Pesquisar No Site

Força-tarefa da Prefeitura de Caraguatatuba executa trabalho de regularização fundiária no Pegorelli

Publicado em: 07/02/2019
Destaques
Secretaria de Habitação
Força-tarefa da Prefeitura de Caraguatatuba executa trabalho de regularização fundiária no Pegorelli

#PraCegoVer: Diretor de Habitação, Marcos Roberto, fornece informações sobre regularização fundiária para casal. (Foto: Cláudio Gomes/PMC)

Servidores da força-tarefa da Secretaria de Habitação de Caraguatatuba recebem a documentação dos imóveis e protocolos de regularização fundiária dos moradores nesta sexta-feira (8/02), das 9h às 15h, e sábado, das 10h às 14h, na Rua José Geraldo Fernandes da Silva Filho, em frente ao Depósito Baleia Azul.

Iniciada na quinta-feira (7/02), a ação visa a regularização fundiária de propriedades do Pegorelli (Núcleo Reinaldo Honório e adjacências) para dar entrada na guia de emplacamento (numeração) na Secretaria de Urbanismo para instalação de água e energia elétrica, após descongelamento da área pela Justiça.  Cerca de 400 famílias devem ser beneficiadas com a formalização do núcleo.

Após o preenchimento do formulário de regularização fundiária, os moradores precisam apresentar cópias do RG e CPF de cada beneficiado e seu cônjuge; comprovante de endereço; contrato de compra e venda com cadeia sucessória; certidão de casamento/nascimento ou declaração de união estável; e outros documentos que comprovem a posse do imóvel (se houver).

A cabeleireira Luciana Lauriston aprovou a ação itinerante da Prefeitura de Caraguatatuba. “Com o loteamento regularizado, o bairro poderá receber muitas melhorias, mas é importante que todos os moradores participem do levantamento”, destacou.

O diretor de Habitação, Marcos Roberto de Souza, disse que os servidores da força-tarefa foram divididos em duas frentes de atuação. “Uma equipe fica aqui na tenda recolhendo a documentação e orientado as pessoas, enquanto, outro grupo contabiliza os lotes do Núcleo Reinaldo Honório”, explica.

#PraCegoVer: Funcionários da Secretaria de Habitação orientam moradores do Núcleo Reinaldo Honório (Foto: Cláudio Gomes/PMC)

Histórico

Na terça-feira (5/2), o prefeito Aguilar Junior, diretor de Habitação, Marcos Roberto de Souza, e o analista de Grandes Clientes e Poder Público da EDP Bandeirante, Maurício Mendes Fontana, se reuniram com uma comissão de moradores do bairro para tratar do assunto.  Na ocasião, o prefeito Aguilar Junior determinou a criação de força-tarefa da Secretaria de Habitação para solicitar emergencialmente o descongelamento da área na Justiça.

Após o descongelamento da área, os moradores também poderão requerer o programa Tarifa Social de Energia Elétrica, que oferece desconto na conta de luz para os primeiros 220 KW/h consumidos mensalmente por clientes residenciais classificados como de baixa renda. A concessionária também apresentará um projeto de extensão de rede para a comunidade.

O prefeito Aguilar Junior ofereceu todo apoio aos moradores para solucionar o problema. “Anteriormente, não se coibiu as construções irregulares, mas hoje a nossa política é de enfretamento para resolver essa situação. A grande maioria quer se regularizar. Dessa forma, faremos um pedido emergencial de descongelamento da área do Pegorelli na Justiça”, garantiu.

A região do Pegorelli em questão (Núcleo Reinaldo Honório e adjacências) trata-se de um parcelamento irregular do solo, alvo de várias ações na Justiça ao longo dos anos. Em dezembro de 2018, uma criança morreu eletrocutada no local e na última terça-feira (5/2), a EDP Bandeirante cumpriu uma determinação judicial que pediu o desligamento de todas as ligações clandestinas de energia do núcleo.

