Pesquisar No Site

Caraguatatuba amplia guerra contra o mosquito da dengue

Publicado em: 01/03/2019
capa
Caraguatatuba amplia guerra contra o mosquito da dengue

Nesta sexta-feira (01/03), a Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Saúde, passará mais uma vez pelos bairros Ponte Seca e Caputera com aplicação de inseticida por meio do nebulizador veicular, carro que transporta equipamento de nebulização. A ação acontece desde a última quarta-feira (27/02).

#PraCegoVer: Foto mostra saveiro com nebulizador dentro da caçamba com dois funcionários ao redor (Foto: Cláudio Gomes/PMC)

Segundo o coordenador do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), Ricardo Fernandes, esta estratégia tem a capacidade de nebulizar até 40 quarteirões por dia, o que, certamente, será um mecanismo importante no combate ao Aedes aegypti na cidade. Durante a ação, um drone também foi utilizado para facilitar a localização de focos de dengue em terrenos do bairro.

“Hoje reiniciamos os trabalhos com o nebulizador em formato de teste e deu tudo certo. Foi muito boa a eficiência do material. Não tivemos nenhum problema em campo com a máquina e conseguimos lançar o inseticida em uma área muito mais ampla do que o nebulizador costal seria capaz”, avaliou.

De acordo com o Ministério da Saúde, com o nebulizador costal, o inseticida pode ser aplicado somente no raio de 150 metros da casa de moradores com casos positivos para a dengue. Já o nebulizador veicular pode ser utilizado em toda área do bairro com casos confirmados da doença.

Dados atualizados nesta quinta-feira (28/02) pela Secretaria de Saúde de Caraguatatuba apontam que são 29 casos positivos de dengue no município.

Destes casos, quatro casos positivos são atendidos pela UBS Perequê-Mirim, oito na UBS Porto Novo, cinco na UBS Jaraguazinho, seis na UBS Sumaré, três casos passam pela UBS Tinga, um pela UBS Morro do Algodão; um caso é atendido na UBS Casa Branca e um caso vem sendo assistido na UBS Jetuba.

Ainda nesta quinta-feira, a paciente J. C. T., de 62 anos, moradora do bairro Lagoinha, em Ubatuba, deu entrada no Pronto Atendimento 24 horas do Massaguaçu em Caraguatatuba, com nível de plaquetas muito baixo e não resistiu às complicações, vindo a falecer.

O quadro clínico da paciente não era dengue e não havia exames comprobatórios sobre a doença. A causa principal da morte não foi registrada como dengue, porém, o caso segue sendo investigado pelo município de Ubatuba.

Mais Notícias

Veja Também Recentes

Eleição para escolha do Conselho da Juventude é nesta quinta-feira na Fundacc
Eleição para escolha do Conselho da Juventude é nesta quinta-feira na Fundacc

Nesta quinta-feira (18), qualquer cidadão eleitor de Caraguatatuba, munido de título de eleitor, pode votar na eleição que escolherá os membros da sociedade civil do Conselho da Juventude (Conjuve). A eleição ocorrerá na Fundacc, na Rua Santa Cruz, 396 – Centro, das 10h às 15h. A abertura da inscrição dos

Leia Mais Notícias Gabinete do Prefeito Publicado em 17/04/2024
Anna Luiza Pimpão, de Caraguatatuba, conquista pódio em competição da Copa São Paulo Light de Kart
Anna Luiza Pimpão, de Caraguatatuba, conquista pódio em competição da Copa São Paulo Light de Kart

Na última etapa da Copa São Paulo Light de Kart, realizada no renomado kartódromo Ayrton Senna em Interlagos, a jovem pilota de Caraguatatuba, Anna Luiza Pimpão, superou desafios e conquistou um lugar no pódio da F4 Graduados B, uma das categorias mais competitivas do campeonato. Após enfrentar dificuldades com seu

Leia Mais Notícias Secretaria de Esportes e Recreação Publicado em 10/04/2024
Conselho de Segurança de Caraguatatuba se reúne para discutir assédio sexual e violência doméstica
Conselho de Segurança de Caraguatatuba se reúne para discutir assédio sexual e violência doméstica

O Conselho Comunitário de Segurança de Caraguatatuba (Conseg) promove nesta quarta-feira (27), a partir das 18h, a 33ª reunião presencial, que será realizada na videoteca Lúcio Braum, atrás do Museu de Arte e Cultura de Caraguatatuba (MACC), na Praça Cândido Motta, nº 72, no centro de Caraguatatuba. Os assuntos a

Leia Mais Notícias Secretaria de Mobilidade Urbana e Proteção ao Cidadão Publicado em 27/03/2024
Prefeitura executa pintura do Santuário Diocesano de Santo Antônio de Caraguatatuba
Prefeitura executa pintura do Santuário Diocesano de Santo Antônio de Caraguatatuba

Servidores da Secretaria de Administração da Prefeitura de Caraguatatuba pintaram o Santuário Diocesano de Santo Antônio de Caraguatatuba (Igreja Matriz) entre os meses de janeiro e abril. Os trabalhos incluíram a Igreja Matriz, o salão paroquial, a secretaria e a loja de produtos religiosos do templo localizado na Praça Candido

Leia Mais Notícias Secretaria de Administração ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 11 - Cidades e comunidades sustentáveis Publicado em 22/04/2024
Time de basquete de Caraguatatuba avança em competições e se destaca nas partidas
Time de basquete de Caraguatatuba avança em competições e se destaca nas partidas

O time de basquete de Caraguatatuba disputou, no último final de semana, o “Basquete Adulto Metropolitano” contra a equipe XXT Basketball. O time teve um desempenho notável, que deixou a partida acirrada, mesmo que o resultado final não tenha sido favorável. A competição terminou em 73 a 68 para o

Leia Mais Notícias Secretaria de Esportes e Recreação Publicado em 09/04/2024