Pesquisar No Site

Prefeitura de Caraguatatuba promove ações alusivas ao Dia Nacional de Educação para o Surdo

IMG_0033
Prefeitura de Caraguatatuba promove ações alusivas ao Dia Nacional de Educação para o Surdo

#PraCegoVer: símbolo internacional do surdo: formato de uma orelha com traço que simboliza aparelho auditivo em um fundo azul; (Foto: Arte/PMC)

No dia 23 de abril (terça-feira) é comemorado o Dia Nacional de Educação para o Surdo. A data foi criada para reforçar as conquistas sobre a escolarização de estudantes surdos e a inclusão no ensino regular. No Brasil, a Língua Brasileira de Sinais – Libras é legalizada como meio de comunicação para esse público.

Para lembrar a data, a Prefeitura de Caraguatatuba promoverá atividades a fim de informar e sensibilizar as pessoas para as questões da comunidade surda, sua língua e cultura, bem como o fomento para melhora das condições de participação social: trabalho, educação, saúde, dignidade e cidadania.

Na terça-feira, às 14h, o Centro Integrado de Atenção à Pessoa com Deficiência e do Idoso (Ciapi) promoverá uma palestra com o tema “Um idioma que se vê”, voltada às pessoas surdas, familiares e interessados no tema. No mesmo dia, às 10h e 11h, o Cras Sul, também promoverá palestra com o mesmo tema.

Ainda no dia 24, às 18h, haverá uma roda de conversa com surdos sobre “Surdo e deficientes auditivos no mercado de trabalho”. O encontro é aberto ao público e será na sala de capacitação da Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência e do Idoso (Sepedi), no bairro Jardim Jaqueira.

Na sexta-feira (26), às 9h, o Cras Massaguaçu também promoverá a palestra “O idioma que se vê”, e às 15h, na Biblioteca Afonso Schmidt, roda de conversa sobre “Como a comunidade surda interage com a cidade: barreiras e facilitadores”.

Escola Bilíngue – Caraguatatuba já deu um passo importante na inclusão de pessoas surdas no ensino regular.  A EMEF Prof. Ricardo Luques Sammarco Serra, no bairro Praia das Palmeiras promove desde 2018, o aprendizado da Língua Brasileira de Sinais (Libras) aos estudantes com surdez severa, que não têm oralidade, e aos seus pais ou responsáveis. Como também aos colegas de sala, professores e funcionários.

O objetivo é proporcionar a inclusão desses alunos, tanto na escola quanto no ambiente familiar e comunidade escolar. Cada sala tem um professor de LIBRAS e Atendimento Educacional Especializado em Surdez no contraturno. A escola da Praia das Palmeiras foi escolhida por atender o Ensino Fundamental do 1º ao 9º anos e ser equidistante de onde moram os alunos facilitando, assim, o acesso de todos.

Todas as ações são abertas ao público, sem necessidade de inscrição prévia. Confira a programação completa:

 

Programação:

23/04 – 14h – Palestra “O idioma que se vê”

Local: Sala de Cinema do CIAPI: Avenida Jorge Burihan, 30 – Jd. Jaqueira

 

24/04 – 10h e 11h – Palestra “O idioma que se vê”

Local: Cras Sul (Av. José Herculano, 6900 – Porto Novo)

18h – Roda de conversa com surdos: “Surdo e deficientes auditivos no mercado do trabalho” – Local: Sala de Capacitação: Sepedi – Avenida Jorge Burihan, 10 – Jd. Jaqueira.

 

26/04 – 9h – Palestra “O idioma que se vê”

Local: Cras Massaguaçu (R. José Gerônimo Soares, 400)

 

26/04 – 15h – Roda de conversa “Como a comunidade surda interage com a cidade: barreiras e facilitadores” – Parceria com a Biblioteca Afonso Schmidt – FUNDACC

Local: Biblioteca Afonso Schmidt (Rua Santa Cruz, 496 – Centro).

Mais Notícias

Veja Também Recentes

Fundacc lança “Na praia com Livros e Histórias”
Fundacc lança “Na praia com Livros e Histórias”

E se na praia, além do bronze, você também pegasse livros e ouvisse boas histórias? Com o objetivo de fomentar o hábito da leitura e valorizar os artistas contadores de histórias da região, a partir do dia 9 de março, a Fundacc dá início à ação cultural “Na praia com Livros

Leia Mais Notícias FUNDACC Publicado em 04/03/2024
Empreenda Já reforça cursos voltados ao empreendedorismo feminino
Empreenda Já reforça cursos voltados ao empreendedorismo feminino

Neste Dia Internacional da Mulher, a Prefeitura de Caraguatatuba, através do ‘Empreenda Já’ reforça um serviço especial voltado à mulher empreendedora. Em parceria com o Sebrae, o programa ‘Movimento Sebrae Delas SP’, incentiva o apoio e o fortalecimento do empreendedorismo feminino. Com o slogan ‘Desenvolvendo Empreendedoras Líderes Apaixonadas pelo Sucesso’,

Leia Mais Notícias Gabinete do Prefeito Publicado em 08/03/2024
Representantes de municípios da região debatem sobre Vigilância Sanitária em oficina de gerenciamento de risco
Representantes de municípios da região debatem sobre Vigilância Sanitária em oficina de gerenciamento de risco

A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Vigilância Sanitária, em conjunto com o Grupo de Vigilância Sanitária Estadual, promoveram nesta quinta-feira (7), a 1ª Oficina de Gerenciamento de Risco em Vigilância Sanitária. O evento foi realizado no auditório do polo da Fundacc, no Centro, e reuniu representantes dos municípios do

Leia Mais Notícias Secretaria de Saúde Publicado em 08/03/2024
Mais 170 alunos da rede municipal de Caraguatatuba participam da abertura do Proerd e Trânsito Legal
Mais 170 alunos da rede municipal de Caraguatatuba participam da abertura do Proerd e Trânsito Legal

Os programas educacionais de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd) e Trânsito Legal foram iniciados nesse ano letivo nesta quarta-feira (13/3). Em meio a muita festa, foi realizada a entrega de camisetas temáticas aos alunos da EMEI/EMEF Aida de Almeida Castro Grazioli, no bairro Rio do Ouro, região Centro

Leia Mais Notícias Secretaria de Educação Publicado em 13/03/2024
Equipes Sub 15 e Sub 16 do Caraguá Basktball estreiam na Liga Paulista
Equipes Sub 15 e Sub 16 do Caraguá Basktball estreiam na Liga Paulista

Os meninos que representam a equipe de base do basquete da cidade (Caraguá Basketball) fizeram a estreia no sábado (16/03) na Liga Paulista, nas categorias sub 15 e sub 16. Depois de longos três meses de treinamento, muita dedicação e comprometimento, o time abriu o campeonato com uma vitória contra

Leia Mais Notícias Secretaria de Esportes e Recreação Publicado em 19/03/2024