Pesquisar No Site

Caraguatatuba implementa protocolo de acompanhamento de pacientes com diabetes

Caraguatatuba implementa protocolo de acompanhamento de pacientes com diabetes
Caraguatatuba implementa protocolo de acompanhamento de pacientes com diabetes

Na última quinta e sexta-feira (16 e 17), a Secretaria de Saúde de Caraguatatuba realizou duas etapas de implementação do novo protocolo de acompanhamento de pacientes com diabetes mellitus – insulino dependentes no município.

#PraTodosVerem: Pacientes e familiares recebem orientações sobre protocolo de acompanhamento de pacientes com diabetes (Foto: Hugo Labanca/PMC)

O primeiro dia foi voltado à capacitação de profissionais da rede municipal sobre o uso do sistema de monitoramento glicêmico FreeStyle Libre 2, e o segundo dia foi feita a entrega e instalação dos sensores aos pacientes atendidos pela rede pública. Os eventos foram realizados no auditório do Instituto Federal de São Paulo (IFSP).

Aproximadamente 100 profissionais entre médicos, enfermeiros, farmacêuticos, nutricionistas, psicólogos e Agentes Comunitários de Saúde receberam orientações sobre o funcionamento do sensor, processo de cadastro no smartphone do paciente e de seus familiares, além do uso dos sistemas LibreView e LibreLinkUp.

#PraTodosVerem: Prefeito Mateus Silva convesa com criança durante entrega de sensor (Foto: Hugo Labanca/PMC)

Na sexta-feira (17), quase 25 pacientes receberam treinamento prático e a entrega do sensor de monitoramento glicêmico. O equipamento foi custeado pelo Governo Municipal e é fornecido gratuitamente a crianças e adolescentes de 2 a 17 anos, conforme indicação médica e da equipe de saúde.

A entrega foi acompanhada pelo prefeito Mateus Silva e pelo secretário de Saúde, Raphael Ghetti. Durante a ação, os pacientes receberam o sensor, que já foi instalado com suporte da equipe técnica, e foram cadastrados no sistema de acompanhamento da Secretaria de Saúde para monitoramento contínuo.

Para Marco Antônio Silva, pai do jovem Lucas, de 13 anos, que faz uso contínuo do sensor para aferir a glicemia, a oferta do dispositivo pela Secretaria de Saúde é um respiro nas contas e uma tranquilidade. “O equipamento não é barato, então ter a oferta pelo poder público dá mais tranquilidade. Além disso, o dispositivo é muito fácil de instalar e é menos dolorido para quem faz uso”, explicou.

Em entrevista, o jovem Lucas explicou a própria experiência com o sensor. “O impacto é grande no começo, mas o uso no dia a dia é muito mais tranquilo. O costume também ajuda a levar uma vida normal. O uso é muito simples e prático”.

O FreeStyle Libre 2 é um dispositivo que realiza leituras automáticas da glicose a cada minuto, com resistência à água e alarmes opcionais para alertas de variação glicêmica. A ação foi organizada pela Secretaria de Saúde de Caraguatatuba, por meio do setor de Gestão Farmacêutica e Suprimentos em Saúde, coordenado pela diretora Andréa Aparecida Ferreira Silva.

Secretaria de Comunicação Social – 22/10/2025

Foto: Hugo Labanca/PMC

Logo Oficial ODS
Mais Notícias

Veja Também Recentes

WhatsApp Image 2026-05-25 at 15.50.19
Caraguatatuba amplia promoção internacional do turismo com recepção de operadoras e programas especializados

Caraguatatuba recebeu novos famtours com representantes de operadoras estrangeiras, programas especializados em turismo e gastronomia, além de profissionais do segmento de observação de aves, em ações realizadas entre abril e maio deste ano. Já foram três iniciativas voltadas à promoção do município frente ao mercado nacional e internacional. O primeiro

Leia Mais Notícias Secretaria de Turismo ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 17 - Parcerias e meios de implementação Publicado em 25/05/2026
Prisão de homem no bairro Tinga leva Guarda Civil Municipal a aprender mais de mil porções de entorpecentes
Prisão de homem no bairro Tinga leva Guarda Civil Municipal a aprender mais de mil porções de entorpecentes

Equipes da Guarda Civil Municipal (GCM) de Caraguatatuba intensificaram o patrulhamento no bairro Tinga, na manhã de quinta-feira (21), após denúncias recebidas pelo telefone 153 informando sobre o frequente abastecimento de drogas realizado por um homem em uma motocicleta de alta cilindrada. Durante as diligências, os agentes conseguiram localizar e

Leia Mais Notícias Secretaria de Segurança Pública e Mobilidade Urbana ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 16 - Paz, Justiça e Instituições Eficazes Publicado em 22/05/2026
WhatsApp Image 2026-05-27 at 10.50.01
Caraguatatuba marca presença em evento nacional sobre qualidade e sustentabilidade do pescado

A Associação de Pescadores e Maricultores da Praia da Cocanha (MAPEC), com apoio da Prefeitura de Caraguatatuba, participou da 10ª edição do SIMCOPE – Simpósio de Controle de Qualidade do Pescado, realizado entre os dias 20 e 22 de maio, em Santos (SP). O evento é considerado uma importante referência

Leia Mais Notícias Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 8 - Trabalho decente e crescimento econômico Publicado em 27/05/2026
encontro (5)
Caraguatatuba participa de encontro regional sobre novos Planos Decenais de Educação

Representantes da Secretaria de Educação de Caraguatatuba participaram, no último dia 22 de maio, do primeiro encontro presencial de Cooperação Técnica dos Planos Decenais de Educação do Litoral Norte, realizado na Secretaria de Educação de São Sebastião. O encontro reuniu equipes técnicas dos municípios de Caraguatatuba, São Sebastião, Ilhabela e

Leia Mais Notícias Secretaria de Educação ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 4 - Educação de qualidade Publicado em 26/05/2026
Caraguatatuba vacina 50 animais contra brucelose em ação de saúde agropecuária
Caraguatatuba vacina 50 animais contra brucelose em ação de saúde agropecuária

Bovinos e bubalinos de propriedades rurais de Caraguatatuba receberam vacinação contra a brucelose durante ação realizada na última segunda-feira (11) pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca. A iniciativa tem como objetivo fortalecer a saúde animal, proteger a saúde pública e garantir a segurança alimentar

Leia Mais Notícias Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 3 - Saúde e Bem-Estar ODS 7 - Energia limpa e acessível Publicado em 18/05/2026