Pesquisar No Site
Gestantes da UBS Massaguaçu visitam o Centro de Atendimento Materno Infantil e Banco de Leite Humano de Caraguatatuba
Gestantes da UBS Massaguaçu visitam o Centro de Atendimento Materno Infantil e Banco de Leite Humano de Caraguatatuba
Oito gestantes, de três a sete meses e uma puérpera conheceram as instalações do Centro de Atendimento Materno Infantil (CEAMI) e o Banco de Leite Humano (BLH) de Caraguatatuba, localizados no Centro de Referência da Saúde da Mulher (Pró-Mulher). A visita foi realizada, na tarde desta quarta-feira (24/07), coordenada pelo grupo de Agentes Comunitárias de Saúde da UBS Massaguaçu.

#PraCegoVer: Gestantes do Massaguaçu conhecem as instalações do Banco de Leite Humano de Caraguatatuba(Fotos:Luis Gava/PMC ).
A enfermeira Ana Cláudia Tripac, responsável pelo CEAMI e BLH, recebeu o grupo de mães e mostrou às visitantes todas as acomodações voltadas ao atendimento de mães, bebês e toda a estrutura de coleta e cuidados com o leite materno doado.
“As nossas doações são direcionadas à Casa de Saúde Stella Maris; à Casa de Acolhimento; a prematuros e crianças com proibição do uso de leite materno (filhos de mães portadoras de HIV e doenças infectocontagiosas)”, ressaltou Ana Cláudia.
A mãe Simara dos Santos André, puérpera, aos 26 anos tem uma filha de sete anos e um bebê de dois meses, que teve a primeira consulta no CEAMI. “Eu gostei demais da visita. A primeira consulta do meu bebê foi aqui e já havia sido maravilhoso ter a orientação desta unidade. Tudo foi essencial para uma melhor amamentação por parte do meu filho. Conhecer este lugar fez um diferencial enorme na minha vida”, relatou a mãe.
Doações

#PraCegoVer: Gestantes do Massaguaçu posam para foto com pintura de três grávidas ao fundo dentro do Centro de Referência da Saúde da Mulher (Pró-Mulher)(Fotos:Luis Gava/PMC )
As mulheres em período lactacional (nutrizes), interessadas em doar leite materno, poderão entrar em contato diretamente com o Ceami e BLH para agendar entrevista. Logo após contato, as candidatas à doação passarão por triagem para garantir a segurança da saúde da criança. Após análise e aprovação, a mãe doadora receberá frascos esterilizados para armazenamento do leite e informações sobre a devida forma de coleta.
Como preparar o frasco para armazenar o leite materno?
– Escolha um frasco de vidro incolor de boca larga e com tampa plástica;
– Retire todos os rótulos, inclusive os papéis da tampa;
– Lave bem o frasco com água e sabão e depois ferva a tampa e o frasco por 15 minutos, contando o tempo a partir do início da fervura;
– Escorra o vidro e a tampa sobre um pano limpo até secarem;
– Depois de secos, feche bem o frasco;
– Identifique o frasco de vidro com seu nome, a data e a hora da coleta.
Serviço:
Centro de Referência da Saúde da Mulher (Pró-Mulher)
Avenida Artur Costa Filho, n. 2138 (Próximo ao Camaroeiro)
Telefone: 3897-3500
Veja Também Recentes
Fundo Social de Caraguatatuba abre inscrições para o curso gratuito de Mix de Salgados
Estão abertas até o dia 19 de junho, as inscrições para o curso de Mix de Salgados, uma parceria do Fundo Social de Caraguatatuba com o Instituto Gourmet. Estão disponíveis 20 vagas e a inscrição deve ser efetuada, pessoalmente, na sede do Fundo Social, na Rua São Sebastião, 19, bairro
Alunas do curso gratuito de Mix de Salgados recebem certificação do Fundo Social e Instituto Gourmet
Nesta sexta-feira, houve o encerramento do curso Mix de Salgados, oferecido gratuitamente a 20 alunas pelo Fundo Social de Caraguatatuba em parceria com o Instituto Gourmet. A qualificação foi ministrada pela professora do instituto, Andrea Pinheiro, nas dependências do estabelecimento, que ensinou técnicas de fabricação da massa e recheio para
Prefeitura encerra curso de Artefatos Artesanais para datas comemorativas em Caraguatatuba
Peças produzidas com casca de ovo, bucha vegetal, folhas, fibras e sementes da região marcaram o curso de Artefatos Artesanais para Datas Comemorativas, realizado com artesãos de Caraguatatuba. Entre os produtos confeccionados estão quadros de mosaico, cavalinhos de pau, coelhos, presépios e guirlandas elaborados com matérias-primas naturais e recicláveis. A
Mutirão “Meu Pai Tem Nome” abre inscrições para reconhecimento de paternidade em Caraguatatuba
Caraguatatuba recebe, no dia 1º de agosto, mais uma edição do mutirão “Meu Pai Tem Nome”, promovido pela Defensoria Pública do Estado de São Paulo para ampliar o acesso ao reconhecimento de paternidade e aos direitos decorrentes da filiação. A ação será realizada das 9h às 13h, na unidade da
Equipe da Defesa Civil de Caraguatatuba participa de curso de noções básicas de Meteorologia
A equipe da Defesa Civil de Caraguatatuba recebeu na terça-feira (23), o especialista em monitoramento ambiental, João dos Reis, e a meteorologista, Linda Muzareli, ambos da empresa Geopixel de São José dos Campos. Os profissionais vieram ministrar um curso de Noções Básicas de Meteorologia e sobre o Geopixel Monitor, um