelo telefone (12) 3887-6888 ou pessoalmente ao CCZ, a partir das

Leia Mais Notícias Secretaria de Saúde Publicado em 11/04/2024
Começam as quartas de final do Torneio Aniversário da Cidade de Futsal e Futebol de Campo
Começam as quartas de final do Torneio Aniversário da Cidade de Futsal e Futebol de Campo

Os jogos do Torneio Aniversário da Cidade de Futsal chegam às fases decisivas nesta quarta-feira (3), no ginásio Morro do Algodão, a partir das 20h. A primeira disputa da noite será entre Lion FC e Chelsea/Irmandade, os últimos times a disputarem as oitavas de final. Um dos dois seguirá para

Leia Mais Notícias Secretaria de Esportes e Recreação Publicado em 02/04/2024