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Deficiências e práticas esportivas inclusivas é tema de encontro para professores de Educação Física da rede municipal
Deficiências e práticas esportivas inclusivas é tema de encontro para professores de Educação Física da rede municipal
Docentes da rede municipal de ensino de Caraguatatuba se reuniram nessa segunda-feira (1º/04) para um bate papo com a fisioterapeuta Daniela Nunes Marazzi, pós-graduada em Fisioterapia Neurofuncional e em Neuropsicopedagogia, que abordou o tema “Um Olhar para as Deficiências”.
Durante a palestra, foi abordado o conceito de deficiência (ausência ou a disfunção de uma estrutura psíquica, fisiológica ou anatômica), classificação (visual, auditiva, motora e mental ou intelectual), tipos (congênita, hereditária ou adquirida), funcionamento do cérebro, funções cognitivas dos lóbulos cerebrais (frontal, parietal, temporal e occipital), relação entre Neurociência, Psicologia, Pedagogia e Neuroeducação, terminologias atuais (pessoa com deficiência e não portadora de deficiência), entre outros assuntos.
A diretora do setor de Educação Inclusiva da Secretaria de Educação, Adriana Coelho, e a coordenadora do Atendimento Educacional Especializado nas Salas de Recursos da Secretaria de Educação, Juliane Ribeiro de Almeida, também participaram e tiraram dúvidas sobre o atendimento a alunos com deficiência.
Em seguida, os professores tiveram uma aula prática com o técnico de atletismo do Programa de Apoio e Incentivo ao Esporte Paralímpico (Paiep), Rodrigo Brandt, com as presenças das paratletas Ellen Dias Braga, e Josiane Nowacki.
Brandt explicou que nos esportes paralímpicos, os atletas competem por categorias, de acordo com o comprometimento funcional. Apresentou a paratleta Josiane Nowacki, 36 anos, que participa de corrida na cadeira de rodas adaptada. Na oportunidade, os docentes puderam ver de perto a cadeira de competição.
Depois, ensinou como fazer a transposição de um cadeirante para a cadeira de arremessos e ainda como prender o paratleta com as fitas de segurança. Houve exibição de arremesso de peso, glub (pino de madeira), dardo e disco com a paratleta recordista das Américas no arremesso de peso, Ellen Dias Braga.
O professor de Educação Física, Edson Piqueira, da EMEF Profª Maria Thereza de Souza Castro (Jetuba), há sete anos e meio na rede municipal de ensino, aprovou o encontro. “É necessário sempre se atualizar sobre as terminologias corretas em relação à pessoa com deficiência, como lidar com elas da maneira mais respeitosa e como incentivar nossos alunos com deficiência a praticar esportes. O conteúdo repassado foi bem interessante e proveitoso”, avaliou.
A colega Daniela Yoko, da EMEF Oswaldo Ferreira (Casabranca) também achou importante o conteúdo da formação. “No momento, não tenho aluno com deficiência, mas, a qualquer momento, posso ter que lidar com a situação. Nunca tinha estado pessoalmente com paratletas e acompanhar, na prática, o arremesso de peso, dardo e disco foi ótimo para aprender. Não vejo a hora dos próximos encontros sobre inclusão nas modalidades esportivas”, afirmou.
O encontro foi realizado no Centro Esportivo Municipal Ubaldo Gonçalves (Cemug) e teve o objetivo de proporcionar debates e estudos sobre a nova BNCC e da implantação do Currículo Paulista e do Estudo e Planejamento do novo currículo Municipal de ensino, onde a de educação física no âmbito da cultura corporal do movimento e as práticas corporais e que seus eixos temáticos: Brincadeiras e Jogos; Ginásticas; Danças; Lutas; Práticas corporais de aventura; e Esportes.
A professora Sílvia Patrícia da Silva, da equipe de Apoio Pedagógico da Secretaria de Educação, responsável pela disciplina, disse que essa foi a segunda reuniãopara tratar sobre o currículo paulista e a construção do currículo Municipal de Educação Física.
Teremos, ainda, uma série de práticas voltadas para educação física escolar e inclusiva, com o objetivo de conhecer os benefícios de cada uma, formas de repassá-las aos alunos, sem deficiência e com deficiência, visando a atividade física e desenvolvimento de habilidades socioemocionais e a formação do professor”, disse Sílvia.
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