Pesquisar No Site
Fundacc recebe transferência de documentos público da Prefeitura para Arquivo Municipal
Fundacc recebe transferência de documentos público da Prefeitura para Arquivo Municipal
A Fundacc (Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba) recebe na quarta-feira (10/07) a transferência de mais uma remessa de documentos do Arquivo Administrativo José Lúcio de Alcântara – Arquivo Geral e Administrativo da Prefeitura Municipal – para o Arquivo Municipal Arino Sant’Ana de Barros – o Arquivo Histórico e Permanente de Caraguatatuba.

#PraCegoVer: Funcionária veste jaleco e usa máscara e luvas para manusear os documentos antigos(Foto: JC Curtis/Fundacc)
Dentre as documentações transferidas estão portarias de 1945 a 1972 referentes ao Recursos Humanos (RH), que contam um pouco da história administrativa municipal; clipping do início dos anos 2000, referentes à Urbanização da cidade, Turismo e Saneamento Básico; documentos textuais com dados sobre a Educação, desenvolvimento dos bairros e outros documentos que recontam o passado da cidade em vários aspectos, além de fotografias sobre urbanização e saneamento.
Ainda dentre os documentos, há registro de figuras importantes na cidade como o ex-prefeito Altamir Tibiriçá, admitido na prefeitura em 1937, e do funcionário público, patrono do Arquivo Geral e Administrativo da Prefeitura, José Lúcio de Alcântara, com portaria assinada em 1945.
Os documentos serão higienizados, catalogados com termo de transferência, seguindo os prazos e normas da Tabela de Temporalidade Documental – um instrumento criado por lei para o conhecimento do tempo de vida, restrições e destinação final de todos os documentos públicos municipais.
O Arquivo Municipal Arino Sant’Ana de Barros fica à Rua Santa Cruz, 396, Centro (1º andar) e tem horário de funcionamento das 8h às 12h e das 13h30 às 18h.
Veja Também Recentes
Prefeitura de Caraguatatuba realiza plantão do Refis na quinta e sexta-feira do feriado estadual da Revolução de 32
Moradores e veranistas podem aproveitar o feriado prolongado da Revolução Constitucionalista de 1932 para aderir ao Programa de Recuperação Fiscal (Refis – LC 152/2026 – anistia) da Prefeitura de Caraguatatuba nas próximas quinta e sexta-feira, dias 9 e 10 de julho, das 8h às 14h, na Seção de Recuperação de
Caraguatatuba conquista título, garante finais e mantém sequência de vitórias no basquete
O basquete de Caraguatatuba encerrou mais um fim de semana de excelentes resultados, com títulos, classificações e campanhas de destaque em competições estaduais e regionais. As equipes do município venceram todas as partidas disputadas no último fim de semana (27 e 28 de junho). Pela Copa Metropolitana, a equipe adulta
Alunos do curso de instalador de ar-condicionado tipo Split recebem certificação em Caraguatatuba
A primeira turma do curso de Instalador de Ar-Condicionado Tipo Split formada por 16 alunos concluiu as aulas, terça-feira (7). A qualificação foi oferecida, gratuitamente, pela Secretaria Municipal de Governo dentro do programa Profissionaliza Caraguá e teve carga horária de 56 horas. A capacitação foi ministrada pelo instrutor do Serviço
Caraguatatuba conquista pódios e mantém liderança no Circuito Grow Up de Skate
Os atletas de Caraguatatuba voltaram a se destacar na terceira etapa do Circuito Grow Up, válida pelo Campeonato Paulista de Skate, disputada no último fim de semana (27 e 28 de junho). Com nove representantes, a equipe conquistou pódios e manteve o município entre os destaques da competição, que reuniu
CAPS II promove roda de conversa a partir de livro escrito por paciente em Caraguatatuba
O Grupo de Biblioterapia do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS II) de Caraguatatuba promoveu, na última sexta-feira (26), uma roda de conversa sobre o livro “O Caminho do Meio”, escrito por Leopoldo Luiz Rodrigues Pontes, de 68 anos, paciente atendido pela unidade. A atividade reuniu usuários do serviço para discutir