Pesquisar No Site
Curso de Boas Práticas de Manipulação de Alimentos atrai funcionários, microempreendedores e curiosos da área
Curso de Boas Práticas de Manipulação de Alimentos atrai funcionários, microempreendedores e curiosos da área
O curso de Boas Práticas de Manipulação de Alimentos, promovido pela Prefeitura de Caraguatatuba por meio do Banco Municipal de Alimentos, com a coordenação da Secretaria de Desenvolvimento Social e Cidadania, formou mais uma turma nesta terça-feira (02/07).

#PraCegoVer: pessoas sentadas em cadeiras azuis no auditório assistem palestra (Foto: Marina Larcher/PMC)
A capacitação foi realizada no auditório da Fundacc – Centro, ministrada pelas nutricionistas Paula Almeida e Cíntia de Araujo e contou com cerca de 80 participantes, entre eles funcionários, pessoas interessadas na área e microempreendedores.
A área da alimentação é delicada e precisa de muita atenção. Por isso, o curso aborda assuntos como: tipos de contaminação; higienização das mãos; o que é proibido quando manusear o alimento; uso de adornos (anéis, pulseiras, relógios) e a importância dos EPI’s – Equipamentos de Proteção Individual.
A nutricionista Cíntia de Araujo disse que o curso é muito importante para a sociedade, pois se trata de assunto que envolve a saúde das pessoas. Ela conta que “a partir do momento em que a pessoa se envolve e aprende mais sobre as condutas de manipulação de alimentos, ela se torna mais crítica e acaba tendo um olhar mais crítico. Às vezes, a mesma pessoa manipula o alimento e o dinheiro e isso não deve acontecer”, afirmou a nutricionista.

#PraCegoVer: sentados de costas, homens e mulheres assistem palestra da nutricionista, que está no meio do auditório, próximo aos participantes (Foto: Marina Larcher/PMC)
Para Paula Almeida, “os detalhes para a preparação dos alimentos são muito importantes”. No curso, a nutricionista também tirou dúvidas do público, que iam desde as mais simples até as muito complexas. Quanto ao número de participantes, Paula ressaltou que o curso atingiu todas as suas expectativas. “Estou muito satisfeita com o resultado do curso”, afirmou.
Cidiane Silva, de 41 anos, trabalha em uma microempresa que é muito exigente no quesito qualidade, cuja matéria-prima é o milho. Segundo ela, os proprietários da microempresa prezam muito a qualidade do alimento, desde a compra do milho à entrega para o cliente.
Ela disse que procurou o curso para aprender mais, melhorar a qualidade do serviço e que busca se reinventar, já que trabalhou na área administrativa por 10 anos, e precisou se adaptar para a nova fase da vida. “Eu sou curiosa e, também, sou apaixonada pela área da alimentação”, ressaltou.
É importante lembrar que a capacitação promovida mensalmente serve para todos que possuem contato com alimentos e, também, dá direito ao certificado, que é uma exigência da Vigilância Sanitária do município e deve ser renovado todo ano.
Veja Também Recentes
Audiência pública aborda metas fiscais da Prefeitura de Caraguatatuba do 2º quadrimestre de 2026
O Relatório de Avaliação do Cumprimento das Metas Fiscais do 2º quadrimestre de 2026 será tema da audiência pública no dia 29 de setembro (terça-feira), às 10h, na Câmara de Caraguatatuba, no Centro. Técnicos da Secretaria da Fazenda demonstram a execução das receitas previstas e despesas do orçamento municipal nos
Prefeitura de Caraguatatuba convoca estagiários de dois cursos do processo seletivo de 2026
A Secretaria de Administração da Prefeitura de Caraguatatuba chamou dois aprovados do Processo Seletivo Para Quadro de Reserva e Contratação de Estagiários nº 01/2026 para se apresentarem até a próxima quarta-feira (16/9), das 9h às 12h e das 14h às 16h30, na Divisão de Gestão de Recursos Humanos, no Centro.
Defesa Civil de Caraguatatuba recebe visita dos Coordenadores da Defesa Civil do município de Piquete
A Defesa Civil de Caraguatatuba recebeu a visita do coordenador da Defesa Civil de Piquete, Maxwell Abreu Rodrigues de Azevedo, e do vice-coordenador Capitão da Policia Militar, Paulo Cesar Gonçalves de Alvarenga, na quinta-feira (27). Piquete fica a 198 km de distância de Caraguatatuba e de acordo com o último
Banco de Alimentos reúne produtores e instituições em celebração aos 9 anos de atuação em Caraguatatuba
Nesta sexta-feira (28), o Centro Universitário Módulo, campus Martim de Sá, recebeu a segunda edição do evento “Frutos da Nossa Terra”, em celebração ao 9º aniversário do Banco Municipal de Alimentos de Caraguatatuba. A programação contou com depoimentos de representantes da agricultura familiar e da pesca, apresentações culturais da Casa
Caraguatatuba promove Jornada Esportiva em homenagem aos profissionais de Educação Física
Em comemoração ao Dia do Profissional de Educação Física, celebrado em 1º de setembro, a Secretaria de Esportes e Recreação da Prefeitura de Caraguatatuba realizou, na quarta-feira (2), uma Jornada Esportiva voltada aos profissionais da rede. O encontro ocorreu na Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba (Fundacc), com uma programação