Pesquisar No Site
Caraguatatuba forma mais de 800 alunos no PROERD no 1º trimestre de 2019

Caraguatatuba forma mais de 800 alunos no PROERD no 1º trimestre de 2019
Alunos de 8 unidades escolares de Caraguatatuba participaram do PROERD – Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência no 1º trimestre de 2019. Ao todo foram 836 alunos do 5º ano do ensino fundamental, com idade entre 9 e 10 anos.

#PraCegoVer: O leão Daren, mascote do Proerd, interage com as crianças, sentadas em cadeiras no pátio da escola durante o evento (Foto: Lucas Camargo/PMC)
O programa é realizado através de uma parceria entre a Polícia Militar e a Prefeitura Municipal de Caraguatatuba, através da Secretaria de Educação, e tem como objetivo ensinar estratégias de resistência e de tomada de decisão, que ajudem os estudantes a desenvolver habilidades que os permitam realizar escolhas seguras, responsáveis e saudáveis. O programa trabalha ainda questões de civismo, cidadania e valores humanos.
As cerimônias aconteceram entre os dias 06 a 28 de maio. Com a participação da mascote do PROERD, o leão DAREN, as cerimônias foram alegres e festivas. O lema “Luz, câmera, ação” decorado e repetido diversas vezes pelos alunos, foi marca registrada durante todo o evento.

#PraCegoVer: Crianças uniformizadas posam para foto junto ao mascote, aos professores e integrantes da PM (Foto: Lucas Camargo/PMC)
Participaram das cerimônias as equipes gestoras das unidades escolares, supervisores de ensino, a Secretária Municipal de Educação e representantes da 2ª Cia do 20º Batalhão de Polícia Militar do Interior “Coronel Edgard Armond”.
As escolas participantes foram:
EMEF Prof.ª Maria Aparecida Ujio
EMEF Prof.ª Jane Urbano Focesi
EMEF Prof.º Geraldo de Lima
EMEI/EMEF Masako Sone
EMEI/EMEF Prof.º Alaor Xavier Junqueira
EMEFEBS Prof.º Ricardo Luques Sammarco Serra
EMEF Prof.º Euclydes Ferreira
EMEI/EMEF Carlos Altero Ortega
O programa
O PROERD (Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência) é a versão brasileira do programa norte-americano Drug Abuse Resistence Education – D.A.R.E., surgido em 1983. No Brasil o programa foi implantado em 1992 e hoje atinge vários estados.
Iniciado no Litoral Norte em 1997, o PROERD já atingiu cerca de 62 mil crianças. Em Caraguatatuba, aproximadamente 33 mil crianças já passaram pelo programa.
Veja Também Recentes

Problemas financeiros e internet fixa marcam balanço do Procon de Caraguatatuba em junho
O ranking do Procon da Prefeitura de Caraguatatuba registrou 591 procedimentos formalizados dos 1.185 atendimentos realizados entre os dias 1º e 30 de junho. Desse total, 594 dos atendimentos foram orientações e encaminhamentos para outros órgãos. O relatório de atividades de junho foi marcado por problemas com envio de produtos

Caraguatatuba reforça compromisso com inclusão escolar na abertura do segundo semestre
O Setor de Educação Inclusiva de Caraguatatuba deu início ao segundo semestre letivo de 2025 com uma reunião geral de boas-vindas e alinhamento, realizada nesta sexta-feira (1º). O encontro reuniu a equipe de especialistas, professores do Atendimento Educacional Especializado (AEE) e profissionais dos Centros de Referência à Inclusão Escolar e

Dois Velhinhos Pelo Mundo participam da Quarta Literária nesta semana
A Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba (Fundacc) realiza nesta quarta-feira (6/8), às 19h, na Biblioteca de Artes Leopoldo Ferreira Louzada, a Quarta Literária. Os convidados deste primeiro encontro são Júlio e Débora D’Zambê, conhecidos como Dois Velhinhos Pelo Mundo. Os multiartistas são professores de arte, músicos, atores e escritores.

Curso de Boas Práticas em Manipulação de Alimentos abre 44 vagas em Caraguatatuba
O Banco de Alimentos de Caraguatatuba está com inscrições abertas para o curso gratuito de Boas Práticas em Manipulação de Alimentos, que será realizado no dia 5 de agosto, das 9h às 13h, na Videoteca Lúcio Braun, que está localizada no Polo Cultural Profª Adaly Coelho Passos, na Praça Dr.

Espaço Cultural Hartãt exibe documentário indígena premiado neste sábado
O Espaço Cultural Hartãt, em Caraguatatuba, exibe neste sábado (19), às 19h, o documentário premiado “Yõg ãtak: meu pai, Kaiowá”. A entrada é gratuita e é indicado para maiores de 14 anos. O longa-metragem retrata a busca de Sueli e Maiza Maxakali pelo pai, Luis Kaiowá, que foi separado delas