Quem não puder comparecer nos três dias (7,8 e 9 de fevereiro), tem a oportunidade de dar entrada no pedido de regularização fundiária no Secretaria de Habitação, no Indaiá.

A Secretaria de Habitação fica Av. Minas Gerais, 1.290 – Indaiá, esquina com a Av. Mato Grosso (via da Catedral do Divino Espírito Santo, no sentido praia). Os telefones são (12) 3885-1600. O atendimento ao público é de segunda à sexta, das 8h30 às 16h30.  Mais informações pelo site https://www.caraguatatuba.sp.gov.br/pmc/, na parte destinada a Projetos e Programas, Regulariza Caraguatatuba.

Mais Notícias

Veja Também Recentes

Cerca de 30 atendimentos são realizados pela Defensoria Pública durante projeto Gabinete em Ação
Cerca de 30 atendimentos são realizados pela Defensoria Pública durante projeto Gabinete em Ação

Uma das novidades desta edição do projeto Gabinete em Ação foi o atendimento da Defensoria Pública nesta quarta-feira (10), no bairro Massaguaçu. Cerca de 30 pessoas receberam orientações e agendamentos de demandas relacionadas à família (pensão alimentícia, guarda, visitas, divórcio), cível (possessórias, locação, consumidor), fazenda pública (saúde, concurso público), defesa

Leia Mais Notícias Gabinete do Prefeito Publicado em 11/04/2024
Caraguatatuba espera 100 participantes na 1º Etapa de Pesca do Campeonato Paulista na praia do Massaguaçu
Caraguatatuba espera 100 participantes na 1º Etapa de Pesca do Campeonato Paulista na praia do Massaguaçu

Caraguatatuba conta neste final de semana com mais um evento esportivo. A 1ª Etapa de Pesca do Campeonato Paulista será realizada na praia do Massaguaçu, a partir das 8h. A competição é organizada pela Federação Paulista de Pesca e Lançamento e conta com apoio da Prefeitura de Caraguatatuba. A expectativa

Leia Mais Notícias Secretaria de Turismo Publicado em 17/04/2024
#PraTodos Verem: Cena de apresentação, atores fantasiados
15° Litoral Encena – Mostra de Teatro de Rua, Teatro de Bonecos, Circo e Dança de Caraguatatuba está com inscrições abertas

O Litoral Encena – Mostra Nacional de Teatro de Rua, Teatro de Bonecos, Circo e Dança de Caraguatatuba, tradicional festival de artes cênicas que reúne artistas e grupos teatrais de várias expressões, está com inscrições abertas. A 15ª edição em 2024, ocorre entre os dias 22 e 30 de novembro e

Leia Mais Notícias FUNDACC Publicado em 09/04/2024
Dupla de Caraguatatuba é pódio novamente do Circuito Brasileiro de Vôlei de Praia
Dupla de Caraguatatuba é pódio novamente do Circuito Brasileiro de Vôlei de Praia

No último fim de semana, a dupla do CT Caraguatá, formada por Lucília Rosa Lemos e Mayara Lamin, brilhou mais uma vez no Circuito Brasileiro de Vôlei de Praia, conquistando a medalha de bronze na etapa de Saquarema/RJ. Após um vice-campeonato na etapa de Campo Grande, no Mato Grosso do

Leia Mais Notícias Secretaria de Esportes e Recreação Publicado em 10/04/2024
Prefeito de Caraguatatuba visita obras de implantação de rede de esgoto no Jaraguazinho
Prefeito de Caraguatatuba visita obras de implantação de rede de esgoto no Jaraguazinho

O prefeito de Caraguatatuba, Aguilar Junior, visitou nesta terça-feira (16/4) as obras de implantação da rede de esgoto no bairro Jaraguazinho. As obras ocorrem na Rua Oziel Egídio de Farias e o prefeito acompanhou o empreendimento ao lado do vereador Gil Oliveira; do secretário de Obras Públicas, Leandro Borella; e

Leia Mais Notícias Secretaria de Obras Públicas Publicado em 16/04/2024