Pesquisar No Site
Força-tarefa da Prefeitura de Caraguatatuba executa trabalho de regularização fundiária no Pegorelli

Força-tarefa da Prefeitura de Caraguatatuba executa trabalho de regularização fundiária no Pegorelli

#PraCegoVer: Diretor de Habitação, Marcos Roberto, fornece informações sobre regularização fundiária para casal. (Foto: Cláudio Gomes/PMC)
Servidores da força-tarefa da Secretaria de Habitação de Caraguatatuba recebem a documentação dos imóveis e protocolos de regularização fundiária dos moradores nesta sexta-feira (8/02), das 9h às 15h, e sábado, das 10h às 14h, na Rua José Geraldo Fernandes da Silva Filho, em frente ao Depósito Baleia Azul.
Iniciada na quinta-feira (7/02), a ação visa a regularização fundiária de propriedades do Pegorelli (Núcleo Reinaldo Honório e adjacências) para dar entrada na guia de emplacamento (numeração) na Secretaria de Urbanismo para instalação de água e energia elétrica, após descongelamento da área pela Justiça. Cerca de 400 famílias devem ser beneficiadas com a formalização do núcleo.
Após o preenchimento do formulário de regularização fundiária, os moradores precisam apresentar cópias do RG e CPF de cada beneficiado e seu cônjuge; comprovante de endereço; contrato de compra e venda com cadeia sucessória; certidão de casamento/nascimento ou declaração de união estável; e outros documentos que comprovem a posse do imóvel (se houver).
A cabeleireira Luciana Lauriston aprovou a ação itinerante da Prefeitura de Caraguatatuba. “Com o loteamento regularizado, o bairro poderá receber muitas melhorias, mas é importante que todos os moradores participem do levantamento”, destacou.
O diretor de Habitação, Marcos Roberto de Souza, disse que os servidores da força-tarefa foram divididos em duas frentes de atuação. “Uma equipe fica aqui na tenda recolhendo a documentação e orientado as pessoas, enquanto, outro grupo contabiliza os lotes do Núcleo Reinaldo Honório”, explica.

#PraCegoVer: Funcionários da Secretaria de Habitação orientam moradores do Núcleo Reinaldo Honório (Foto: Cláudio Gomes/PMC)
Histórico
Na terça-feira (5/2), o prefeito Aguilar Junior, diretor de Habitação, Marcos Roberto de Souza, e o analista de Grandes Clientes e Poder Público da EDP Bandeirante, Maurício Mendes Fontana, se reuniram com uma comissão de moradores do bairro para tratar do assunto. Na ocasião, o prefeito Aguilar Junior determinou a criação de força-tarefa da Secretaria de Habitação para solicitar emergencialmente o descongelamento da área na Justiça.
Após o descongelamento da área, os moradores também poderão requerer o programa Tarifa Social de Energia Elétrica, que oferece desconto na conta de luz para os primeiros 220 KW/h consumidos mensalmente por clientes residenciais classificados como de baixa renda. A concessionária também apresentará um projeto de extensão de rede para a comunidade.
O prefeito Aguilar Junior ofereceu todo apoio aos moradores para solucionar o problema. “Anteriormente, não se coibiu as construções irregulares, mas hoje a nossa política é de enfretamento para resolver essa situação. A grande maioria quer se regularizar. Dessa forma, faremos um pedido emergencial de descongelamento da área do Pegorelli na Justiça”, garantiu.
A região do Pegorelli em questão (Núcleo Reinaldo Honório e adjacências) trata-se de um parcelamento irregular do solo, alvo de várias ações na Justiça ao longo dos anos. Em dezembro de 2018, uma criança morreu eletrocutada no local e na última terça-feira (5/2), a EDP Bandeirante cumpriu uma determinação judicial que pediu o desligamento de todas as ligações clandestinas de energia do núcleo.
Quem não puder comparecer nos três dias (7,8 e 9 de fevereiro), tem a oportunidade de dar entrada no pedido de regularização fundiária no Secretaria de Habitação, no Indaiá.
A Secretaria de Habitação fica Av. Minas Gerais, 1.290 – Indaiá, esquina com a Av. Mato Grosso (via da Catedral do Divino Espírito Santo, no sentido praia). Os telefones são (12) 3885-1600. O atendimento ao público é de segunda à sexta, das 8h30 às 16h30. Mais informações pelo site https://www.caraguatatuba.sp.gov.br/pmc/, na parte destinada a Projetos e Programas, Regulariza Caraguatatuba.
Veja Também Recentes

Caraguatatuba convoca mais 20 agentes de apoio escolar para atuar na rede municipal ensino
Mais 20 aprovados da função de agente de apoio escolar (AAE) do Processo Seletivo Simplificado nº 002/2025 da Secretaria de Educação do Governo Municipal de Caraguatatuba são esperados nas próximas quarta, quinta e sexta-feira (6, 7 e 8/8), das 9h às 11h30 e das 13h às 16h30, na Divisão de

GCM de Caraguatatuba prende dupla em flagrante por roubo na região central
A Guarda Civil Municipal de Caraguatatuba prendeu dois homens em flagrante pelo crime de roubo na manhã desta quarta-feira (9), após uma ação rápida nas proximidades da pista de skate da Avenida Dr. Arthur Costa Filho, na região central da cidade. A ocorrência foi registrada por volta das 6h50 e

Centro de Especialidades Sul retoma atendimentos de reabilitação na próxima segunda-feira
O Serviço de Reabilitação do Centro de Especialidades Sul, em Caraguatatuba, retoma as atividades a partir da próxima segunda-feira (4). Os pacientes que necessitam desse tipo de atendimento podem protocolar a solicitação direto na Unidade, localizada na Avenida José Herculano, 6560, no Porto Novo. Os serviços de fisioterapia traumato-ortopédica (fraturas

Inscrições para eleição da CIPAA do governo municipal de Caraguatatuba começam na próxima segunda-feira
As inscrições para a eleição da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes e Assédio (CIPAA) do governo municipal de Caraguatatuba da Gestão 2025/2026 iniciam na próxima segunda-feira (14/7) e terminam dia 28 de julho, no site http://cipaa2025.caraguatatuba.sp.gov.br/. O login e a senha de acesso para a inscrição do servidor são o

Caraguatatuba recebe Caraguá 21K com corrida para todas idades no dia 31 de agosto
A cidade de Caraguatatuba será palco de um dos maiores eventos esportivos do Litoral Norte – a Caraguá 21K, marcada para o dia 31 de agosto, com largada na Avenida Dr. Arthur da Costa Filho, em frente à Secretaria de Turismo. A prova contará com percursos para todos os perfis