Pesquisar No Site
Nível dos rios e maré alta dificultam drenagem de água nos bairros
Nível dos rios e maré alta dificultam drenagem de água nos bairros

#PraCegoVer Decks de madeiras alagados por conta da cheia dos rios (Foto: Divulgação/PMC)
As chuvas acumuladas das últimas 72 horas (238 milímetros ou 238 litros de água por metro quadrado) que atingiram a cidade de Caraguatatuba provocaram a cheia de vários rios da cidade. Aliado a maré alta registrada nas últimas horas (pico de 1,14 metros) e alerta de ressaca, tem prejudicado a drenagem das águas em bairros da cidade.
O problema está concentrado em bairros cortados pelos Rios Juqueriquerê, Perequê-Mirim e Gracuí, além do córrego de drenagem que corta a Avenida João Baptista Gardelin.
Os alagamentos estão concentrados no Barranco Alto, Morro do Algodão, Perequê-Mirim, Pontal Santamarina, Golfinhos e região do Massaguaçu.
Em três dias choveu mais que o dobro previsto para todo o mês de maio, cuja previsão era de 116 milímetros.
Essa situação atípica por força da natureza fez com que as equipes da Prefeitura se deslocassem com maquinários para os bairros mais atingidos e ampliassem os locais de drenagem das águas.

#PraCegoVer Bairro do Barranco Alto alagado por conta do transbordamento do Rio Juqueriquerê (Foto: Divulgação/PMC)
Drenagem
É importante ressaltar que, independentemente das chuvas, a Prefeitura de Caraguatatuba está investindo mais de R$ 30 milhões em obras de drenagem na cidade.
Os empreendimentos serão finalizados no segundo semestre deste ano e início de 2020, quando os impactos causados por chuvas serão minimizados.
São executadas obras de drenagem no Perequê-Mirim, Travessão, parte do Barranco Alto, Santamarina/Golfinhos, Avenida Brasília (Gaivotas, Poiares, Tinga e Jaqueira), Jetuba e Massaguaçu.
Serão executadas ainda este ano obras de drenagem no Casa Branca/Olaria, Centro (bairros entre os Rios Santo Antônio e Guaxinduba) e Jardim do Sol.
Veja Também Recentes
Encontro de Coletivos reúne cultura meio ambiente e iniciativas comunitárias no Parque do Juqueriquerê
O Parque Natural Municipal do Juqueriquerê, em Caraguatatuba, recebe neste sábado (22) o Encontro de Coletivos, que deve reunir cultura, meio ambiente, conhecimento e articulação comunitária. O evento será realizado das 9h às 17h e contará com a participação de coletivos socioculturais e ambientais de Caraguatatuba e região. Promovido pelo
Prefeitura de Caraguatatuba aguarda mais aprovados do Concurso de 2023 até sexta-feira
A Prefeitura de Caraguatatuba convocou mais sete aprovados de cinco funções do Concurso Público de 2023 para se apresentar até sexta-feira (11/9), das 9h às 11h e das 13h às 16h30, na Divisão de Gestão de Recursos Humanos (Divisão de RH), no Centro. A lista foi publicada na Edição 1.968
Pirata Cup define equipes classificadas para fase final no Centro Esportivo
O Pirata Cup movimentou o Centro Esportivo Municipal Ubaldo Gonçalves (Cemug) no último sábado (22) com os jogos que definiram as equipes classificadas para a fase final da competição. As partidas também foram transmitidas pela plataforma Youtube, ampliando o acesso do público aos confrontos. A rodada deu sequência ao campeonato
Caraguatatuba promove Jornada Esportiva em homenagem aos profissionais de Educação Física
Em comemoração ao Dia do Profissional de Educação Física, celebrado em 1º de setembro, a Secretaria de Esportes e Recreação da Prefeitura de Caraguatatuba realizou, na quarta-feira (2), uma Jornada Esportiva voltada aos profissionais da rede. O encontro ocorreu na Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba (Fundacc), com uma programação
CaraguaPrev realiza prova de vida de aposentados e pensionista aniversariantes de setembro até dia 30
Segurados ativos e inativos do Instituto de Previdência do Município de Caraguatatuba (CaraguaPrev) aniversariantes de setembro devem realizar o recadastramento anual obrigatório até dia 30 (quarta-feira), das 9h às 16h30, na sede do Regime Próprio de Previdência Social (RPPS), no Centro, ou via on-line por meio do aplicativo Minha Previdência.