Pesquisar No Site

Aprovada construção de escolas no Travessão, pagamento de progressão aos professores e criação do Centro de Referência da Saúde da Mulher

Destaques
Centro de Referência da Mulher_02
Aprovada construção de escolas no Travessão, pagamento de progressão aos professores e criação do Centro de Referência da Saúde da Mulher

#PraCegoVer Imagem 3D de projeto da fachada da nova CEI Travessão. (Foto: Arte/PMC)

A Câmara de Caraguatatuba aprovou na noite desta terça-feira (12/02), em regime de urgência, o projeto de lei 02/19 de autoria da Prefeitura que dispõe sobre a abertura de crédito adicional suplementar ao orçamento do município, que contemplará ações relacionadas às áreas de Saúde, Educação, Esportes, Obras, Serviços Públicos, Social, Meio Ambiente e Trânsito. 

Serão suplementados cerca de R$ 51,2 milhões para investimentos em várias áreas. Os valores são oriundos do superávit orçamentário de 2018 das fontes 1, 2 e 5 (recursos municipais, estaduais e federais).

Na área da Educação estão previstas as construções da EMEF (Escola Municipal de Ensino Fundamental) e da CEI/EMEI (Centro de Educação Infantil e Escola Municipal de Educação Infantil) do bairro do Travessão. Os dois empreendimentos vão beneficiar cerca de 850 crianças.

#PraCegoVer: Projeto de construção da EMEF Travessão. (Foto: Artes/PMC)

Além disso, haverá suplementação para a Secretaria de Educação na ordem de R$ 14 milhões para pagamento da progressão dos professores da rede municipal a partir de abril. O direito foi conquistado pelos profissionais em 2013, mas desde então a categoria não recebe o benefício.

O direito de progressão funcional aos professores da rede municipal é feito mediante a comprovação de participação em cursos de formação na área de atuação.

Ainda na área educacional, houve uma complementação da dotação destinada è merenda escolar que é servida aos mais de 20 mil estudantes. Será feita a complementação de gêneros alimentícios ao cardápio.

Saúde

Na área da Saúde, houve suplementação de verba destinada a construção da UBS Rio do Ouro e a finalização da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Perequê-Mirim.

Estão previstos ainda a aquisição de aparelho de ultrassonografia, aparelhos de ar condicionado para as Unidades de Saúde, bem como material didático para o programa de mobilização para enfrentamento ao Aedes Aegypti (mosquito da dengue).

Um dos mais importantes serviços que serão contemplados com a suplementação de verba será a criação do Centro de Referência da Saúde da Mulher.

#PraCegoVer: Projeto de construção do CEI Travassão. (Foto: Artes/PMC)

Outras áreas

Parte da suplementação será destinada à drenagem do Centro (que engloba os bairros entre as Bacias dos Rios Guaxinduba e Santo Antônio), para drenagem Santamarina/Golfinhos, para a construção de ponte sobre o Ribeirão Rio Lagoa, para a reforma de campos de futebol, construção de campos com grama sintética, Operação Tapa-Buracos, implantação de infraestrutura esportiva, locação de vans para transporte de atletas, além de recursos destinados ao acolhimento e inserção social de pessoas em situação de rua.

Segundo o prefeito Aguilar Junior, a suplementação será importante para execução de projetos de vital importância para o município.

“São demandas da população que vamos colocar em prática. Importante ressaltar o pagamento da progressão aos professores, um compromisso de campanha que assumimos. Destaco também a criação do Centro de Referência da Saúde da Mulher onde vamos concentrar todos os serviços e atendimentos da mulher, além de importantes obras de drenagem na cidade”, ressalta.

Mais Notícias

Veja Também Recentes

Hospital Regional do Litoral Norte completa seis anos com mais de 35 mil atendimentos
Hospital Regional do Litoral Norte completa seis anos com mais de 35 mil atendimentos

O Hospital Regional do Litoral Norte “Francine Maia França” (HRLN) completou seis anos de funcionamento em março, atendendo pacientes de Caraguatatuba, Ilhabela, São Sebastião, Ubatuba e cidades vizinhas. A unidade atua em atendimentos de média e alta complexidade, com especialidades como oncologia, cardiologia, neurocirurgia, ortopedia e traumatologia, além de consultas

Leia Mais Notícias Secretaria de Saúde ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 3 - Saúde e Bem-Estar Publicado em 30/03/2026
surfé
Instituto Surfé representa Caraguatatuba no Prêmio Isabel Salgado na categoria ‘Raízes’

O Instituto Surfé Caraguá está entre os projetos finalistas da segunda edição do Prêmio Isabel Salgado, na categoria ‘Raízes’. A iniciativa reconhece projetos sociais que utilizam o esporte como ferramenta de transformação social em todo o país e agora entra em uma das etapas mais decisivas: o voto popular. Idealizado

Leia Mais Notícias Secretaria de Esportes e Recreação ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 3 - Saúde e Bem-Estar Publicado em 07/04/2026
Educadores da rede municipal participam de workshops de Inteligência Artificial em Caraguatatuba
Educadores da rede municipal participam de workshops de Inteligência Artificial em Caraguatatuba

A Secretaria de Educação de Caraguatatuba ampliou a série de formações voltadas ao uso da Inteligência Artificial (IA) na prática pedagógica, com a realização de novos workshops ao longo da última semana na EMEF Antônio de Freitas Avelar, no bairro Estrela D’Alva. As capacitações atenderam diferentes públicos da rede municipal,

Leia Mais Notícias Secretaria de Educação ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 4 - Educação de qualidade Publicado em 15/04/2026
Foto PMC Capa
Guarda Civil prende suspeitos por tráfico de drogas no Benfica e no Perequê-Mirim

Na noite de sábado (4), agentes da Guarda Civil Municipal (GCM) de Caraguatatuba, durante patrulhamento preventivo pelo bairro Benfica, na Rua 5, avistaram um indivíduo que, ao perceber a presença da viatura, empreendeu fuga a pé. De imediato, a equipe iniciou acompanhamento tático e conseguiu abordar o suspeito. Durante a

Leia Mais Notícias Secretaria de Segurança Pública e Mobilidade Urbana ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 16 - Paz, Justiça e Instituições Eficazes ODS 17 - Parcerias e meios de implementação Publicado em 06/04/2026
Mais 20 bolsistas do PEAD são convocados para atuar na zeladoria dos bairros de Caraguatatuba
Mais 20 bolsistas do PEAD são convocados para atuar na zeladoria dos bairros de Caraguatatuba

A Prefeitura de Caraguatatuba aguarda a apresentação de mais 20 bolsistas do Programa Emergencial de Auxílio-Desemprego (PEAD) da seleção de 2024 até sexta-feira (17), das 9h às 12h e das 14h às 16h, na Divisão Gestão de Recursos Humanos da Secretaria de Administração, no centro. Após a assinatura do contrato,

Leia Mais Notícias Secretaria de Administração ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 7 - Energia limpa e acessível ODS 8 - Trabalho decente e crescimento econômico Publicado em 15/04/2026