Pesquisar No Site

Procon de Caraguatatuba debate vendas abusivas para idosos no Instituto Pró+Vida nesta quarta (24/04)

Publicado em: 23/04/2019
Procon de Caraguatatuba alerta idosos sobre vendas abusivas com ciclo de palestras
Procon de Caraguatatuba debate vendas abusivas para idosos no Instituto Pró+Vida nesta quarta (24/04)

O Procon da Prefeitura de Caraguatatuba continua com a palestra gratuita “Consumo e o Idoso” na próxima quarta-feira (24/04), às 9h, no Instituto Pró+Vida, no bairro Ponte Seca. O objetivo é alertar e orientar a população idosa sobre a prática de vendas abusivas.

#PraCegoVer: Técnicos do Procon de Caraguatatuba ministram palestra sobre consumo na terceira idade (Foto: Luís Gava/PMC)

Os técnicos do Procon também abordam o assunto no dia 2 de maio, às 14h, no Centro de Convivência da Terceira Idade (CCTI) “Estrela do Mar”, no bairro Cidade Jardim. O ciclo de palestras termina no dia 8 de maio, às 10h, na Associação dos Aposentados e Pensionistas de Caraguatatuba, no Indaiá.

O diretor do Procon, Aliéx Moreira, explica que de mil atendimentos realizados por mês, em media 45% são de idosos. “A maior parte das reclamações são de empréstimos ou compras que não fizeram. Muitas vezes a abordagem do vendedor é feita de uma forma que os idosos autorizam, sem saber que estão fechando negócio”, disse.

Além de dicas alertando sobre a prática de vendas abusivas, o público-alvo recebe orientações sobre compras na internet, clonagem de cartão, financiamentos, direito de arrependimento, entre outros dispositivos do Código de Defesa do Consumidor (Lei nº 8.078, de 11 de setembro de 1990).

A primeira palestra ocorreu no dia 4 de abril, na Associação Lar São Francisco, no bairro Perequê-Mirim. Técnicos do órgão apresentaram o tema no dia 11 de abril, no Centro Integrado de Atenção à Pessoa com Deficiência e ao Idoso (Ciapi), no Jardim Jaqueira.

Reclamação – Para o registro da reclamação, o consumidor deve comparecer ao Procon de Caraguatatuba, no Centro, pessoalmente ou por meio de terceiros, com uma procuração. É preciso apresentar RG, CPF e toda documentação pertinente à reclamação, como nota fiscal, ordem de serviço, comprovante de pagamento e outros.

O atendimento para registro de reclamações, retorno e cadastro de Nota Fiscal Paulista é realizado de segunda a quinta-feira, das 9h às 16h30. As audiências são realizadas de segunda a quinta-feira, das 9h às 16h. Na sexta-feira, a equipe fiscaliza os locais com mais reclamações dos consumidores. O Procon conta com 13 funcionários.

O endereço é Av. Frei Pacífico Wagner, 908 – Centro. Mais informações pelos telefones (12) 3897-8282/ (12) 3897-8279.

Serviço: Palestras gratuitas “Consumo e o Idoso”

– Dia 24/4 – quarta-feira, às 9h – Instituto Pró+Vida (Avenida José Benedito de Faria, 05 – Ponte Seca)

– Dia 2/5 – quinta-feira, às 14h – Centro de Convivência da Terceira Idade Estrela do Mar (Alameda Ciprestes, 145 – Cidade Jardim)

– Dia 8/5 – quarta-feira, às 10h – Associação dos Aposentados e Pensionistas (Av. Brasília, 157 – Indaiá).

Procon de Caraguatatuba

Av. Frei Pacífico Wagner, 908 – Centro.

Telefone: (12) 3897-8282/ (12) 3897-8279

Site: http://procon.caraguatatuba.sp.gov.br/

FanPage: https://www.facebook.com/proconcaragua/

Mais Notícias

Veja Também Recentes

Cerimônia ‘Barcos ao Mar’ celebra a abertura da pesca do camarão
Cerimônia ‘Barcos ao Mar’ celebra a abertura da pesca do camarão

A benção das embarcações acontece no Entreposto de Pesca do Camaroeiro no dia 28 de abril   A 25ª edição da tradicional cerimônia ‘Barcos ao Mar’ será realizada no dia 28 de abril, domingo, a partir das 10h, no Entreposto de Pesca do Camaroeiro, no Centro de Caraguatatuba. Este é

Leia Mais Notícias FUNDACC Publicado em 12/04/2024
Inscrições para estabelecimentos participarem do 3º Geek Games seguem até sexta-feira
Prefeitura de Caraguatatuba abre chamamento para empresas que queiram patrocinar o 3º Geek Games

A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Turismo, está com chamamento aberto para empresas que queiram patrocinar o 3º Geek Games, que será realizado de 02 a 05 de maio, na Praça da Cultura, no Centro. As propostas devem ser protocoladas até o dia 19 de abril, na

Leia Mais Notícias Secretaria de Turismo Publicado em 15/04/2024
Claudia Canova e Espaço Hartāt convidam para a exposição
Claudia Canova e Espaço Hartāt convidam para a exposição “Entre as Cores: Da serra ao Mar”

Em um mundo cada vez mais desconectado da natureza, a ceramista e artista plástica Claudia Canova apresenta um olhar único sobre a temática através de suas cerâmicas. Pequenos insetos, geralmente ignorados ou até mesmo temidos, assumem proporções grandiosas em suas obras, convidando o público a um encontro inesperado e transformador.

Leia Mais Notícias FUNDACC Publicado em 10/04/2024
Prefeitura prorroga prazo do Concurso de Fotografia para 'Dia do Observador de Aves' até 1° de maio
Prefeitura prorroga prazo do Concurso de Fotografia para ‘Dia do Observador de Aves’ até 1° de maio

A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca, informa a prorrogação do prazo para o Concurso de Fotografia em celebração ao ‘Dia do Observador de Aves’, até a próxima quarta-feira (1°/05). Portanto, os interessados em concorrer ainda podem se increver e enviar a foto

Leia Mais Notícias Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 15 - Vida terrestre ODS 8 - Trabalho decente e crescimento econômico Publicado em 25/04/2024
Inscrições para estabelecimentos participarem do 3º Geek Games seguem até sexta-feira
Inscrições para estabelecimentos participarem do 3º Geek Games seguem até sexta-feira

Estabelecimentos interessados em participar do 3º Festival Geek Games têm até sexta-feira (19) para realizar as inscrições. O evento será realizado entre os dias 02 e 05 de maio, na Praça da Cultura, no Centro. São disponibilizados até oito espaços destinados a lojas comerciais de produtos geek. Caso o número

Leia Mais Notícias Secretaria de Turismo Publicado em 16/04/2024