Pesquisar No Site

CIAM e Pró-Mulher promovem palestra e atendimento para mulheres vítimas de violência

CIAM e Pró-Mulher promovem palestra e atendimento para mulheres vítimas de violência
CIAM e Pró-Mulher promovem palestra e atendimento para mulheres vítimas de violência

O Centro Integrado de Atendimento à Mulher (CIAM), equipamento da Secretaria de Desenvolvimento Social e Cidadania de Caraguatatuba, voltado às mulheres vítimas de violência, promoveu palestra “Mulher que se cuida”, em parceria com o Centro de Referência de Saúde da Mulher – Pró Mulher. Participaram do evento, 38 mulheres assistidas pelo CIAM, na sede do Pró-Mulher, Centro.

#PraCegoVer: Anfiteatro do Centro de Referência de Saúde da Mulher – Pró Mulher. A coordenadora e assistente social do CIAM, Márcia Denise Gusmão Coelho, a coordenadora do Pró- Mulher, Celina e a enfermeira, Maria Cosma, falam ao público formado por mulheres de diferentes idades que estão sentadas na plateia. (Fotos: Cláudia Moysés/PMC)

A enfermeira, Maria Cosma Rodrigues da Silva, abriu a palestra abordando o tema autoestima. “Quanto maior o cuidado, consigo mesma, melhor será a sua saúde. Cuidem-se como se fossem princesas ou rainhas. O amor próprio é fundamental para ter uma vida mais saudável”, ressaltou.

A enfermeira explicou a importância do autoexame para detectar o câncer de mama, a visita anual ao ginecologista para realizar o preventivo, que inclui o Papanicolau para identificar o câncer de colo de útero.

“A mamografia é preconizada pelo Ministério da Saúde de dois em dois anos. Caraguatatuba faz além, realiza anualmente. Também ressalto a importância do uso do preservativo para se preservar do vírus do HIV (AIDS), vírus do HPV, sífilis, candidíase, herpes genital, gonorreia, hepatites virais (A e B), entre outras Infecções Sexualmente Transmissíveis”, destacou.

Ao final, a coordenadora do Pró-Mulher, Celina Medalha, disse estar muito feliz por recebê-las no equipamento e disponibilizou o exame de mamografia para quem quisesse fazer e agendamento de consulta ginecológica. “No Pró-Mulher realizamos consultas ginecológica, densitometria óssea, mamografia e pré-natal. Podem nos procurar, quando precisaram”, afirmou.

#PraCegoVer: Anfiteatro do Centro de Referência de Saúde da Mulher – Pró Mulher. Professor Ditinho dá instruções sobre os movimentos da ginástica terapêutica e Tai Chi Chuan. As mulheres de pé, acompanham. (Fotos: Cláudia Moysés/PMC)

As participantes também se divertiram e reenergizaram com uma aula de ginástica terapêutica e alguns movimentos de Tai Chi Chuan com o professor, Benedito Fernandes, o Ditinho.

As donas de casa, Amanda Michele Zampieri, 41 anos, e Tânia Sibele Campos de Souza, 43 anos participaram da palestra, da aula e fizeram exame. “Tudo foi ótimo. Principalmente porque pude tirar minhas dúvidas sobre menopausa”, declarou Zampieri.

Tânia acrescentou: “Vir aqui, hoje, é uma conquista para mim. Passei por um relacionamento abusivo por 10 anos e no CIAM tive o acolhimento e o apoio para sair dessa situação e me encontrar de novo. Adoro os encontros promovidos pelo CIAM e procuro participar de todos. Além da palestra, a aula de ginástica foi renovadora. Melhor ainda poder fazer a mamografia e marcar consulta com médico ginecologista”.

A coordenadora e assistente social do CIAM, Márcia Denise Gusmão Coelho, disse que ficou muito feliz com o resultado. “Tanto o CIAM quanto o Pró-Mulher foram iniciativas do prefeito Aguilar Junior. Nesses dois espaços, as mulheres têm todo apoio que precisam. Nosso objetivo sempre é proporcionar ao nosso público o melhor atendimento com qualidade, respeito e acolhimento”, disse.

Mais Notícias

Veja Também Recentes

Inscrições para 10º Festival de Cinema “Curta Caraguá” encerram na próxima semana
Inscrições para 10º Festival de Cinema “Curta Caraguá” encerram na próxima semana

Seguem abertas até a próxima quinta-feira (24/9) as inscrições para o Festival de Cinema “Curta Caraguá”. O festival, que neste ano chega à sua 10ª edição, reúne categorias estudantis e abertas, ampliando as possibilidades de participação e valorizando diferentes formas de criação audiovisual. As inscrições são gratuitas e podem ser

Leia Mais Notícias FUNDACC ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 11 - Cidades e comunidades sustentáveis ODS 12 - Consumo e produção responsáveis ODS 16 - Paz, Justiça e Instituições Eficazes ODS 17 - Parcerias e meios de implementação ODS 4 - Educação de qualidade ODS 9 - Indústria, inovação e infraestrutura Publicado em 15/09/2026
Caraguatatuba se prepara para receber mais de 250 atletas no Mundial de Sambo de Praia
Caraguatatuba se prepara para receber mais de 250 atletas no Mundial de Sambo de Praia

Caraguatatuba entra na rota do esporte internacional nos dias 12 e 13 de setembro com a realização do Campeonato Mundial de Sambo de Praia, na Praça da Cultura. A competição deve trazer ao município mais de 250 atletas de mais de 30 países e será realizada pela primeira vez na

Leia Mais Notícias Secretaria de Turismo ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 17 - Parcerias e meios de implementação ODS 3 - Saúde e Bem-Estar Publicado em 24/08/2026
Centros de Referência de Assistência Social ampliam atendimento a mais de 26 mil famílias em Caraguatatuba
Centros de Referência de Assistência Social ampliam atendimento a mais de 26 mil famílias em Caraguatatuba

A prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Assistência Social, alcançou em setembro 26.873 famílias atendidas por meio do Cadastro Único (CadÚnico), sendo que individualmente são até o momento 60.687 pessoas cadastradas. O feito inédito é resultado de um trabalho contínuo desenvolvido pela Gestão do Cadastro Único, pelos entrevistadores

Leia Mais Notícias Secretaria de Assistência Social ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 1 - Erradicação da pobreza ODS 10 - Redução das desigualdades ODS 11 - Cidades e comunidades sustentáveis ODS 16 - Paz, Justiça e Instituições Eficazes ODS 17 - Parcerias e meios de implementação ODS 2 - Fome zero e agricultura sustentável ODS 3 - Saúde e Bem-Estar ODS 5 - Igualdade de gênero ODS 8 - Trabalho decente e crescimento econômico Publicado em 11/09/2026
Caraguatatuba vence Mogi das Cruzes e garante vaga na final da Copa Amizade Sub-13
Caraguatatuba vence Mogi das Cruzes e garante vaga na final da Copa Amizade Sub-13

A equipe Sub-13 de vôlei feminino de Caraguatatuba entrou em quadra na tarde de sábado (12), em Caçapava, para enfrentar Mogi das Cruzes por mais uma rodada da Copa Amizade – Série Prata. Com atuação consistente, as atletas caraguatatubenses venceram a partida por 2 sets a 0 e asseguraram a

Leia Mais Notícias Secretaria de Esportes e Recreação ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 11 - Cidades e comunidades sustentáveis ODS 16 - Paz, Justiça e Instituições Eficazes ODS 3 - Saúde e Bem-Estar ODS 4 - Educação de qualidade Publicado em 14/09/2026