Pesquisar No Site
Caraguatatuba forma 1.096 alunos da rede municipal no Projeto Samuzinho
Caraguatatuba forma 1.096 alunos da rede municipal no Projeto Samuzinho
A Prefeitura de Caraguatatuba formou nesta terça-feira (26/11), 1.096 alunos dos 6º anos das escolas municipais no projeto Samuzinho desenvolvido por meio do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) da Secretaria de Saúde e em parceria com a Secretaria de Educação.

#PraCegoVer: alunos, equipe do SAMU e prefeito posam para foto com certificados; (Foto: Divulgação/PMC)
Ao todo, 11 escolas municipais receberam desde o mês de abril de 2019, informações sobre os serviços de urgência e emergência, o “Samu 192”; prevenção de acidentes; como agir em caso de urgência domestica; importância de não praticar trotes; conscientização sobre o uso adequado da linha 192, além de capacitar crianças nas ações de cidadania e solidariedade ao próximo.
A aluna Maria Eduarda Machado Pogogeski, de 11 anos, da EMEF Prof. Maria Aparecida Ujio adorou a experiência e garantiu que está preparada para um possível socorro imediato. “Achei bem legal, principalmente a parte prática, me interessei bastante pelo curso”, contou empolgada.
O coordenador do SAMU, Arthur Maranha destacou que durante a capacitação foi possível também esclarecer aos alunos sobre as chamadas indevidas ou os trotes.
Segundo Arthur, 10% das chamadas são inadequadas ao atendimento do Samu, representando, em média, 115 ligações por mês. “Mas além desse esclarecimento, poder ensinar sobre prevenção de acidentes, foi gratificante e tenho certeza, que ajudará muitas pessoas”, disse.

#PraCegoVer: menino prestando atendimento a um homem que está deitado no chão, enquanto colega o auxilia. (Foto: Divulgação/PMC)
Para o prefeito Aguilar Junior, os formandos já são vencedores, pois um dia poderão viver essa realidade dos treinamentos e tenho certeza que estarão aptos para o primeiro socorro. “Multipliquem este aprendizado, sejam referência na escola ou na comunidade em que vivem. Estou muito feliz por este projeto estar em prática e com certeza seguirá nos próximos anos”, destacou.
A cerimônia contou com a participação dos 11 alunos destaques do projeto, que receberam das mãos do prefeito Aguilar Junior, certificado do projeto e um kit, contendo o macacão e boné do SAMU.
Também estiveram presentes, os secretários de Saúde e Educação, Amauri Toledo e Márcia Paiva, respectivamente e o vereador Tato Aguilar; além da equipe do SAMU, educadores e familiares dos alunos.
Ao final da entrega de certificados, os alunos e a equipe do SAMU fizeram diversas demonstrações do que aprenderam no curso, como primeiros socorros de queimaduras, engasgo, fraturas, entre outros.
A equipe que atuou no treinamento é formada por uma enfermeira, três técnicos de enfermagem e dois condutores socorrista – todos profissionais do Samu Caraguatatuba.
Escolas municipais que receberam o Projeto Samuzinho nas Escolas: EMEF Prof. Antônia Nunes Arouca (Massaguaçu); EMEF Prof. Maria de Souza Castro (Jetuba); EMEF Prof. Luiz Silvar do Prado (Casa Branca); EMEF Prof. Luiz Ribeiro luz (Martim de Sá); EMEF Prof. Antônio de Freitas Avelar (Estrela D’alva); EMEF Prof. Maria Aparecida de Carvalho (Tinha); EMEF Prof. Maria Moraes de Oliveira (Gaivotas); EMEF Prof. Ricardo Luques S. Serra (Praia Palmeiras); EMEF Prof. Maria Aparecida Ujio (Porto Novo); EMEF Prof. Euclides Ferreira (Perequê); EMEF Prof. Edna Maria Nogueira Ferraz (Perequê).
Rebecca Bonanate
Informações para a Imprensa (12) 3897-5650 ou jornalismo@caraguatatuba.sp.gov.br
Veja Também Recentes
“Arraiá Tamu Junto, Vem Cum Nóis” é na próxima semana em Caraguatatuba
A Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência e do Idoso (Sepedi) de e entidades socioassistenciais, parceiras no atendimento às pessoas com deficiência e as pessoas idosas de Caraguatatuba realizam mais uma edição do “Arraiá Tamu Junto, Vem Cum Nóis”, na sexta-feira (3) a partir das 16h, na quadra do
Reclamações financeiras e internet fixa marcam 2,9 mil atendimentos formalizados do 1º semestre no Procon de Caraguatatuba
O relatório de atividades do Procon da Prefeitura de Caraguatatuba formalizou 2.937 dos 5.858 atendimentos realizados entre os dias 1º de janeiro e 30 de junho. Outros 2.921 atendimentos do 1º semestre de 2026 estavam ligados às orientações e encaminhamentos para outros órgãos. Foram 1.015 queixas de envio de produtos
Caraguatatuba recebe I Congresso do Observatório da Paisagem do Vale do Paraíba e Litoral Norte
Entre os dias 24 e 26 de julho, de sexta-feira a domingo, Caraguatatuba recebe o I Congresso do Observatório da Paisagem do Vale do Paraíba e Litoral Norte, que será realizado no Centro Universitário Módulo, no bairro Martim de Sá. A entrada é gratuita e a inscrição pode ser realizada
Prefeitura intensifica fiscalização e amplia combate ao descarte irregular de resíduos em Caraguatatuba
A Prefeitura de Caraguatatuba reforçou as ações de fiscalização contra o descarte irregular de resíduos em todo o município durante o mês de junho. O objetivo da Secretaria de Serviços Públicos é combater uma das principais causas de degradação dos espaços públicos, proteger o meio ambiente, e promover mais limpeza
Operação Caraguá Segura fiscaliza adegas durante fim de semana, apreende menores e produtos irregulares
A Operação Caraguá Segura reuniu, entre sexta-feira (3) e domingo (5), equipes do Governo Municipal, Guarda Civil Municipal (GCM), polícias Militar, Civil, Ambiental, Rodoviária e Federal, Corpo de Bombeiros e Conselho Tutelar em fiscalizações realizadas em adegas dos bairros Olaria, Centro e Sumaré. As ações resultaram na apreensão de adolescentes,