Pesquisar No Site
Educação inclusiva de Caraguatatuba: educação é para todos

Educação inclusiva de Caraguatatuba: educação é para todos
O setor de Educação Inclusiva de Caraguatatuba está em constante atualização. Pensando nisso, foi realizada ontem (27/ 06), uma palestra, aos professores do setor, com a temática inclusão de surdos e cegos.
O tema foi proposto em atenção ao Dia Internacional do Surdocego comemorado no dia 27 de junho. A data foi escolhida em homenagem ao aniversário de nascimento de Helen Keller, a primeira surda e cega a conquistar o título de bacharelado. Ela é uma grande inspiração e exemplo, foi uma escritora, conferencista, ativista social norte-americana e defensora dos direitos das pessoas com deficiência.

#PraCegoVer: Em pé, coordenadora da Educação Inclusiva fala ao microfone.(Fotos: Divulgação/PMC)
A Secretária de Educação, Márcia Paiva, explica que há muitos desafios a serem superados na inclusão de surdos e cegos da educação, mas que em nosso município temos em mente que a capacitação dos professores é um dos caminhos para superarmos essas barreiras.
Para a Coordenadora da Educação Inclusiva, Josiane Alcântara Fernandes, a palestra em alusão ao dia Internacional Surdocego, foi de extrema importância para os profissionais, visto que estamos vivendo um momento único na inclusão em nosso país. “A comunicação tem que acontecer e nossas crianças precisam interagir e ter contato com o mundo. Hoje tivemos acesso a diversas formas onde a comunicação acontece. Vale lembrar que Libras é segunda língua oficial no nosso país”, disse ela.
Atualmente, a rede municipal de ensino de Caraguatatuba atende 22 alunos com deficiência auditiva, que variam de parcial a surdez, e 10 alunos com deficiência visual, também com níveis que variam de baixa visão a cegueira.
Legislação e pioneirismo
No Brasil foi instituída a Lei 10.436/02, que trata da Língua de sinais. Nela o conceito de Libras é reconhecido como meio legal de comunicação e expressão da comunidade surda, ou seja, em nosso país Libras é o segundo idioma oficial.
A lei também serviu de alicerce para uma série de políticas públicas. Em atenção a essas políticas, a Prefeitura de Caraguatatuba implementou a primeira EMEFEBS – Escola Municipal de Ensino Fundamental e Educação Bilíngue para Surdos do Litoral Norte.
A unidade escolar Prof. Ricardo Luques Sammarco Serra, no bairro Praia das Palmeiras, ensina a língua aos alunos surdos e ouvintes.

#PraCegoVer: Educadoras da rede municipal de inclusão sorriem em foto estilo selfie. (Fotos: Divulgação/PMC)
Curiosidade
Se você se interessou pelo assunto e quer saber mais sobre a história de Helen Keller, há um filme chamado The Miracle Worker, em português “Um trabalho de Milagres” , relatando a história da vida dela e como ela aprendeu a se comunicar. A informação é o primeiro passo para superarmos as barreiras!
Veja Também Recentes

Estudantes do Cide Tinga participam de clínica de beach tennis durante Pan-Americano em Caraguatatuba
Estudantes do 6º ao 9º ano do Centro Integrado de Desenvolvimento Educacional (Cide), no bairro Tinga, em Caraguatatuba, participaram de uma ação especial de inclusão e incentivo ao esporte. Na quinta-feira (25), os alunos estiveram em uma clínica de beach tennis, realizada na Arena Nacional do Shopping Serramar, durante o

Imunização contra HPV e atualização vacinal de crianças e adolescentes segue até o fim de outubro
Caraguatatuba deu início a uma nova etapa da campanha de imunização contra o HPV voltada a adolescentes entre 15 e 19 anos, além da atualização das cadernetas de vacinação de crianças e jovens com menos de 15 anos. As ações seguem até 31 de outubro em escolas públicas, particulares e

Caraguatatuba entrega carteiras de registro a 62 artesãos e fortalece setor de economia criativa
Caraguatatuba celebrou, na quinta-feira (25), a entrega da carteira de registro profissional a 62 artesãos, durante cerimônia no Núcleo Social do Morro do Algodão. A conquista reforça a valorização do trabalho manual e o fortalecimento da economia criativa e da cultura local. Além da entrega, a ação também possibilitou que

SETES Companhia de Dança apresenta espetáculos e promove workshops nesta semana em Caraguatatuba
O pôr do sol no mirante do Complexo Turístico do Camaroeiro, na região central de Caraguatatuba, será o cenário do espetáculo ‘Vitrines’, da SETES Companhia de Dança, nesta sexta-feira, sábado e domingo (26, 27 e 28/9), às 17h30. A entrada é gratuita. O espetáculo faz uma reflexão sobre o chamado

Atletas de Caraguatatuba conquistam 31 medalhas no Summer Kids de Jiu-Jitsu em Ubatuba
A equipe de Jiu-Jitsu da Secretaria de Esportes e Recreação de Caraguatatuba brilhou no Summer Kids Ubatuba, realizado no domingo (19), ao conquistar 31 medalhas na competição que reuniu 385 atletas de diversas cidades do Litoral Norte e do Vale do Paraíba, no Ginásio de Esportes Tubão. Caraguatatuba foi representada