Pesquisar No Site
Caraguatatuba amplia guerra contra o mosquito da dengue
Caraguatatuba amplia guerra contra o mosquito da dengue
Nesta sexta-feira (01/03), a Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Saúde, passará mais uma vez pelos bairros Ponte Seca e Caputera com aplicação de inseticida por meio do nebulizador veicular, carro que transporta equipamento de nebulização. A ação acontece desde a última quarta-feira (27/02).

#PraCegoVer: Foto mostra saveiro com nebulizador dentro da caçamba com dois funcionários ao redor (Foto: Cláudio Gomes/PMC)
Segundo o coordenador do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), Ricardo Fernandes, esta estratégia tem a capacidade de nebulizar até 40 quarteirões por dia, o que, certamente, será um mecanismo importante no combate ao Aedes aegypti na cidade. Durante a ação, um drone também foi utilizado para facilitar a localização de focos de dengue em terrenos do bairro.
“Hoje reiniciamos os trabalhos com o nebulizador em formato de teste e deu tudo certo. Foi muito boa a eficiência do material. Não tivemos nenhum problema em campo com a máquina e conseguimos lançar o inseticida em uma área muito mais ampla do que o nebulizador costal seria capaz”, avaliou.
De acordo com o Ministério da Saúde, com o nebulizador costal, o inseticida pode ser aplicado somente no raio de 150 metros da casa de moradores com casos positivos para a dengue. Já o nebulizador veicular pode ser utilizado em toda área do bairro com casos confirmados da doença.
Dados atualizados nesta quinta-feira (28/02) pela Secretaria de Saúde de Caraguatatuba apontam que são 29 casos positivos de dengue no município.
Destes casos, quatro casos positivos são atendidos pela UBS Perequê-Mirim, oito na UBS Porto Novo, cinco na UBS Jaraguazinho, seis na UBS Sumaré, três casos passam pela UBS Tinga, um pela UBS Morro do Algodão; um caso é atendido na UBS Casa Branca e um caso vem sendo assistido na UBS Jetuba.
Ainda nesta quinta-feira, a paciente J. C. T., de 62 anos, moradora do bairro Lagoinha, em Ubatuba, deu entrada no Pronto Atendimento 24 horas do Massaguaçu em Caraguatatuba, com nível de plaquetas muito baixo e não resistiu às complicações, vindo a falecer.
O quadro clínico da paciente não era dengue e não havia exames comprobatórios sobre a doença. A causa principal da morte não foi registrada como dengue, porém, o caso segue sendo investigado pelo município de Ubatuba.
Veja Também Recentes
Mostra de Teatro Litoral Encena encerra 16ª edição com grande público no Teatro Mario Covas
O 16º Litoral Encena – Mostra Nacional de Teatro de Rua e Teatro de Bonecos de Caraguatatuba encerrou sua programação em grande estilo na noite do último sábado (1º/11), no Teatro Mario Covas, com o espetáculo teatral “Cordel do Amor sem Fim – ou A Flor do Chico”. A obra,
Contadora de Histórias Rita Brugnerotti participa da Quarta Literária na próxima semana
A Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba (Fundacc) realiza na próxima semana mais uma edição da ‘Quarta Literária da Kaká’. O encontro será na quarta-feira (22) às 19h, na Biblioteca Municipal Afonso Schmidt. A entrada é gratuita e para participar não é necessário realizar inscrição. Rita é atriz há mais de 18
Secretaria de Administração de Caraguatatuba convoca aprovados de três funções do Concurso de 2023
A Secretaria de Administração de Caraguatatuba convocou mais nove aprovados de três funções do Concurso Público de 2023 nesta quarta, quinta e na próxima sexta-feira (15, 16 e 17/10), das 9h às 12h e das 13h às 16h30, na Divisão de Gestão de Recursos Humanos (Divisão de RH), no Centro.
Profissionais da rede municipal participam de capacitação sobre câncer de mama em Caraguatatuba
Profissionais da rede municipal de saúde participaram de uma capacitação promovida na Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba (Fundacc), com palestras voltadas ao aprimoramento técnico e ao fluxo de atendimento de pacientes com câncer de mama na sexta-feira (24). A programação incluiu a palestra do ginecologista e obstetra Dr. Fernando
Palestra sobre boas práticas alimentares marca programação da 9ª Semana de Segurança Alimentar em Caraguatatuba
A Videoteca Lúcio Braun recebeu a palestra “Boas práticas na prevenção de doenças transmitidas por alimentos”, na terça-feira (14). A atividade integra a programação da 9ª Semana de Segurança Alimentar de Caraguatatuba e buscou promover a conscientização da população sobre a importância da nutrição, da alimentação saudável e da prevenção