Pesquisar No Site

Abertura da 8ª Semana de Valorização ao Idoso destaca mais de 17 mil atendimentos por mês no município

Destaques
Abertura da 8ª Semana de Valorização ao Idoso destaca mais de 17 mil atendimentos por mês no município
Abertura da 8ª Semana de Valorização ao Idoso destaca mais de 17 mil atendimentos por mês no município

A 8ª Semana de Valorização ao Idoso teve início na terça-feira (1º/10), no Centro Integrado de Atenção à Pessoa com Deficiência e ao Idoso (Ciapi), com atividades artísticas e informativas sobre o tema.

#PraCegoVer: idoso segura papel com pintura que realizou (Fotos: Luis Gava/PMC).

Durante a cerimônia de abertura, o vice-prefeito e secretário de Mobilidade Urbana e Proteção ao Cidadão, Campos Junior, ressaltou que para conhecer o grau de civilidade de um povo, é só observar como ele trata o meio ambiente, as crianças e os idosos. “Todos esses três fatores são tratados com muito carinho, preocupação e acolhimento pela Sepedi. Parabéns a todos pelo dia do idoso”, disse.

A abertura seguiu com apresentação de dança do Grupo Fênix do Ciapi, com o tema “A lenda das sereias”. A ideia foi transmitir que as mulheres em qualquer idade, nunca deixam de serem sereias.

#PraCegoVer: profissionais de enfermagem com uniforme branco, realizam teste glicêmico em idosa, utilizando aparelho que fura o dedo (Fotos: Luis Gava/PMC).

O evento encerrou com a palestra da geriatra Lidiane Sacardo, que abordou o assunto “Longevidade e qualidade de vida”. A médica, que atua no Centro de Especialidades Médicas (CEM) em Caraguatatuba, destacou o número de idosos longevos no município, aqueles que chegam a uma idade excessivamente avançada.

“Diariamente, atendo, em média, sete idosos acima de 90 anos de idade. O segredo é ser um ser humano bio, psico, social e espiritualmente saudável, assim será um idoso com capacidade de envelhecer mais que a faixa etária do meio em que vive”, contou a geriatra.

#PraCegoVer: palestrante de cabelos claros, veste calça jeans e blusa vermelha durante palestra com uso de microfone (Fotos: Luis Gava/PMC).

José Maria Filho, de 76 anos, também deu outra dica “Viver aprendendo, sem esquecer o que já passamos na vida. É um eterno aprendizado”, relatou.

Dados – Durante a abertura, o secretário da Sepedi, Léo Macedo, apresentou números de atendimento de serviços realizados por diversos outros projetos da secretaria.

Além do Ciapi, a Sepedi atende e acolhe idosos no Instituto Pró+Vida, Vila Vicentina, Centro de Convivência “Estrela do Mar” e Lar São Francisco. Somados todos os equipamentos, são mais de 17 mil atendimentos realizados por mês.

“São serviços que muitas vezes não podem ser divulgados, mas que diariamente, recebem nossa atenção. Recentemente também fechamos convênio com a instituição CLAM, que acolhe seis idosos totalmente dependentes. São diversos fatores que mostram o cuidado que o idoso recebe em nossa cidade”, destacou Léo Macedo.

A abertura também contou com a presença da presidente do Conselho Municipal de Defesa dos Direitos do Idoso (CMDDI), Zally Queiroz e do vereador De Paula.

Atividades – A programação seguiu na manhã desta quarta-feira (02/10), no Instituto Pró+Vida, no bairro Ponte Seca, com diversas atividades abertas a comunidade.

Neyde Villela Bracale, de 78 anos, realizou o teste glicêmico e teve uma surpresa. Estava bem acima do normal. “Deu bem alto, vou logo procurar um médico, pois fiquei preocupada. Valeu a pena ter participado”, contou.

Dia 03/10, às 14h, no Lar São Francisco – tarde de atividades lúdicas (dominó, dama, pescaria, rodada de bingo).

Na sexta-feira (04/10), às 19h, no CIAPI, concurso de beleza e simpatia, “Miss e Mister Melhor Idade 2019”, com show do Trio Los Angeles.

Carregando Álbum de Fotos
Mais Notícias

Veja Também Recentes

Prefeitura implanta sinalizações de solo e verticais em vários pontos da cidade
Prefeitura implanta sinalizações de solo e verticais em vários pontos da cidade

A Prefeitura de Caraguatatuba prossegue com o trabalho de implantação e  revitalização da sinalização vertical e de solo em toda a cidade. A responsável pela ação é a Secretaria de Mobilidade Urbana e Proteção ao Cidadão (Semob). Na terça-feira (9), diversos pontos da região central receberam sinalização de solo reforçada.

Leia Mais Notícias Secretaria de Mobilidade Urbana e Proteção ao Cidadão Publicado em 10/04/2024
Prefeitura divulga resultado dos primeiros jogos da Copa da Criança de Futsal
Prefeitura divulga resultado dos primeiros jogos da Copa da Criança de Futsal

O final de semana contou com 22 jogos de abertura da Copa da Criança de Futsal, no Ginásio do Poiares. O evento reuniu as categorias Sub 09, Sub 11, Sub 13, Sub 15 e Sub 17. A começar pelo sábado (6), 15 jogos acirrados movimentaram o dia. Enquanto no domingo

Leia Mais Notícias Secretaria de Esportes e Recreação Publicado em 09/04/2024
Após vitória, times se preparam para a semifinal do Torneio Aniversário da Cidade de Futebol de Campo
Após vitória, times se preparam para a semifinal do Torneio Aniversário da Cidade de Futebol de Campo

No último domingo (7), os gramados de Caraguatatuba tremeram com jogos das quartas de final do Torneio Aniversário da Cidade de Futebol de Campo. Logo na primeira partida disputada no Campo Estrela do Morro, no Morro do Algodão, o EC Beira Mar enfrentou o EC Primavera e venceu por 3

Leia Mais Notícias Secretaria de Esportes e Recreação Publicado em 08/04/2024
Saúde em Primeiro Lugar atende 1,6 mil pessoas com atividades de saúde física e mental no primeiro trimestre
Saúde em Primeiro Lugar atende 1,6 mil pessoas com atividades de saúde física e mental no primeiro trimestre

O programa Saúde em Primeiro Lugar, uma parceria entre o Instituto Sócrates Guanaes (ISG) e a Prefeitura de Caraguatatuba tem se destacado como uma iniciativa essencial na promoção da saúde e prevenção de doenças para a população. Nos primeiros três meses deste ano já foram desenvolvidas cerca de 110 atividades

Leia Mais Notícias Secretaria de Saúde Publicado em 09/04/2024
Caraguatatuba recebe amanhã 1ª Etapa do Circuito Municipal de Tênis de Mesa
Caraguatatuba recebe amanhã 1ª Etapa do Circuito Municipal de Tênis de Mesa

A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Esportes e Recreação, realiza neste sábado (23/3), a partir das 8h, no Centro Esportivo Municipal Ubaldo Gonçalves (CEMUG), a 1ª etapa do Circuito Municipal de Tênis de Mesa. O campeonato contará com a presença de pelo menos 160 atletas que vão

Leia Mais Notícias Secretaria de Esportes e Recreação Publicado em 22/03/2024