Pesquisar No Site
EMEF do Rio do Ouro promove jogos na Semana da Matemática
EMEF do Rio do Ouro promove jogos na Semana da Matemática
Alunos da EMEF Bernardo Ferreira Louzada, no bairro Rio do Ouro, em Caraguatatuba, mergulharam no universo da Matemática por meio de diversos jogos: banco imobiliário, monopólio, dominó com as quatro operações básicas (adição, subtração, multiplicação e divisão) e fração, jogo de cartas Uno, jogo do Dinossauro ou Dino da tabuada, entre outros.

#PraCegoVer: Cinco meninas e um menino estão sentados no chão sob um tapete emborrachado azul. Eles brincam com o jogo de cartas Uno (Foto: Divulgação/PMC)
As atividades em estilo “Estação Rotativa” fazem parte da programação da Semana da Matemática (06 a 10/05) para todas as unidades escolares, desenvolvida pela equipe de Apoio Pedagógico da Secretaria Municipal de Educação.
O objetivo da Semana é valorizar o trabalho colaborativo como forma de aprender e ensinar noções e procedimentos matemáticos. Além disso, ressaltar o trabalho coletivo como forma de favorecer interpretações diversificadas de situações-problema desafiadoras e, também, como forma de elaborar estratégias para resoluções e desenvolver nos alunos, a capacidade investigativa e perseverança na busca de resultados.

#PraCegoVer Menino sentado em uma mesa resolve um jogo no tablet (Foto: Divulgação/PMC)
“Na Fase 2, por exemplo, trabalhamos as formas geométricas de forma interativa. As crianças tinham que construir, identificar e nomear as formas geométricas por meio de brincadeiras em grupo. Já os alunos do 1º, 2º e 3º anos participam e resolvem jogos de acordo com a faixa etária, assim como os do 4º e 5º anos”, explicou a coordenadora pedagógica, Sílvia Elen dos Santos.
De acordo com a estudante Lara Rodrigues dos Santos, do 4º ano, “aprender Matemática com jogos é muito mais divertido e de fácil compreensão”.
Homenagem
O Dia Nacional da Matemática, 6 de maio, foi instituído pela Lei 12.835/2013 para homenagear o matemático, escritor e educador brasileiro Júlio César de Mello e Souza, mais conhecido como Malba Tahan, que escreveu vários livros como “O homem que calculava”, onde no enredo sempre havia situações relacionadas à Matemática.
Veja Também Recentes
Prefeitura notifica concessionárias para garantir limpeza de áreas de domínio em Caraguatatuba
A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Serviços Públicos, notificou a Concessionária Tamoios e a ISA Energia Brasil (concessionária de transmissão de energia elétrica) para que realizem e mantenham a limpeza adequada de suas áreas de domínio no município. A medida visa assegurar não apenas a organização urbana,
Praça Jorge de Castro, no Travessão, recebe peça teatral “Florilégio” neste sábado
Visitantes e moradores de Caraguatatuba estão convidados a prestigiar neste sábado (11/4), às 10h, na Praça Jorge de Castro, no bairro Travessão, o espetáculo “Florilégio”, do grupo Pombas Urbanas, de São Paulo. A apresentação é gratuita. O espetáculo parte do território do real, ancestral e dos sonhos, em um espaço/tempo
Prefeitura de Caraguatatuba reforça 11 funções com mais 21 aprovados do Concurso de 2023
A Secretaria de Administração da Prefeitura de Caraguatatuba convocou mais 21 aprovados de 11 cargos do Concurso Público de 2023 para se apresentar nesta quarta, quinta e sexta-feira (18, 19 e 20/3), das 9h às 12h e das 13h30 às 16h30, na Divisão de Gestão de Recursos Humanos (Divisão de
Linhas 403 e 405 do transporte público têm novos horários para atender estudantes do bairro Jetuba
A Secretaria de Segurança Pública e Mobilidade Urbana, por meio da seção de Transporte Público e Infrações, informa que vai ajustar os horários das linhas 403 e 405 do transporte coletivo para atender estudantes do período integral da EMEF Professora Maria Thereza de Souza Castro, no bairro Jetuba. A mudança,
Natação de Caraguatatuba conquista títulos na 3ª etapa do Circuito Paulista de Águas Abertas
A equipe de natação de Caraguatatuba foi destaque na 3ª etapa do Circuito Paulista de Águas Abertas, realizada no domingo (29), em Paraibuna, com 13 atletas. Entre os resultados, o município conquistou três primeiros lugares com Mariana Mazer e Yasmin Rokita nas provas de 2 km, além de Marcia de