Pesquisar No Site

Aluno da EMEF Profª Maria Aparecida Ujio vence o Geogames

Publicado em: 30/03/2019
Destaques
De pé, no palco do Teatro Mario Covas, da esquerda para a direita, a supervisora Karina Soares, o vencedor, Kauan, que segura o prêmio com a mão direita e o certificado com a mão esquerda com a medalha no pescoço, a secretária Márcia Paiva e a coordenadora do Apoio Pedagógico, Alessandra Ciaca.
Aluno da EMEF Profª Maria Aparecida Ujio vence o Geogames

Com direito a torcida organizada das Escolas Municipais de Ensino Fundamental II, o Geogames teve sua final disputada nessa sexta-feira (29), no Teatro Mario Covas. Depois de várias rodadas entre os 22 finalistas, dois de cada unidade escolar, o campeão foi Kauan Barbosa Machado, do 9º ano C, da EMEF Profª Maria Aparecida Ujio.

O adolescente de 13 anos havia disputado o Geogames na escola e ficou em 2º lugar e garantiu uma das vagas na final. Kauan disse que “o jogo foi difícil nas duas etapas e com muito bons competidores”. Por não ter computador em casa, treinou na unidade escolar e no celular, em casa. De acordo com ele, o Geogames facilitou muito o aprendizado.

#PraCegoVer: De pé, no palco do Teatro Mario Covas, da esquerda para a direita, a supervisora Karina Soares, o 2º lugar, Camia Victória, que segura o certificado com a mão direita e o prêmio, um tablet, com a mão esquerda, com a medalha no pescoço, a secretária Márcia Paiva, em seguida, a coordenadora do Apoio Pedagógico, Alessandra Ciaca. (Foto: Lucas Camargo/PMC)

“É bem legal aprender Geografia, assim, porque não é entediante. A maioria dos países da África não conhecia e alguns da Ásia como Miamar. Também achava que a Dinamarca era muito maior do que é realmente”, contou.

O 2º lugar ficou com a aluna Camila Victória dos Santos Rocha, 13 anos, da EMEF Prof. Antonio de Freitas Avelar. “Antes do Geogames nem gostava muito da matéria. Mas, desde o ano passado, participo da competição na escola e passei a estudar mais Geografia. Fiquei muito feliz com o resultado”, revelou. O pai, Élcio Rocha, 43 anos, que foi prestigiar a filha, ficou surpreso com o evento. “É muito bom constatar que a educação não é mais opressora como antigamente. Hoje a criança pode se divertir, jogar e aprender”, observou.

A terceira colocação ficou com Iuri Santos Carvalho Luz, 11 anos, da EMEF Profª Maria Thereza de Souza Castro. O menino contou que não achou difícil as provas e que também aprendeu sobre países que não conhecia como Iêmem, Myamar e Tailândia. Os pais, Márcio Luiz, 41 anos, e Jaqueline Fernanda, 34 anos, ficaram orgulhosos pelo filho, que já se destacou anteriormente por receber medalha de destaque na redação do Proerd (Programa Educacional de Resistência às Drogas) e também na OBMEP (Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas).

#PraCegoVer: De pé, no palco do Teatro Mario Covas, da esquerda para a direita, a supervisora Karina Soares, o 3º lugar, Iuri, que segura o prêmio, uma bicicleta na cor verde, com a medalha no pescoço, a secretária Márcia Paiva segura o certificado entregue ao garoto, em seguida, a coordenadora do Apoio Pedagógico, Alessandra Ciaca. (Foto: Lucas Camargo/PMC)

“O resultado é consequência do esforço dele. Estamos sem computador e o Iuri ficava na escola estudando. Ficamos muito satisfeitos de ver essa participação dos alunos no Geogames”, disse Jaqueline.

A premiação para os alunos foi a seguinte: 1º lugar, um smartphone; 2º lugar, um tablet; 3º lugar, uma bicicleta.

Todos os participantes receberam medalha e certificado bem como os professores de Geografia que realizaram o Geogames nas unidades escolares.

GeoGames – Esse jogo vem sendo colocada em prática desde 2017, do 6º ao 9º ano, na EMEF Prof. Antonio de Freitas Avelar (Estrela D’Alva), pelo professor de Geografia, Antonio Carlos Oliveira, o Lula.

