Pesquisar No Site
Caraguatatuba realiza 1ª Campanha contra Diabetes
Caraguatatuba realiza 1ª Campanha contra Diabetes
Para enfatizar a importância do Dia Mundial do Diabetes, comemorado em 14 de novembro, a Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Saúde, promove a 1ª Campanha em Diabetes.

#PraCegoVer: Pacientes em atendimento. (Foto: Divulgação/PMC)
Neste ano, a ação segue o tema nacional voltado à “Prevenção das Complicações, Detecção, Orientação e Educação” no Ambulatório de Feridas no sábado (30/11).
A ação acontece das 8h às 16h no Centro de Especialidades Médicas, Odontológicas e Reabilitação (CEM-CEO), localizado na Avenida Maranhão, 421, no bairro Jardim Primavera. Os atendimentos da campanha serão de forma espontânea e sem agendamento.
A ação oferecerá detecções de diabetes, aferição de pressão arterial, orientações, palestras educativas, avaliação de pés com teste de sensibilidade, medição do índice tornozelo-braquial (I.T.B.) aos já diabéticos e com resultados alterados.
De acordo com dados da Organização Mundial de Saúde (OMS) e da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), o diabetes mata uma pessoa a cada seis segundos no mundo.
Estima-se que 422 milhões de pessoas no mundo inteiro sejam diabéticas. Número este quatro vezes maior que o registrado há 40 anos. No Brasil, atualmente, mais de 13 milhões vivem com a doença, o que representa 6,9% da população nacional, de acordo com a Sociedade Brasileira de Diabetes (SBD).
Ainda segundo a SDB, o Diabetes é a causa mais comum de amputação de pernas e pés, e isso a maioria das pessoas desconhecem.
A enfermeira Isa Zanarino, coordenadora do Ambulatório de Ferida, afirma que por este motivo a Prefeitura de Caraguatatuba irá realizar a campanha, juntamente com empresas parceiras como Smith-Nephew, Prime Care Cuidados Integrados á Feridas – MESI Simplifying Diagnostics, Urgo e Cholmed.
“O diagnóstico precoce do diabetes é importantíssimo, pois o tratamento evita suas complicações como lesões e amputações dos pés. Procurem nossa equipe no CEM-CEO dia 30/11 para maiores esclarecimentos.” afirma.
Talita Fernanda
Informações para a imprensa (12) 3897-5650 ou jornalismo@caraguatatuba.sp.gov.br
Veja Também Recentes
XV de Caraguatatuba/Secer vence Itaquaquecetuba por 5 a 4 pela Copa Ouro sub-20
O E.C. XV de Caraguatatuba/Secer venceu a segunda partida consecutiva da primeira fase da Copa Ouro Sub-20 – Torneio da Associação Paulista de Futebol (APF), nesta quarta-feira (22). Os caraguatatubenses estrearam com derrota (4 a 3 para o C.A. Lemense), mas se recuperaram e venceram o Guarujá F.C. por 2
Conselheiros da Defesa dos Direitos do Idoso passam por capacitação sobre leis e noções de administração pública
Integrantes do Conselho Municipal de Defesa dos Direitos do Idoso de Caraguatatuba (CMDDI) passaram por capacitação sobre algumas leis importantes que regem os direitos da pessoa idosa, atuação da administração pública, a política da pessoa idosa nos municípios e o fortalecimento dos Conselhos Municipais, entre outros temas pertinentes, na quarta-feira
Macc retoma ‘Projeto Golfinho de Arte-Educação’ e premia produções dos estudantes
O Museu de Arte e Cultura de Caraguatatuba (Macc) retoma o Projeto Golfinho de Arte-Educação, criado em meados dos anos 2.000. Revitalizado em 2025, visa preservar e divulgar a história local, promover práticas artísticas, culturais e pedagógicas junto à comunidade escolar do município. Inspirado no golfinho Tião que viveu em
Hospital Regional do Litoral Norte é premiado por destaque na notificação de doadores de órgãos
O Hospital Regional do Litoral Norte – Francine Maia França (HRLN), em Caraguatatuba, recebeu o prêmio “Destaque em Taxas de Notificação de Órgãos 2025”, em reconhecimento ao trabalho da Equipe Hospitalar de Doação para Transplante (E-DOT). A premiação valoriza o compromisso dos profissionais na sensibilização de famílias e na viabilização
Caraguatatuba implementa protocolo de acompanhamento de pacientes com diabetes
Na última quinta e sexta-feira (16 e 17), a Secretaria de Saúde de Caraguatatuba realizou duas etapas de implementação do novo protocolo de acompanhamento de pacientes com diabetes mellitus – insulino dependentes no município. O primeiro dia foi voltado à capacitação de profissionais da rede municipal sobre o uso do