Pesquisar No Site

Caraguatatuba recebe treinamento e órgãos ambientais voltam a descartar surgimento de óleo em praias do LN

Destaques
Caraguatatuba recebe treinamento e órgãos ambientais voltam a descartar surgimento de óleo em praias do LN
Caraguatatuba recebe treinamento e órgãos ambientais voltam a descartar surgimento de óleo em praias do LN

Caraguatatuba recebeu, nesta terça-feira (19), um treinamento realizado por técnicos da Cetesb, Petrobras e Transpetro para a eventual presença de óleo vindo do Nordeste nas praias do Litoral Norte.

O encontro foi na Associação Comercial e Empresarial de Caraguatatuba (ACEC) e foram apresentadas ações usadas na retirada do produto das praias, costões rochosos e manguezais e bem como a forma correta de atuação.

#PraCegoVer: Público sentado em cadeiras acompanha treinamento (Foto: Divulgação/PMC)

No encontro, participaram representantes das prefeituras de Caraguatatuba, São Sebastião, Ilhabela, por meio das secretarias de Meio Ambiente, Saúde (Vigilância Sanitária), Serviços Públicos, Mobilidade Urbana e Proteção ao Cidadão (Defesa Civil), além da Delegacia da Capitania dos Portos, Polícia Ambiental, Porto de São Sebastião e Instituto Argonautas.

O gerente do Setor de Atendimento a Emergências da Cetesb, Mauro de Souza Teixeira, abriu o encontro e explicou que o objetivo é a capacitação em relação a Resolução 76 da Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente do Estado (SIMA) que cria o grupo de trabalho multiudiscilpinar para pensar, organiza e implantar algumas ações caso esse óleo alcance o Litoral Paulista.

Ele reforça que “a possibilidade é bem remota, mas não é zero e o caminho é se preparar para isso, além de estar focado que a possibilidade de se ter outros eventos é real e os municípios precisam estar preparados”.

Para o prefeito de Caraguatatuba, Aguilar Junior, a realização desse treinamento é de vital importância pelo fato de se estar em uma cidade litorânea, o que causa uma grande preocupação, não apenas com a balneabilidade das praias que podem ser afetadas com esses vazamentos, mas também com os pescadores que vivem do mar.

Isso afetaria tanto o turismo, que é fonte de renda, quanto o meio ambiente, causando impactos graves a fauna e flora marinha. Portanto, assim como temos um grupo preparado para atuar nos casos de chuvas e alagamentos, a partir desse treinamento teremos também uma equipe pronta para atuar em casos de vazamentos de óleo no mar. A prevenção, o preparo e a parceria da sociedade civil são de suma importância em nossas ações”.

O analista ambiental da Petrobras (Bacia de Santos), Vinícius Vendramini, explicou aos presentes como se chegou à identificação do material vazado e todo o trabalho executado para a sua contenção, além do monitoramento e avaliação do seu deslocamento.

Na sequência, o biólogo André Cabral, da Transpetro, explicou aos presentes o plano de emergência e contenção e emergência desenvolvido pela empresa que tem suas instalações em São Sebastião.

Já os biólogos da Cetesb, Carlos Ferreira Lopes e Sérgio Greif, explicaram sobre o Manual de Orientação para Ambientes Costeiros, a probabilidade desse óleo chegar à região, considerada remota, mas a importância de se estar preparado.

Conforme Lopes, é preciso que as pessoas, os municípios estejam preparados para atuarem em caso de emergência e o que se viu no Nordeste no começo do desastre ambiental, foi muito errado. “A comunidade queria ajudar, mas não havia preparo. Tinham voluntários com óleo pelo corpo e não se sabia o risco tipo de produto”, alertou.

Ainda conforme o biólogo, mesmo não se considerando a possibilidade desse material chegar no Estado de São Paulo, é importante que as equipes locais estejam preparadas para qualquer outro tipo de desastres ambientais.

O publico presente teve a oportunidade de tirar algumas dúvidas, como Elson Maceió, gerente de Meio Ambiente do Porto de São Sebastião, que questionou sobre a precisão de satélite identificar manchas de óleo no mar.

