Pesquisar No Site
Idosos de Caraguatatuba participam de palestra sobre as práticas de vendas abusivas
Idosos de Caraguatatuba participam de palestra sobre as práticas de vendas abusivas
Com o objetivo de alertar e orientar a população idosa sobre a prática de vendas abusivas, principalmente os golpes financeiros, a equipe do Procon de Caraguatatuba realizou na manhã desta quarta-feira (04/04), na Associação Lar São Francisco, no bairro Perequê- Mirim, palestra com o tema “Consumo e o Idoso”.

#PraCegoVer: cerca de 10 idosos sentados assistindo palestra. (Foto: divulgação/PMC)
A oficina gratuita é a primeira de um ciclo de cinco palestras que serão promovidas nos meses de abril e maio para idosos de diferentes instituições no município. O encontro é conduzido por meio de roda de conversa para esclarecimento das principais dúvidas dos participantes.
O diretor do Procon, Aliéx Moreira, disse que a primeira experiência foi satisfatória e gratificante. “É nítido que eles precisam de orientações e muitos já caíram em vários golpes. De mil atendimentos realizados por mês, em media 45% são reclamações de idosos com transações que não autorizaram”, disse.
A próxima oficina será no dia 11 de abril (quinta-feira), às 9h, no Centro Integrado de Atenção à Pessoa com Deficiência e ao Idoso (Ciapi), no bairro Jardim Jaqueira. Não é necessário realizar inscrição.
No dia 24 de abril, às 9h, será promovida no Instituto Pró+Vida, no bairro Ponte Seca e no dia 02 de maio, às 14h, no Centro de Convivência da Terceira Idade (CCTI) “Estrela do Mar”, no bairro Cidade Jardim.
Para encerrar o ciclo de palestras, dia 08 de maio, às 10h, a oficina será na Associação dos Aposentados e Pensionistas de Caraguatatuba, no bairro Indaiá. Qualquer pessoa pode participar das oficinas.
Os principais temas abordados são: o que é o Procon e sua função; principais orientações sobre consumismo; influência da publicidade; idoso como alvo do mercado de consumo; as agressivas abordagens de venda, entre outros.
Serviço
– Dia 11/4 – quinta-feira, às 9h – Ciapi (Avenida Jorge Burihan, 30 – Jardim Jaqueira)
– Dia 24/4 – quarta-feira, às 9h – Instituto Pró+Vida (Avenida José Benedito de Faria, 05 – Ponte Seca)
– Dia 2/5 – quinta-feira, às 14h – Centro de Convivência da Terceira Idade (Alameda Ciprestes, 145 – Cidade Jardim)
– Dia 8/5 – quarta-feira, às 10h – Associação dos Aposentados e Pensionistas (Av. Brasília, 157 – Indaiá)
Veja Também Recentes
Últimos dias para inscrição no processo seletivo de 24 guarda-vidas em Caraguatatuba
Quem pretende trabalhar como guarda-vidas nas praias de Caraguatatuba durante a temporada de verão 2026/2027 deve ficar atento ao prazo. A Prefeitura oferece 24 vagas temporárias, com salário de R$ 2.169,89 e benefícios, e as inscrições entram na reta final neste mês. Pela internet, os interessados têm até o dia
3ª parcela do ISS Fixo e taxas municipais vence na próxima segunda-feira
A 3ª parcela do Imposto Sobre Serviços (ISS) Fixo e das Taxas de Licença, Localização e de Funcionamento da Prefeitura de Caraguatatuba pode ser paga nesta segunda-feira (21/9). As outras datas de vencimento dos tributos são 20 de outubro, 23 de novembro e 21 de dezembro. Os carnês on-line estão
Prefeitura de Caraguatatuba promove capacitação em Gestão Contratual
A Secretaria de Administração ministrou o treinamento “Gestão Contratual” na primeira quinzena de agosto para 35 servidores que fazem a gestão de contratos das secretarias da Prefeitura de Caraguatatuba. Os técnicos se reuniram na Secretaria da Educação, no Indaiá. A assessora de governança, Márcia Paiva de Medeiros, aplicou a capacitação
Caraguatatuba disputa 5ª rodada da Superliga da Melhor Idade de Vôlei Adaptado
O Ginásio de Esportes Juca Moreira, em Pindamonhangaba, recebeu, na tarde do último sábado (22), as equipes de Caraguatatuba e Lorena para a 5ª rodada da Superliga da Melhor Idade de Vôlei Adaptado. Em uma partida de alto nível, a equipe de Caraguatatuba manteve a concentração e a disposição até
Humorista Marco Luque apresenta show “É disso que eu tô falando” em setembro no Teatro Mario Covas
O Teatro Mario Covas, em Caraguatatuba, abre a programação de setembro com espetáculo de comédia. O humorista Marco Luque apresenta seu novo show “É disso que eu tô falando” no dia 11, sexta-feira, às 21h. Os ingressos podem ser adquiridos pelo link https://tinyurl.com/bdpfzwjr ou na livraria Reticências (Av. Anchieta, nº 556, no Centro).