Pesquisar No Site

MACC recebe exposição ‘Artes Menores em Tempos Indigentes’ de Márcio Pannunzio

Publicado em: 12/06/2019
MACC recebe exposição ‘Artes Menores em Tempos Indigentes’ de Márcio Pannunzio
MACC recebe exposição ‘Artes Menores em Tempos Indigentes’ de Márcio Pannunzio

A mostra ‘Artes Menores em Tempos Indigentes’, do artista plástico Márcio Pannunzio chega ao MACC – Museu de Arte e Cultura, neste sábado (15/06), às 19h. A exposição realizada pela Fundacc – Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba é gratuita e pode ser visitada de terça a sábado, das 10h às 18h, até o dia 20 de julho.

#PraCegoVer: Várias gravuras emolduradas (Fotos: JC Curtis/Fundacc)

‘Artes Menores em Tempos indigentes’ é a terceira exposição de Pannunzio no MACC, que reúne cerca de 70 quadros entre gravuras e desenhos e é, segundo o artista, uma crítica ao desdém com que é tratada a arte em gravuras, que com a virada do século foi sendo deixada de lado, esquecida, esnobada e considerada por alguns como uma “arte menor”, desprezada por ser “velha demais em um oceano de jovens artistas”.

Pannunzio considera que, “falar em ‘arte menor’ é tolice. Arte é ideia, conceito; é imaterial. Não tem tamanho. Não há como medi-la; inexiste fita métrica ou trena ou metro capaz de mensurar dimensões que vivem em sonhos. Não obstante, ela está presente à nossa volta permeada em coisas que vemos, lemos, tocamos, ouvimos”.

Ele ainda destaca o mal estar da nossa época reconhecendo que são mesmo indigentes os nossos tempos. “A despeito de tanto progresso material, abissal é a desigualdade social. A despeito de tanto conhecimento, enorme é a ignorância. A despeito da maior expectativa de vida, gigantesco é o tempo que desperdiçamos com bobagens, nos odiando e nos armando uns contra os outros”.

Sobre a exposição, ele diz que “lado a lado, desenhos e gravuras contam histórias, algumas delas tão intensas que pedem a si exibição à parte, com classificação etária. Não por mostrarem gente pelada ou violência, mas por estimularem reflexões que só podem ser adequadamente digeridas por pessoas maduras”.

A obra do artista, nas palavras de Maria Hirszman na Enciclopédia Itaú Cultural, exibe um preciosismo técnico e um detalhamento apurado, suas gravuras são marcadas por uma postura crítica em relação ao mundo. Muitas vezes, contêm impactantes referências à violência física e sexual e à decadência e impotência do homem moderno diante do domínio da máquina e do consumismo.

 

Sobre o artista

Márcio Pannunzio reside em Ilhabela desde 1989, é artista plástico, trabalha com desenho, gravura, pintura e fotografia. Fez 39 exposições individuais, cinco delas no exterior. Participou de 89 eventos internacionais de gravura e foi premiado em diversos países como Suíça, Canadá, Porto Rico, Polônia, Romênia, Espanha, Argentina e Uruguai.

No Brasil, foi premiado em 47 ocasiões, entre elas, no 10° Salão Paulista de Arte Contemporânea; 3º Salão Victor Meirelles; 50º Salão Paranaense; 10ª Mostra da Gravura Cidade de Curitiba; II Bienal da Gravura; 2º Salão SESC de Gravura; VIII e na VII Bienal do Recôncavo; 4ª Bienal de Gravura de Santo André e 3ª Bienal Nacional de Gravura Olho Latino.

Foi bolsista da Fundação Vitae, em 2002, e premiado nos Programas de Ação Cultural do governo do Estado de São Paulo (ProAC) Edital de 2008, 2010 e 2011 e ProAc ICMS 2013.

Suas últimas exposições individuais de grande porte aconteceram na Caixa Cultural do Rio de Janeiro e na Caixa Cultural da Sé em São Paulo

 

Serviço

Exposição ‘Artes Menores em Tempos Indigentes’

Abertura: 15/6, sábado

Hora: 19h

Visitação: de terça a sábado – 10h às 18h – até 20/7

Local: Praça Dr. Cândido Mota, 72, Centro – Caraguatatuba

Mais informações: (12) 3883-9188

Mais Notícias

Veja Também Recentes

Fundo Social de Caraguatatuba abre 30 vagas para curso de Iniciação à Costura na próxima terça-feira
Fundo Social de Caraguatatuba abre 30 vagas para curso de Iniciação à Costura na próxima terça-feira

O Fundo Social de Caraguatatuba retoma no mês de março, o curso de Iniciação à Costura e irá disponibilizar cinco turmas, totalizando 30 vagas. O objetivo é capacitar alunos interessados em iniciar nesta área, como fonte de geração de renda. Serão disponibilizadas turmas de segunda à sexta-feira, das 13h30 às

Leia Mais Notícias Fundo Social Publicado em 01/03/2024
1ª etapa do Circuito Municipal de Tênis de Mesa em Caraguatatuba reúne mais de 160 atletas
1ª etapa do Circuito Municipal de Tênis de Mesa em Caraguatatuba reúne mais de 160 atletas

A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Esportes e Recreação, recebeu a 1ª etapa do Circuito Municipal de Tênis de Mesa no último sábado (23), no Centro Esportivo Municipal Ubaldo Gonçalves (Cemug). Mais de 160 atletas, com idades entre 9 a 70 anos, participaram do evento que destacou

Leia Mais Notícias Secretaria de Esportes e Recreação Publicado em 25/03/2024
Prefeitura investe em arborização e realiza plantio de 60 mudas nesta semana
Prefeitura investe em arborização e realiza plantio de 60 mudas nesta semana

A Prefeitura de Caraguatatuba tem realizado um importante projeto de arborização urbana. Somente esta semana, foi realizado o plantio de 60 mudas de árvores nativas em vários locais do município. O entorno da pista de bicicross e a cabeceira da ponte sobre o Rio Santo Antônio, no Centro, foram contemplados

Leia Mais Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca Publicado em 28/03/2024
Prefeitura de Caraguatatuba realiza a 5ª edição do Educatech nos dias 21 e 23 de março
Prefeitura de Caraguatatuba realiza a 5ª edição do Educatech nos dias 21 e 23 de março

A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Educação (Seduc), realiza na próxima quinta-feira (21/3) e no sábado (23/3) a 5ª edição do Congresso de Tecnologia na Educação (Educatech). O evento, idealizado pela equipe do Setor de Informática Educativa, teve sua primeira edição em 2017. O objetivo é mostrar

Leia Mais Notícias Secretaria de Educação Publicado em 18/03/2024
Programa Educa Sabesp promove capacitação para professores da rede municipal de Caraguatatuba
Programa Educa Sabesp promove capacitação para professores da rede municipal de Caraguatatuba

Em comemoração ao Mês da Água, a Sabesp realiza nesta quinta-feira (14/3), das 8h às 11h, na Estação de Tratamento de Água (ETA) Porto Novo, uma capacitação para 20 professores da rede municipal de Caraguatatuba junto ao Programa Educa Sabesp. A iniciativa da Companhia, em parceria com a Prefeitura de

Leia Mais Notícias Secretaria de Educação Publicado em 13/03/2024