Pesquisar No Site

Exposição de Orquídeas reúne cerca de 3 mil visitantes

Publicado em: 14/10/2019
Destaques
Exposição de Orquídeas reúne cerca de 3 mil visitantes
Exposição de Orquídeas reúne cerca de 3 mil visitantes

Organizadores e expositores comemoram o sucesso da 41ª Exposição de Orquídeas de Caraguatatuba. Cerca de três mil pessoas visitaram a exposição nos três dias de feira (11, 12 e 13/10), no saguão da Secretaria de Turismo, Centro.

#PraCegoVer: Saguão da Secretaria de Turismo. Duas bancadas, cobertas com tecido rosa claro, abriga vários vasos com orquídeas de tamanhos e cores variados (branca, amarela, rosa, laranja, etc.). Um casal, uma mulher com criança observam as flores. Um homem tira foto com o celular. (Foto: Luís Gava/PMC)

O evento, que faz parte do calendário anual do município é uma parceria entre a Prefeitura de Caraguatatuba, Associação Orquidófila do Litoral Norte (AOLN) e, este ano, com Coordenadoria das Associações Orquidófilas do Brasil (CAOB), tem o objetivo de difundir o cultivo das orquídeas para preservação da planta.

“Este ano tivemos tempo firme e mais expositores. Melhor do que no ano passado”, avaliou Sônia Tsukumi, coordenadora da exposição e membro da AOLN.

Coordenador da CAOB, José Maria Almeida, disse que a entrada o primeiro ano de colaboração subiu o nível das plantas expostas. “A CAOB é hoje a entidade que reúne maior número de associações de cultivadores no mundo”, ressaltou.

Foram 14 expositores (Caraguatatuba, Ilhabela, São José dos Campos, São Bernardo do Campo, Pindamonhangaba, Americana, Jundiaí, Santo Antônio do Pinhal, Guarujá e as cidades mineiras Caxambu, São Lourenço, Guaxupé, Pouso Alegre, Brazópolis e Varginha), que trouxeram 270 espécies de diversas cores, néctares e aromas. A mais rara, entre elas, foi a Bulbophyllum frostii, mais conhecida como “sapatinhos”, com flores de apenas dois centímetros, de coloração avermelhada, mesclada com tons de amarelo mostarda claro.

A dona de casa, Maria Cláudia Anastácia Garcia foi pela primeira vez conferir a exposição e levou para casa um vaso de orquídea. “Lindo demais. Ano que vem estarei, aqui, novamente”, afirmou.

Já o casal Ana Cristina e Fernando Coutinho são frequentadores assíduos da mostra, saíram com duas orquídeas e uma suculenta. “Ainda bem que viemos a pé. Porque, senão, teríamos saído daqui cheio de vasos”, observou Fernando. A esposa concordou: “Cultivar orquídeas é um prazer e um lazer. Adoro”.

Mais Notícias

Veja Também Recentes

54628308931_41bc8ae75d_b
Workshop estadual sobre trilhas reúne representantes do turismo e meio ambiente em Caraguatatuba

Caraguatatuba recebe, no dia 10 de junho, o Workshop da Rede Estadual de Trilhas de São Paulo, realizado das 9h às 17h, com foco no compartilhamento de experiências e na discussão de pautas relacionadas ao ecoturismo e à estruturação de trilhas no estado. A atividade será realizada no Parque Estadual

Leia Mais Notícias Secretaria de Turismo ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 17 - Parcerias e meios de implementação Publicado em 26/05/2026
Equipes de voleibol de Caraguatatuba brilham em competições regionais
Equipes de voleibol de Caraguatatuba brilham em competições regionais

As equipes de voleibol de Caraguatatuba viveram mais um fim de semana de grandes desafios, emoção e importantes conquistas nas quadras da região. Representando o município com talento, determinação e espírito esportivo, as atletas obtiveram resultados expressivos em diferentes competições, reforçando a força da modalidade no município. No sábado, a

Leia Mais Notícias Secretaria de Esportes e Recreação ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 11 - Cidades e comunidades sustentáveis ODS 16 - Paz, Justiça e Instituições Eficazes ODS 3 - Saúde e Bem-Estar ODS 4 - Educação de qualidade Publicado em 17/06/2026
Foto-Luis-Gava-IMG_1054-1536x1024
Festival Jazz & Vinhos abre inscrições para estabelecimentos gastronômicos em Caraguatatuba

A temporada de inverno em Caraguatatuba traz um dos eventos mais aguardados do calendário municipal no mês de junho, a 8ª edição do Festival Jazz & Vinhos. Conhecido por reunir música, gastronomia e experiências voltadas ao clima da estação, o evento está com inscrições abertas para estabelecimentos interessados em participar

Leia Mais Notícias Secretaria de Turismo ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 17 - Parcerias e meios de implementação Publicado em 27/05/2026
uti (7)
Caraguatatuba terá monitoramento cerebral contínuo na única UTI neonatal do Litoral Norte – Casa de Saúde Stella Maris

Uma tecnologia para ampliar o monitoramento de recém-nascidos na UTI Neonatal. Na manhã desta quarta-feira (3), ocorreu a entrega simbólica de um novo sistema de monitoramento contínuo da atividade cerebral para recém-nascidos na Casa de Saúde Stella Maris, em Caraguatatuba. A entrega contou com a presença do prefeito de Caraguatatuba,

Leia Mais Notícias Secretaria de Saúde ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 17 - Parcerias e meios de implementação Publicado em 03/06/2026
Caraguatatuba divulga resultado preliminar da eleição para Conselhos Gestores de 26 unidades de saúde
Caraguatatuba divulga resultado preliminar da eleição para Conselhos Gestores de 26 unidades de saúde

Representantes de usuários e trabalhadores da saúde foram eleitos para compor os Conselhos Gestores de Unidade (CGU) da rede municipal de saúde de Caraguatatuba para o biênio 2026–2028. O resultado preliminar do processo foi divulgado na segunda-feira (15) e contempla 26 unidades e serviços de saúde do município. A eleição

Leia Mais Notícias Secretaria de Saúde ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 11 - Cidades e comunidades sustentáveis ODS 16 - Paz, Justiça e Instituições Eficazes ODS 17 - Parcerias e meios de implementação Publicado em 16/06/2026