Pesquisar No Site

Capacitação sobre “Autismo, diferente é o mundo que queremos” tem inscrições abertas

Destaques
Capacitação sobre
Capacitação sobre “Autismo, diferente é o mundo que queremos” tem inscrições abertas

Profissionais, familiares, instituições e cuidadores de pessoas com autismo podem participar nos dias 3 e 4 de julho da capacitação sobre “Autismo, diferente é o mundo que queremos” promovida pela Prefeitura de Caraguatatuba por meio da Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência e do Idoso (Sepedi).

#PraCegoVer: várias pessoas sentadas no salão do eventos do Ciapi assistem palestra; há idosos e pessoas em cadeiras de rodas (Foto: Cláudio Gomes/PMC)

O evento será dividido em dois dias para receber públicos diferentes. Na quarta-feira (03/07), das 8h às 12h, no Teatro Mario Covas, será destinada às instituições, educadores, escolas, profissionais de saúde e pesquisadores.

Já no dia 04/07 (quinta-feira), a capacitação será realizada no Centro Integrado de Atenção à Pessoa com Deficiência e ao Idoso (Ciapi), das 10h às 12h, sendo destinada aos familiares e cuidadores de pessoas com autismo.

A palestra será ministrada pela psicopedagoga Paloma Leal Rocha, especialista em ABA (análise do comportamento aplicada), psicomotricidade e em educação especial e inclusão.

A capacitação tem o objetivo de apresentar e discutir tópicos fundamentais nas questões clínicas, abordagens terapêuticas e desenvolvimento da criança com autismo, especialmente a observação, identificação e intervenção precoce na eficácia do tratamento. A proposta é trazer mais esperança às famílias, comunidade escolar e terapeutas que atuam com este público.

As inscrições são gratuitas e devem ser feitas online. A emissão de certificado é opcional, sendo cobrada uma taxa de R$ 8, caso o inscrito opte para receber o certificado do curso. Inscrições para o dia 03/07, no link: https://tinyurl.com/y6r3ajau; e para o dia 04/07 no endereço: https://tinyurl.com/y36qfpeg.

 Conteúdo programático do curso – Introdução; definição e caracterização; problemas de comunicação, de interação social e de comportamento; atenção  compartilhada; dificuldades em habilidades cognitivas; dificuldades em habilidades de teoria da mente; como a análise aplicada do comportamento pode ajudar pais e familiares; uso de estímulos visuais para o estabelecimento  de  rotina  e instruções diárias; orientações a pais para manejo de comportamentos inapropriados baseados na análise do comportamento.

Mais Notícias

Veja Também Recentes

Projeto Caraguá tem Contos abre inscrições para oficina de narração de histórias para educadores
Projeto Caraguá tem Contos abre inscrições para oficina de narração de histórias para educadores

O projeto foi  idealizado e produzido por Ailton Guedes, com o apoio da Fundacc e realizado com recursos da Lei Paulo Gustavo O projeto “Caraguá Tem Contos” realiza em Caraguatatuba apresentações de narração de histórias com Ailton Guedes e artistas convidados da região, trazendo para o público, diversos repertórios de contos

Leia Mais Notícias FUNDACC Publicado em 03/04/2024
Prefeitura faz alteração no trânsito da Miguel Varlez para obras e ônibus mudam rota
Prefeitura faz alteração no trânsito da Miguel Varlez para obras e ônibus mudam rota

A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Mobilidade Urbana e Proteção ao Cidadão, fará alteração temporária no trânsito da avenida Miguel Varlez, no trecho entre o Trevo 1º Centenário (do Supermercado Silva Indaiá) até a ponte sobre o rio Santo Antonio (ao lado do Hospital Stella Maris). O

Leia Mais Notícias Secretaria de Mobilidade Urbana e Proteção ao Cidadão Publicado em 15/04/2024
Prefeitura de Caraguatatuba atua contra trabalho infantil na Martim de Sá
Prefeitura de Caraguatatuba atua contra trabalho infantil na Martim de Sá

A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Assistência Social, promoveu uma ação através do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI) na Martim de Sá, no último sábado (29). A iniciativa, conduzida pela equipe de Serviço Especializado em Abordagem Social (SEAS), teve como principal objetivo conscientizar a população,

Leia Mais Notícias Secretaria de Assistência Social Publicado em 03/04/2024
Time de basquete de Caraguatatuba avança em competições e se destaca nas partidas
Time de basquete de Caraguatatuba avança em competições e se destaca nas partidas

O time de basquete de Caraguatatuba disputou, no último final de semana, o “Basquete Adulto Metropolitano” contra a equipe XXT Basketball. O time teve um desempenho notável, que deixou a partida acirrada, mesmo que o resultado final não tenha sido favorável. A competição terminou em 73 a 68 para o

Leia Mais Notícias Secretaria de Esportes e Recreação Publicado em 09/04/2024
Prefeitura abre inscrições para representantes da sociedade no Conselho Municipal da Juventude de Caraguatatuba
Prefeitura abre inscrições para representantes da sociedade no Conselho Municipal da Juventude de Caraguatatuba

As inscrições para eleição dos representantes da sociedade civil no Conselho Municipal da Juventude de Caraguatatuba (CONJUVE) Gestão 2024/2026 podem ser feitas até o dia 11 de abril (quinta-feira), das 8h30 às 16h30, no Setor de Juventude do Gabinete do Prefeito, no Paço Municipal, no Centro. Serão eleitos oito membros

Leia Mais Notícias Gabinete do Prefeito Publicado em 02/04/2024