Pesquisar No Site

CEI/EMEI Messias Mendes de Souza recebe palestra sobre tema da campanha “Doe leite, alimente a vida”

Publicado em: 23/05/2019
CEI/EMEI Messias Mendes de Souza recebe palestra sobre tema da campanha “Doe leite, alimente a vida”
CEI/EMEI Messias Mendes de Souza recebe palestra sobre tema da campanha “Doe leite, alimente a vida”

Integrando as atividades da Semana Nacional de Doação de Leite Humano, o CEI/EMEI Messias Mendes de Souza, localizado no bairro do Ipiranga, em Caraguatatuba, recebeu na manhã de ontem (22/05) uma palestra sobre a importância do leite materno e divulgação da campanha de doação. A apresentação foi realizada pela enfermeira Ana Claudia Tripac, que é coordenadora e responsável técnica do Banco de Leite Humano (BLH).

#PraCegoVer: Foto tirada de dentro do Centro de Referência a Mulher onde fica o Banco de Leite. Ao fundo pode-se ver a porta escrita “Banco de leite”.

A campanha tem como tema slogan “Doe leite, alimente a vida” e busca sensibilizar as mães em fase de amamentação, profissionais e toda a sociedade para a importância da doação de leite humano. Por isso, Banco de Leite Humano municipal se propôs a oferecer palestras para os funcionários da escola CEI do Ipiranga e aplicar atividades práticas, com o intuito de esclarecer e desmistificar a ideia de leite fraco e dúvidas sobre a doação, além de explicar à equipe sobre como orientar as mães dos alunos sobre o tema.

“É necessário falar sobre a doação de leite e a importância que faz na vida do bebê que recebe e também das mães que não podem amamentar. Para isso, funcionários tem que estar preparados para dar as informações corretas e auxiliar os pais”, explicou Ana Claudia. Outras escolas municipais também já receberam a orientação do Banco de Leite Humano.

A diretora da unidade, Cristiana Tahan, afirmou que essa atividade realizada na escola é de grande vantagem também para a sociedade, pois a doação afeta muitas pessoas. “Com certeza foi proveitoso para os funcionários que trabalham com bebês na creche, mas entre os funcionários tem mães que estão levando esse aprendizado para a própria vida. Eu descobri como o leite faz toda a diferença para as crianças através da palestra. Eu e todos os funcionários ficamos encantados”, explicou.

Para doar leite humano, deve-se estar atento para alguns cuidados básicos como: higiene pessoal antes de iniciar a coleta, preparo do frasco de vidro com tampa de plástico para guardar o leite, a forma de fazer a retirada, e como guardar. O leite humano deve ser congelado por até 10 dias e nesse período pode ser encaminhado ao Banco de Leite Humano onde será analisado, pasteurizado e submetido a rigoroso controle de qualidade antes de ser ofertado a uma criança.

Aghata Toledo, funcionária do CEI Messias Mendes de Souza, que também participou da palestra, disse que trabalha com crianças há três anos e ainda não sabia sobre todo o processo da doação. “Não é apenas chegar e doar, agora eu sei disso. A criança depende do leite porque através dele, ela receberá todo o nutriente necessário e indispensável para sua formação. Para doar precisa ter amor”, explicou.

A ordenha e doação do leite humano podem ser feitas diretamente no Banco de Leite Humano, que fica dentro do Pró-Mulher, localizado na Av. Doutor da Costa Filho, 2135. O atendimento é de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. Para as mães que desejam fazer a doação mas não tem como ir até o Banco de Leite, a Secretaria de Saúde oferece visitas programadas para coleta do leite. Para isso é necessário que a mamãe esteja cadastrada na rede do BLH, faça o agendamento da retirada e siga todas as instruções de higiene para ordenha e armazenamento. Para mais informações, entre em contato pelo telefone (12) 3897-3510. O pouco que se doa faz a diferença para quem recebe, esse é o principal objetivo da campanha. “Doe leite, alimente a vida.”

