Pesquisar No Site
Nível dos rios e maré alta dificultam drenagem de água nos bairros

Nível dos rios e maré alta dificultam drenagem de água nos bairros

#PraCegoVer Decks de madeiras alagados por conta da cheia dos rios (Foto: Divulgação/PMC)
As chuvas acumuladas das últimas 72 horas (238 milímetros ou 238 litros de água por metro quadrado) que atingiram a cidade de Caraguatatuba provocaram a cheia de vários rios da cidade. Aliado a maré alta registrada nas últimas horas (pico de 1,14 metros) e alerta de ressaca, tem prejudicado a drenagem das águas em bairros da cidade.
O problema está concentrado em bairros cortados pelos Rios Juqueriquerê, Perequê-Mirim e Gracuí, além do córrego de drenagem que corta a Avenida João Baptista Gardelin.
Os alagamentos estão concentrados no Barranco Alto, Morro do Algodão, Perequê-Mirim, Pontal Santamarina, Golfinhos e região do Massaguaçu.
Em três dias choveu mais que o dobro previsto para todo o mês de maio, cuja previsão era de 116 milímetros.
Essa situação atípica por força da natureza fez com que as equipes da Prefeitura se deslocassem com maquinários para os bairros mais atingidos e ampliassem os locais de drenagem das águas.

#PraCegoVer Bairro do Barranco Alto alagado por conta do transbordamento do Rio Juqueriquerê (Foto: Divulgação/PMC)
Drenagem
É importante ressaltar que, independentemente das chuvas, a Prefeitura de Caraguatatuba está investindo mais de R$ 30 milhões em obras de drenagem na cidade.
Os empreendimentos serão finalizados no segundo semestre deste ano e início de 2020, quando os impactos causados por chuvas serão minimizados.
São executadas obras de drenagem no Perequê-Mirim, Travessão, parte do Barranco Alto, Santamarina/Golfinhos, Avenida Brasília (Gaivotas, Poiares, Tinga e Jaqueira), Jetuba e Massaguaçu.
Serão executadas ainda este ano obras de drenagem no Casa Branca/Olaria, Centro (bairros entre os Rios Santo Antônio e Guaxinduba) e Jardim do Sol.
Veja Também Recentes

Arte e cultura marcam encerramento do Circuito Negrita Arteira em Caraguatatuba
A cidade de Caraguatatuba recebeu neste sábado (28), a terceira e última parada do Circuito Brincante Negrita Arteira, um projeto cultural que promove a valorização das culturas africanas e afro-brasileiras por meio de atividades lúdicas, educativas e inclusivas. O evento foi realizado na EMEF Prof. Euclydes Ferreira, no bairro Travessão.

Jogos Escolares Municipais começam em Caraguatatuba
O Centro Esportivo Municipal Ubaldo Gonçalves (Cemug) ficou lotado de estudantes esportistas na manhã desta quarta-feira (25) em Caraguatatuba para o início de mais uma edição dos Jogos Escolares Municipais (JEM). A competição começou oficialmente com as primeiras provas da modalidade de atletismo para alunos do Ensino Fundamental II também

Caraguatatuba forma alunos do curso de Técnicas em Vendas
Nesta segunda-feira (30), foi realizada a formatura dos alunos que participaram do curso Técnicas em Vendas, uma parceria do governo municipal com o governo estadual por meio do programa Qualifica SP, na sede do Posto de Atendimento ao Trabalhador (PAT), no bairro Sumaré. De acordo com a secretária de Governo,

Problemas financeiros e internet fixa marcam balanço do Procon de Caraguatatuba em junho
O ranking do Procon da Prefeitura de Caraguatatuba registrou 591 procedimentos formalizados dos 1.185 atendimentos realizados entre os dias 1º e 30 de junho. Desse total, 594 dos atendimentos foram orientações e encaminhamentos para outros órgãos. O relatório de atividades de junho foi marcado por problemas com envio de produtos

Vigias da Secretaria de Administração de Caraguatatuba participam de reunião de trabalho na Fundacc
A reunião de trabalho dos vigias patrimoniais contou com cerca de 70 servidores da categoria na segunda-feira (30/6), no auditório da Fundação Cultural e Educacional de Caraguatatuba (Fundacc), no Centro. Os vigias desempenham um papel fundamental para a administração no zelo e cuidado com o patrimônio público em diversos setores