Pesquisar No Site
Deficiências e práticas esportivas inclusivas é tema de encontro para professores de Educação Física da rede municipal
Deficiências e práticas esportivas inclusivas é tema de encontro para professores de Educação Física da rede municipal
Docentes da rede municipal de ensino de Caraguatatuba se reuniram nessa segunda-feira (1º/04) para um bate papo com a fisioterapeuta Daniela Nunes Marazzi, pós-graduada em Fisioterapia Neurofuncional e em Neuropsicopedagogia, que abordou o tema “Um Olhar para as Deficiências”.

#PraCegoVer: A paratleta Josiane Nowacki está sentada numa cadeira de rodas adaptada para competição de paratletismo. Ela veste camiseta e bermuda pretas de malha e tênis cano alto rosa. Ela demonstra como empurrar a cadeira. O técnico Rodrigo Brandt está em pé do seu lado direito. Ele veste camisa de manga curta com gola em tons de verde mais claro e escuro e com detalhes em azul e amarelo e bermuda azul marinho e tênis cinza. (Foto: Luís Gava/PMC)
Durante a palestra, foi abordado o conceito de deficiência (ausência ou a disfunção de uma estrutura psíquica, fisiológica ou anatômica), classificação (visual, auditiva, motora e mental ou intelectual), tipos (congênita, hereditária ou adquirida), funcionamento do cérebro, funções cognitivas dos lóbulos cerebrais (frontal, parietal, temporal e occipital), relação entre Neurociência, Psicologia, Pedagogia e Neuroeducação, terminologias atuais (pessoa com deficiência e não portadora de deficiência), entre outros assuntos.
A diretora do setor de Educação Inclusiva da Secretaria de Educação, Adriana Coelho, e a coordenadora do Atendimento Educacional Especializado nas Salas de Recursos da Secretaria de Educação, Juliane Ribeiro de Almeida, também participaram e tiraram dúvidas sobre o atendimento a alunos com deficiência.
Em seguida, os professores tiveram uma aula prática com o técnico de atletismo do Programa de Apoio e Incentivo ao Esporte Paralímpico (Paiep), Rodrigo Brandt, com as presenças das paratletas Ellen Dias Braga, e Josiane Nowacki.
Brandt explicou que nos esportes paralímpicos, os atletas competem por categorias, de acordo com o comprometimento funcional. Apresentou a paratleta Josiane Nowacki, 36 anos, que participa de corrida na cadeira de rodas adaptada. Na oportunidade, os docentes puderam ver de perto a cadeira de competição.
Depois, ensinou como fazer a transposição de um cadeirante para a cadeira de arremessos e ainda como prender o paratleta com as fitas de segurança. Houve exibição de arremesso de peso, glub (pino de madeira), dardo e disco com a paratleta recordista das Américas no arremesso de peso, Ellen Dias Braga.

#PraCegoVer: No campo gramado do Cemug, o técnico Rodrigo Brandt prepara a paratleta Ellen Dias Braga na cadeira para arremesso de pelo. À direita da paratleta, uma menina segura o glub (pino de madeira). Cinco pessoas observam a ação, dois homens e três mulheres. (Foto: Luís Gava/PMC)
O professor de Educação Física, Edson Piqueira, da EMEF Profª Maria Thereza de Souza Castro (Jetuba), há sete anos e meio na rede municipal de ensino, aprovou o encontro. “É necessário sempre se atualizar sobre as terminologias corretas em relação à pessoa com deficiência, como lidar com elas da maneira mais respeitosa e como incentivar nossos alunos com deficiência a praticar esportes. O conteúdo repassado foi bem interessante e proveitoso”, avaliou.
A colega Daniela Yoko, da EMEF Oswaldo Ferreira (Casabranca) também achou importante o conteúdo da formação. “No momento, não tenho aluno com deficiência, mas, a qualquer momento, posso ter que lidar com a situação. Nunca tinha estado pessoalmente com paratletas e acompanhar, na prática, o arremesso de peso, dardo e disco foi ótimo para aprender. Não vejo a hora dos próximos encontros sobre inclusão nas modalidades esportivas”, afirmou.
O encontro foi realizado no Centro Esportivo Municipal Ubaldo Gonçalves (Cemug) e teve o objetivo de proporcionar debates e estudos sobre a nova BNCC e da implantação do Currículo Paulista e do Estudo e Planejamento do novo currículo Municipal de ensino, onde a de educação física no âmbito da cultura corporal do movimento e as práticas corporais e que seus eixos temáticos: Brincadeiras e Jogos; Ginásticas; Danças; Lutas; Práticas corporais de aventura; e Esportes.
A professora Sílvia Patrícia da Silva, da equipe de Apoio Pedagógico da Secretaria de Educação, responsável pela disciplina, disse que essa foi a segunda reuniãopara tratar sobre o currículo paulista e a construção do currículo Municipal de Educação Física.
Teremos, ainda, uma série de práticas voltadas para educação física escolar e inclusiva, com o objetivo de conhecer os benefícios de cada uma, formas de repassá-las aos alunos, sem deficiência e com deficiência, visando a atividade física e desenvolvimento de habilidades socioemocionais e a formação do professor”, disse Sílvia.
Veja Também Recentes
Dia D de vacinação contra gripe aplica mais de 2 mil doses e abre campanha no município
O Dia D de vacinação contra a gripe influenza em Caraguatatuba, realizado no último sábado (28), resultou na aplicação de 2.142 doses. A ação marcou o início da campanha de imunização, voltada aos grupos prioritários definidos pelo Ministério da Saúde. Nesta primeira etapa, a vacinação não contempla a população em
Vigilância Sanitária orienta profissionais de açougues sobre boas práticas na manipulação de alimentos em Caraguatatuba
A Vigilância Sanitária realizou, na quarta-feira (25), uma orientação técnica voltada a profissionais que atuam em estabelecimentos comerciais de alimentos, com foco específico em açougues. Durante a orientação, foram abordadas as principais formas de contaminação de alimentos, física, química e biológica, e as medidas de prevenção durante o armazenamento, manipulação
Caraguatatuba vence Taubaté na Liga Metropolitana de Basquete
O basquete feminino de Caraguatatuba conquistou mais uma vitória fora de casa ao superar Taubaté por 56 a 41, em duelo válido pela Liga Metropolitana de Basketball, último no domingo (12), no ginásio do Taubaté Country Club. Com atuação segura do início ao fim, a equipe contou com o protagonismo
Curso de Boas Práticas em Manipulação de Alimentos capacita profissionais em Caraguatatuba
O Banco de Alimentos de Caraguatatuba promove, quinta-feira (19) e sexta-feira (20), o Curso de Boas Práticas em Manipulação de Alimentos. A capacitação ocorre na sede do Banco de Alimentos e é ministrada pela nutricionista e responsável técnica do equipamento, Cíntia Araújo. A iniciativa tem como objetivo reforçar a segurança
Andressa e Hiago, DJ Miro e Paóli encerram programação de food trucks no Complexo do Camaroeiro em Caraguatatuba
A Prefeitura de Caraguatatuba realiza, neste fim de semana, o encerramento da programação promovida no Complexo Turístico do Camaroeiro, em parceria com empreendedores de food trucks e com apoio da Secretaria de Turismo. Ao longo dos últimos dias, o evento reuniu moradores e turistas em um dos principais pontos da