Ele substituiu as aulas tradicionais de “decoreba” por práticas lúdicas onde o aluno descobre cidades, estados e países em jogos virtuais.

“O Geogames cria estratégias de localização e memorização, capazes de despertar interesse e aumentar a participação dos estudantes na disciplina de Geografia”. O objetivo é ampliar o repertório dos conhecimentos espaciais das crianças e adolescentes; proporcionar habilidades de identificação em mapas; permitir o protagonismo juvenil na construção dos saberes; e potencializar a alfabetização e letramento cartográfico de modo divertido”, explicou Ricardo Quirino, professor da equipe do Apoio Pedagógico, responsável pela organização do Geogames.

A prática pedagógica deu tão certo que o GeoGames foi expandido este ano para outras unidades escolares. As regras para participação foram simples: todos do 6º ao 9º ano poderiam participar das seletivas que se encerram no dia 15 de maço.

Em cada escola, os estudantes passaram por cinco etapas: localizar continentes, cidades brasileiras, países da América do Sul, estados brasileiros e Distrito Federal e, por fim, 58 países importantes nos cinco continentes. Os dois primeiros colocados foram para a final, durante o Educatech 2019.

Mais Notícias

Veja Também Recentes

‘Dia do Observador de Aves’ conta com atividades de observação de aves terrestre e aquáticas
‘Dia do Observador de Aves’ conta com atividades de observação de aves terrestre e aquáticas

Na quinta-feira (16), a Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca, dará início oficial às comemorações do ‘Dia do Observador de Aves’, com uma série de atividades. A programação vai abranger eventos abertos ao público em geral e atividades exclusivas direcionadas aos alunos das

Leia Mais Notícias Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 15 - Vida terrestre Publicado em 13/05/2024
Caraguatatuba comemora 167 Anos com homenagem ao seu povo, convocação de novos GCM’s e posse da Câmara Jovem
Caraguatatuba comemora 167 Anos com homenagem ao seu povo, convocação de novos GCM’s e posse da Câmara Jovem

Centenas de pessoas participaram na manhã deste sábado (20/4) no Teatro Mário Covas das comemorações do aniversário de 167 anos de emancipação político-administrativa na cidade. As festividades foram iniciadas às 8h com o hasteamento de bandeiras e a presença de diversas autoridades, entre elas, o prefeito Aguilar Junior, o capitão

Leia Mais Notícias Gabinete do Prefeito Secretaria de Educação Publicado em 22/04/2024
Prefeitura de Caraguatatuba leva serviços de nivelamento e tapa-buracos em ruas do Morro do Algodão
Prefeitura de Caraguatatuba leva serviços de nivelamento e tapa-buracos em ruas do Morro do Algodão

A Prefeitura de Caraguatatuba está promovendo a operação tapa-buracos e levando serviços de nivelamento às ruas pavimentadas com bloquetes, no bairro Morro do Algodão, região Centro/Sul da cidade. O trabalho é feito pela Secretaria de Serviço Públicos (Sesep), que está nesta sexta-feira (10) na rua Geraldo Lopes, esquina com rua

Leia Mais Notícias Secretaria de Mobilidade Urbana e Proteção ao Cidadão Publicado em 10/05/2024
Prefeitura e Acalento oferecem equoterapia para melhorar a qualidade de vida de crianças com deficiência
Prefeitura e Acalento oferecem equoterapia para melhorar a qualidade de vida de crianças com deficiência

Ligada à Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência e Idoso (Sepedi), da Prefeitura de Caraguatatuba, a Acalento (Associação de Apoio ao Desenvolvimento Humano) atende atualmente 250 pessoas com deficiência e idosos, sendo que 200 são encaminhados pela rede municipal, por meio de contrato de prestação de serviços com a

Leia Mais Notícias Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência e do Idoso ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 17 - Parcerias e meios de implementação Publicado em 24/04/2024
#PraTodosVerem: Fiscal preenche notificação a estabelecimento
Prefeitura realiza fiscalização no final de semana e resulta em multas e advertências em Caraguatatuba

A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Urbanismo, atendeu no último final de semana um total de 28 denúncias de perturbação do sossego, resultando em cinco multas no valor total de R$ 2.116. Além disso, 37 pessoas foram abordadas por estarem usando caixas de som nas praias, e

Leia Mais Notícias Secretaria de Urbanismo ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 16 - Paz, Justiça e Instituições Eficazes Publicado em 06/05/2024