Pesquisar No Site
Atleta por um dia; alunos aprendem lição de superação com paratletas de Caraguatatuba
Atleta por um dia; alunos aprendem lição de superação com paratletas de Caraguatatuba
Os alunos do 5º ano da EMEI/EMEF João Baptista Gardelin, do bairro Poiares, participaram de uma atividade um tanto quanto diferente nesta terça-feira (27/08). Cerca de 80 crianças (com idades entre 10 e 12 anos) partilharam de uma vivência paralímpica do atletismo adaptado da Secretaria de Esportes e Recreação, no Centro Esportivo Municipal Ubaldo Gonçalves (Cemug).

#PraCegoVer: Paratleta demonstra para os alunos como funciona a movimentação dos braços e a posição correta de se estar em cima da cadeira de rodas. Ela usa uniforme da equipe de esportes de Caraguatatuba. Os alunos prestam a atenção em Josiane (Foto: Luís Gava/PMC)
A ideia da atividade partiu de dentro da sala de aula. A professora Sarah Carvalho participava de uma interação com os alunos e perguntou se existia a possibilidade de alguma pessoa com deficiência ser atleta e disputar campeonatos. Para a surpresa da professora, a maioria disse que “não”.
A partir desta resposta e com a conscientização da Semana de Educação Infantil e Prevenção às Deficiências, promovida entre os dias 19 e 23 de agosto pela Prefeitura de Caraguatatuba, Sarah entrou em contato com o departamento de esportes adaptados, para que as crianças pudessem visitar o local de treinamento dos atletas.
“É muito importante para os alunos que eles vejam que mesmo com alguma limitação, é possível ser um competidor, ser um atleta”, afirmou a professora. Ela ainda acrescentou “É um estímulo a mais para os atletas e uma lição para os alunos”, ressaltou.

#PraCegoVer: A aluna Mayra Ribeiro está em cima da cadeira de rodas adaptada para corrida. Ela usa camiseta do uniforme do município, está com os cabelos amarrados e usa óculos. Ao lado dela, o técnico Rodrigo Brandt supervisiona a aluna. Ele usa o uniforme da equipe de esportes de Caraguatatuba (Foto: Luís Gava/PMC)
Os alunos puderam experimentar os equipamentos de corrida que os atletas usam em competições. O técnico da equipe, Rodrigo Brandt, achou a experiência incrível. “Eles disseram que iam disputar com os meus atletas. A experiência serve como integração, permite que as crianças vejam a superação dos atletas e que é vejam que é possível sim, realizar as atividades do atletismo”, acrescentou.
As crianças puderam experimentar a sensação de lançar um disco, arremessar o peso e jogar dardos, sempre com a fiscalização dos professores e técnicos presentes no local. Elas ainda fizeram pequenas provas de corridas e assistiram uma demonstração da atleta Josiane Nowacki. A atleta possui uma limitação na perna e pratica corrida com cadeiras de rodas adaptada.
Na demonstração, Josiane respondeu vários questionamentos e curiosidades dos alunos. Para a atleta “sempre é muito bacana estar com as crianças. Elas aprendem muito em encontros como esse”, disse Josi.
A atleta contou que o atletismo deu a ela uma nova razão para viver. Há dois anos se dedica ao esporte e garante que sua vida foi transformada pelo atletismo. “Eu tinha depressão, mas vi a minha vida se transformar de uma maneira incrível”, completou.
Se de um lado professores, técnicos e atletas estão felizes com a experiência, com os pequenos também não poderia ser diferente. Mayra Ribeiro Silva, de 10 anos, pode experimentar a sensação de estar sentada em uma cadeira adaptada para corrida.
A aluna contou que a sensação é “da hora!”. “Muito legal, gostei muito; é bom poder estar aqui hoje”, disse Mayra, que também teve que realizar um esforço para conseguir movimentar o equipamento. O exercício exigiu concentração, equilíbrio e um bom posicionamento do corpo. “É muito difícil!”, disse.
A Prefeitura de Caraguatatuba apoia e investe em atletas com deficiência (ACD’s) para que eles sejam reconhecidos e ganhem visibilidade não só na cidade, mas em todo o país.
Veja Também Recentes
Prefeitura de Caraguatatuba define jornada especial dos servidores com deficiência ou com dependentes PCDs
A Prefeitura de Caraguatatuba definiu as regras para a concessão de jornada especial de trabalho reduzida aos servidores públicos municipais com deficiência ou que tenham sob sua dependência pessoa com deficiência, com o Decreto nº 2.508/2026, que regulamenta o benefício previsto na Lei Complementar Municipal nº 145, de 19 de
Rua da Família oferece esporte cultura e lazer na Avenida da Praia neste domingo
A Prefeitura de Caraguatatuba realiza neste domingo (26) mais uma edição do programa Rua da Família, na Avenida da Praia, no Centro. O evento ocorre das 8h às 12h, com atividades gratuitas voltadas a moradores, turistas e visitantes. Promovida pela administração municipal, a iniciativa transforma um trecho da orla em
Guarda Civil Municipal apreende drogas durante patrulhamento preventivo em Caraguatatuba
A Guarda Civil Municipal (GCM) de Caraguatatuba apreendeu entorpecentes durante patrulhamento preventivo realizado na manhã de quinta-feira (2), na Rua São Roque, no bairro Perequê-Mirim, na região sul do município. A ação ocorreu nas proximidades de um imóvel abandonado, local que já havia sido alvo de denúncias relacionadas ao tráfico
Plancon é colocado em prática durante ventania e coordena resposta integrada em Caraguatatuba
A atuação das equipes da Prefeitura de Caraguatatuba durante a ventania que atingiu o município na última quarta-feira (29) colocou em prática, pela primeira vez em uma ocorrência de grande porte após sua aprovação em novembro passado, a estrutura prevista no Plano de Contingência e Proteção de Defesa Civil (Plancon)
Sebrae Móvel estará na Praça do Travessão para orientar MEIs e novos negócios nesta sexta (3)
Microempreendedores Individuais (MEIs), micro e pequenos empresários e pessoas que queiram abrir seu negócio têm a oportunidade de esclarecer dúvidas sobre abertura, ampliação, crédito, entre outros assuntos, com consultores do Sebrae – Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresa nesta sexta-feira (3). A unidade itinerante oferecerá atendimento gratuito