 

Sobre o Centro de Referência da Saúde da Mulher

O Centro de Referência da Saúde da Mulher atende consultas de ginecologia, pré-natal de alto risco, psicologia, pediatria, exames de mamografia, exames citológicos de papanicolau, entre outros. O espaço também abriga o Centro de Atendimento Materno Infantil (CEAMI) e o Banco de Leite Humano. Segundo a Secretaria de Saúde, todas as mulheres que necessitam de atendimento especializado são encaminhadas ao Centro de Referência por meio de sua Unidade Básica de Saúde. Mais informações (12) 3897-3500

#PraCegoVer: Imagem que ilustra a campanha “Doe leite, alimente a vida”. No centro da imagem tem um bebê dormindo e duas mãos tocando sua cabeça e pés. No canto esquerdo da imagem dois recipiente com leite e ao lado escrito “Se você pode doar, procure o Banco de Leite humano. Qualquer quantidade pode fazer toda a diferença.”.

Mais Notícias

Veja Também Recentes

Prefeitura de Caraguatatuba faz levantamento de informações turísticas para ranqueamento estadual das estâncias
Prefeitura de Caraguatatuba faz levantamento de informações turísticas para ranqueamento estadual das estâncias

A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria Municipal de Turismo, lançou formulário para as empresas ligadas ao setor turístico do município. Caraguatatuba foi a primeira cidade do Estado de São Paulo a receber o título de Estância Balneária, concedido pela Lei Estadual nº 38/1947, em reconhecimento ao seu enorme

Leia Mais Notícias Secretaria de Turismo Publicado em 21/03/2024
Alunos do Módulo fazem visita técnica noturna ao Parque do Juqueriquerê
Alunos do Módulo fazem visita técnica noturna ao Parque do Juqueriquerê

O Parque Natural Municipal do Juqueriquerê (PNMJ), em Caraguatatuba, recebeu na noite de quinta-feira (14) a visita técnica de 15 alunos do Módulo Centro Universitário, que fizeram uma vivência prática no local. A visita dos alunos do 7º semestre do curso de Ciências Biológicas foi supervisionada pelo professor Dr. Fernando

Leia Mais Notícias Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca Publicado em 15/03/2024
WhatsApp Image 2024-03-28 at 12.56.53
Prefeitura de Caraguatatuba inicia na próxima semana reforma da ponte do Verde Mar

A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Obras e Serviços Públicos, inicia nos próximos dias a reforma da ponte sobre o rio Cocanha, no bairro Verde Mar, Região Norte do município. A estrutura foi danificada por conta das chuvas do ano passado e o problema se agravou em

Leia Mais Notícias Secretaria de Obras Públicas Secretaria de Serviços Públicos Publicado em 28/03/2024
Prefeitura entrega 11 mil kits de escovação aos alunos da rede municipal de Caraguatatuba
Prefeitura entrega 11 mil kits de escovação aos alunos da rede municipal de Caraguatatuba

A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio do Departamento de Saúde Bucal da Secretaria de Saúde, iniciou nesta quinta-feira (21), a entrega dos kits de escovação aos alunos da 1ª fase ao 5º ano da rede municipal de ensino. Ao todo, 11 mil kits serão entregues, contendo escova dental, pasta de

Leia Mais Notícias Secretaria de Saúde Publicado em 21/03/2024
Caraguatatuba inicia semana com 237 vagas de emprego
Caraguatatuba inicia semana com 237 vagas de emprego

O Posto de Atendimento ao Trabalhador de Caraguatatuba inicia a semana com 237 oportunidades de emprego. Destaque para 77 vagas de eletricista em diversas áreas, 20 para preparador de estrutura metálica (ajudante de obras), 20 de sinaleiro, 10 de operador de telemarketing, sete de soldador e seis de encanador. O

Leia Mais Notícias PAT Publicado em 25/03/2024