Pesquisar No Site
2º Campeonato de Bocha Sentada trabalha corpo e mente de idosos e pessoas com deficiência

2º Campeonato de Bocha Sentada trabalha corpo e mente de idosos e pessoas com deficiência
O clima foi de festa e muita competição no encerramento do 2º Campeonato de Bocha Sentada realizado na manhã desta sexta-feira (20/09), no Centro Integrado de Atenção à Pessoa com Deficiência e ao Idoso (Ciapi).

#PraCegoVer: salão do jogo mostra dois homens jogando, um em cadeira de rodas e outro idoso, enquanto árbitro, levanta raquete sinalizando algo. No meio da pista há bolas azuis, vermelhas e brancas; (Foto: Luis Gava/PMC)
Durante três dias, idosos e pessoas com deficiência compartilharam além de competitividade, risadas, novas amizades e conhecimento.
O campeão Nelson Egídio Ducca, de 73 anos contou que participou do primeiro torneio, mas nem classificou. “Eu comecei a treinar bastante, foi bom até para ocupar meu tempo e cabeça. Hoje sou ganhador, muito boa essa sensação. Há anos não me sinto assim, vitorioso”, contou o primeiro classificado.
Inédito em campeonatos de bocha no Ciapi, o segundo lugar, ficou para uma mulher. Maria do Socorro Soares, de 53 anos adorou a experiência e afirma “Vou treinar bastante e na próxima chegar ao primeiro lugar. Estou muito feliz”, disse a vice-campeã.

#PraCegoVer: os três primeiros colocados posando para foto com troféu; (Foto: Luis Gava/PMC)
O terceiro lugar ficou para Altair Firmino, de 53 anos, que já participou de diversos campeonatos de bocha estaduais como atleta com deficiência, representando Caraguatatuba, por meio do departamento de esportes adaptados da Secretaria de Esportes e Recreação.
O campeonato contou com 32 participantes entre frequentadores do Ciapi, do Instituto Pró+vida, da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Caraguatatuba (APAE) e do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS).
Sobre o esporte – A bocha sentada é parecida com a bocha tradicional. O jogador tem como objetivo encostar o maior número de bolas na bola alvo.
O jogo consiste em um conjunto de seis bolas azuis, seis bolas vermelhas e uma bola branca (bola alvo). A quadra deverá ser lisa e plana como o piso de um ginásio em madeira ou sintético.

#PraCegoVer: todos os participantes posando para foto com medalhas. (Foto: Luis Gava/PMC)
Veja Também Recentes

Servidores municipais se mobilizam para doar chocolates ao projeto Padrinhos da Alegria em Páscoa Solidária
Servidores da Secretaria de Mobilidade Urbana e Proteção ao Cidadão entraram na corrente solidária e arrecadaram bombons, que serão doados à “Páscoa Solidária” do projeto “Padrinhos da Alegria de Caraguatatuba”. A ação teve o objetivo de angariar caixas de bombons para atender 500 crianças dos bairros Morro do Algodão, Golfinho,

Programação dos Jogos Abertos da Juventude sub-18 continua no fim de semana
A programação esportiva dos Jogos Abertos da Juventude sub-18 continua no próximo fim de semana em Caraguatatuba, com as modalidades ‘basquete masculino’ e ‘tênis de mesa masculino’. Pelo ‘basquete masculino’, Caraguatatuba entra em quadra para enfrentar São Sebastião, na casa do adversário, no Ginásio Municipal “Gringão” (José de Souza Gringo),

Governo convoca novos estagiários para serviço público municipal de Caraguatatuba
Mais dez alunos aprovados de dois cursos do Processo Seletivo Complementar para Quadro de Reserva e Contratação de Estagiários 01/2024 de novembro são esperados até a próxima quarta-feira (30/4), das 9h às 10h30 e das 12h30 às 16h30, no Departamento de RH da Secretaria da Administração de Caraguatatuba, no Centro.

Árvores emaranhadas em fiações elétricas são retiradas em Caraguatatuba
Moradores dos bairros Jardim Britânia, Indaiá e Jardim Terralão acionaram a Defesa Civil para retiradas de árvores que caíram ou estavam na iminência de cair na fiação elétrica em decorrência da chuva do último fim de semana. Equipes formada por servidores da Defesa Civil, Secretaria de Serviços Públicos e da

Presidente do Fundo Social participa do almoço de Páscoa com crianças e adolescentes da Casa Beija-Flor
A Casa Beija-Flor preparou um almoço de celebração da Páscoa para 253 crianças e adolescentes assistidas pela entidade, educadores e convidados, no centro de convivência do Barranco Alto, em Caraguatatuba, na quarta-feira (16). A instituição desenvolve projetos sociais para pessoas entre 6 a 17 anos e 11 meses, em situação