Pesquisar No Site
Defesa Civil de Caraguatatuba debate o PPRDC com Polícia Militar e Bombeiros

Defesa Civil de Caraguatatuba debate o PPRDC com Polícia Militar e Bombeiros
Integrantes da Coordenadoria de Defesa Civil de Caraguatatuba participaram na quarta-feira (26/06) de uma reunião, realizada na Secretaria Municipal de Educação, com membros do Grupamento de Bombeiros do Litoral Norte e representantes da Defesa Civil do Estado de São Paulo. O assunto em debate foi o Plano Preventivo de Ressaca da Defesa Civil (PPRDC).

#PraCegoVer: Secretário, de pé, em frente a uma projeção, fala aos presentes, sentados em carteiras, em uma sala da Secretaria de Educação (Fotos: Márcia de Paula/PMC)
A abertura do encontro foi feita pelo vice-prefeito e secretário de Mobilidade Urbana e Proteção ao Cidadão, Capitão Campos Júnior, que falou sobre a importância da implantação de políticas públicas eficazes e preventivas em defesa da população.
Campos Júnior destacou que a forma como um governo enxerga a questão da proteção ao cidadão faz muita diferença. E ressaltou: “A administração está investindo mais de 35 milhões em projetos e obras de macrodrenagem em toda a cidade, visando minimizar o impacto das fortes chuvas”.
“Encontros como esse, em que há a troca de experiências de profissionais que estão atuando há muitos anos na área da Defesa Civil, permite que possamos construir soluções. É um exercício fundamental e enriquecedor”, disse o secretário.
Também participaram da reunião o comandante do 4º Sub Grupamento de Bombeiros do Litoral Norte, Capitão Newton Kruger Júnior, e o capitão PM João Batista de Castro Rapacci, que falaram aos presentes sobre a atuação da corporação no Litoral Norte e estatísticas dos trabalhos realizados.
PPRDC
O Plano Preventivo de Ressaca da Defesa Civil estabelece medidas preventivas a serem tomadas em eventos meteorológico-oceanográficos extremos, como ressacas do mar e marés altas anômalas.
Tanto o PPDC quanto o PPRDC são operados segundo critérios técnicos previstos pela Coordenadoria Estadual de Defesa Civil-Casa Militar do Estado de São Paulo (CEDEC), com base na legislação estadual, monitoramento de dados pluviométricos, previsão meteorológica, vistorias em encostas.
A coordenação geral das operações dos planos são de responsabilidade da Secretaria de Mobilidade Urbana e Proteção ao Cidadão, por meio da Coordenadoria de Defesa Civil.
Veja Também Recentes

Caraguatatuba recebe cerca de 150 mil pessoas durante feriado prolongado e Aniversário de Caraguatatuba
Quem esteve em Caraguatatuba no último feriado prolongado e de comemorações pelos 168 anos de Caraguatatuba, pode aproveitar os eventos culturais organizados pelo governo municipal. Entre os dias 18 e 21 de abril, a cidade recebeu aproximadamente 150 mil pessoas. Somente nos shows, a Secretaria de Turismo contabilizou um público

Professores da disciplina Educação para Relações Étnico-Raciais participam de imersão sobre cultura indígena com ceramista Carlo Cury
No Ponto de Cultura Espaço Hartãt – Acervo Indígena, no bairro Martim de Sá, mantido pelo ceramista Carlo Cury e pelo agrônomo Claudio Dias, os professores da disciplina Educação para Relações Étnico-Raciais (ERER) puderam conhecer um pouco das experiências do artista com povos indígenas, modo de vida e cultura desse

Projeto Mentes Brilhantes prepara alunos da rede municipal para principais competições estudantis do Brasil
Estudantes da rede municipal de ensino de Caraguatatuba, matriculados no do 4º e 5º ano, do Ensino Fundamental I, e do 6º ao 9º ano, do Ensino Fundamental II iniciam nesta segunda-feira (7) a participação no projeto Mentes Brilhantes. A iniciativa visa incentivar, motivar e preparar os alunos para a

Caraguatatuba oferece 101 vagas de emprego nesta segunda-feira
O Posto de Atendimento ao Trabalhador de Caraguatatuba (PAT) está com 101 oportunidades de emprego nesta segunda-feira (31/3), em diversas áreas de atuação e níveis de escolaridade e com ampliação no horário de atendimento à população, com funcionamento das 8h às 16h. No Centro de Apoio ao Trabalhador e Empreendedor

Idosos de Caraguatatuba participam de seletiva para os Jogos Regionais da Melhor Idade 2025
Os idosos esportistas de Caraguatatuba participam durante esta semana da seletiva municipal para os Jogos Regionais da Melhor Idade (Jomi). O Jomi é organizado pela Secretaria de Esportes do Estado de São Paulo. A sede e a data da competição ainda não foram definidas pela organização do evento. Já a