Pesquisar No Site
Prefeitura de Caraguatatuba discute distribuição de royalties no STF
Prefeitura de Caraguatatuba discute distribuição de royalties no STF
Nesta quarta-feira (27/02), o vice-prefeito de Caraguatatuba, Eugenio de Campos Junior, esteve em audiência em Brasília em reunião com o presidente do Supremo Tribunal Federal, Dias Toffoli.
Acompanhado do secretário de Administração e Fazenda, Ricardo Suner Romera, o intuito era solicitar ao STF que adiasse a votação da liminar apresentada pelo Estado do Rio de Janeiro, em 2012, e que prevê a divisão dos royalties da maneira que é feita hoje.
O intuito é que os municípios tenham mais tempo para formular os projetos técnicos com informações dos impactos da lei que altera o repasse que são feitos 127 municípios do país, que possuem instalações de produção ou reprocessamento. As discussões apontam uma nova distribuição entre todos os municípios do país.
Segundo Campos Junior, a reunião já começou com a boa noticia de que o julgamento da liminar não entrará em pauta no primeiro trimestre de 2019.
“A reunião foi muito produtiva e falamos do grande impacto que essa mudança representa nos orçamentos de nossos municípios, e a importância dele na construção de um município com infraestrutura suficiente, afinal somos a região que mais cresce em números de habitantes no país”, ressalta Campos.
Toffoli solicitou que as Prefeituras encaminhem informações técnicas sobre os royalties para o STF e em especial a ministra Carmem Lúcia, relatora do projeto, para que possam analisar qual o impacto financeiro que o município poderá ter no caso da liminar seja derrubada.
Royalties
O royalty é uma compensação financeira devida à União pelas empresas que produzem petróleo e gás natural no território brasileiro: uma remuneração à sociedade pela exploração desses recursos não renováveis.
Os royalties incidem sobre o valor da produção do campo e são recolhidos mensalmente pelas empresas concessionárias por meio de pagamentos efetuados à Secretaria do Tesouro Nacional (STN) até o último dia do mês seguinte àquele em que ocorreu a produção. A STN repassa os royalties aos beneficiários com base nos cálculos efetuados pela ANP, de acordo com o estabelecido pelas leis nº 9.478/1997 e nº 7.990/1989, regulamentadas, respectivamente, pelos decretos nº 2.705/1998 e nº 1/1991.
Os royalties incidem sobre a produção mensal do campo produtor. O valor a ser pago pelos concessionários é obtido multiplicando-se três fatores:
(1) Alíquota dos royalties do campo produtor, que pode variar de 5% a 10%;
(2) Produção mensal de petróleo e gás natural produzidos pelo campo;
(3) Preço de referência destes hidrocarbonetos no mês (artigos 7º e 8º do Decreto nº 2.705/1998, que regulamentou a Lei nº 9.478/1997).
Calculo do Rateio (FEV 2019)
| SÃO PAULO | |||||||||||
| ZONA DE PRODUÇÃO PRINCIPAL (60%) | |||||||||||
| Município | Estado | População | Coeficiente Individual de Participação | Rateio Normal | |||||||
| Caraguatatuba-SP | SP | 100.840 | 1,85 | 7,3632% |
|
||||||
(fonte ANP)
Divisão em Reais
| MAR | ||||||
| até 5% | > 5% | Ajustes | Total | |||
| zona principal | Instalação | Municípios Confrontantes | afetado | |||
| instalação / zona de influência | ||||||
| 2.392.294,52 | 667.971,87 | 366.436,73 | 2.384.433,78 | 3.525.991,27 | (4.258,46) | 9.332.869,71 |
(fonte ANP)
Veja Também Recentes
Caraguatatuba disputa 5ª rodada da Superliga da Melhor Idade de Vôlei Adaptado
O Ginásio de Esportes Juca Moreira, em Pindamonhangaba, recebeu, na tarde do último sábado (22), as equipes de Caraguatatuba e Lorena para a 5ª rodada da Superliga da Melhor Idade de Vôlei Adaptado. Em uma partida de alto nível, a equipe de Caraguatatuba manteve a concentração e a disposição até
Aloha Spirit Festival 2026 movimenta turismo esporte e comércio em Caraguatatuba
O município de Caraguatatuba recebeu no último fim de semana o Aloha Spirit Festival 2026, evento que reuniu esporte e turismo, contribuindo para a movimentação do comércio e da rede hoteleira durante o período. A competição contou com aproximadamente 1,5 mil atletas de 13 estados brasileiros e cinco países, que
Teatro Mario Covas recebe show “Raul Seixas Cover” em setembro
O Teatro Mario Covas, em Caraguatatuba, recebe no dia 19 de setembro (sábado), às 20h, o show “Raul Seixas Cover”, com a Banda Ecologia, liderada pelo renomado músico Mauro Ross. Os ingressos podem ser adquiridos pelo link https://tinyurl.com/4pa3t7bf ou presencialmente na Livraria Reticências, localizada na Avenida Anchieta, nº 556. Com apresentações dedicadas à obra
Secretaria de Meio Ambiente participa de Feira das Profissões em escola de Caraguatatuba
A Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca participou da Feira das Profissões da Escola Estadual Dr. Eduardo Corrêa da Costa Júnior, na última sexta-feira (28), em Caraguatatuba. A atividade integrou o projeto “A Botânica na Prática”, desenvolvido pela unidade escolar com o objetivo de aproximar os estudantes de
Caraguatatuba abre inscrições para cursos gratuitos do Projeto Digital Jovem SP
A Secretaria Municipal de Governo, em parceria com o Instituto Cequalis e o Ministério do Trabalho e Emprego, traz para Caraguatatuba o Projeto Digital Jovem SP, que oferece três cursos gratuitos de tecnologia e capacitação profissional. O projeto é destinado a jovens de 16 a 29 anos, e as inscrições