Conforme Vinícius Vendramini, a Petrobras trabalha com esse recurso por meio de equipamentos do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), masque as vezes, eles identificam manchas que,necessariamente não é óleo. “Mas esses relatados são repassados e analisados”.

Inclusive, a informação foi complementada por André Cabral de que os comandantes das frotas da Transpetro são orientados a informar. “Um exemplo foi uma mancha detectada que, posteriormente, foi identificada como floração de algas”.

Mara Cirino
Informação à Imprensa: (12) 3897-5650 ou
jornalismo@caraguatatuba.sp.gov.br

Mais Notícias

Veja Também Recentes

Jogos Escolares Municipais de Caraguatatuba começam na próxima terça-feira
Jogos Escolares Municipais de Caraguatatuba começam na próxima terça-feira

A cidade de Caraguatatuba se prepara para mais uma edição dos Jogos Escolares Municipais (JEM), que nesta edição promete movimentar centenas de estudantes da rede municipal de ensino com muita disputa, integração e espírito esportivo. O JEM vai reunir estudantes de 8 a 15 anos em dez modalidades diferentes –

Leia Mais Notícias Secretaria de Esportes e Recreação ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 3 - Saúde e Bem-Estar Publicado em 18/06/2025
Espetáculo “A Farsa da Boa Preguiça” tem apresentações gratuitas em Caraguatatuba
Espetáculo “A Farsa da Boa Preguiça” tem apresentações gratuitas em Caraguatatuba

O Coletivo Teatral Rocambole Cósmico apresenta “A Farsa da Boa Preguiça”, uma montagem adaptada da obra de Ariano Suassuna com classificação livre e entrada gratuita. Neste sábado (21) e no próximo (28), tem sessão às 15h e também às 16h30 na Praça do Caiçara. No domingo (22), às 16h, o Auditório

Leia Mais Notícias FUNDACC ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 17 - Parcerias e meios de implementação Publicado em 17/06/2025
Museu de Arte e Cultura de Caraguatatuba recebe oficina de Poesia nesta quinta-feira
Museu de Arte e Cultura de Caraguatatuba recebe oficina de Poesia nesta quinta-feira

A Comissão Municipal Setorial de Literatura realiza nesta quinta-feira (29/5), às 18h30, no Museu de Arte e Cultura de Caraguatatuba (Macc), uma oficina gratuita de Poesia com as escritoras Miriam Bilhó e Rosana Marques Paulon. Não é necessário realizar inscrição. Voltada para iniciantes e também para quem tem experiência na

Leia Mais Notícias FUNDACC ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 17 - Parcerias e meios de implementação Publicado em 26/05/2025
Guarda Civil de Caraguatatuba detém indivíduos por furtos no centro e na Rodovia dos Tamoios
Guarda Civil de Caraguatatuba detém indivíduos por furtos no centro e na Rodovia dos Tamoios

A Guarda Civil Municipal (GCM) de Caraguatatuba efetuou duas detenções na última semana em ações distintas de combate ao furto, com o apoio do Centro de Operações Inteligentes (COI) e a colaboração da população.  No primeiro caso, um indivíduo foi flagrado após furtar uma bicicleta no centro da cidade. A

Leia Mais Notícias Secretaria de Segurança Pública e Mobilidade Urbana ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 16 - Paz, Justiça e Instituições Eficazes Publicado em 04/06/2025
Alunos do Rio do Ouro participam de Blitz Educativa na Avenida da Praia
Alunos do Rio do Ouro participam de Blitz Educativa na Avenida da Praia

Diversão e aprendizado marcaram o encerramento do programa Trânsito Legal com os alunos do 4º ano da EMEI/EMEF Professor Bernardo Ferreira Louzada, no bairro Rio do Ouro, na Blitz Educativa, realizada na avenida da praia, nas proximidades da Praça Dr. Diógenes Ribeiro de Lima, Centro de Caraguatatuba, na terça-feira (3).

Leia Mais Notícias Secretaria de Segurança Pública e Mobilidade Urbana ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 4 - Educação de qualidade Publicado em 04/06/2025