Pesquisar No Site
Transportadoras recebem material informativo sobre gerenciamento de resíduos da construção civil

Transportadoras recebem material informativo sobre gerenciamento de resíduos da construção civil
A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca (SMAAP), iniciou esta semana a distribuição de materiais informativos para as empresas transportadoras de caçambas, a fim de que elas possam orientar seus clientes com relação ao novo sistema de controle de resíduos. O objetivo principal da regulamentação do transporte de resíduos é de acompanhar todo o trajeto das caçambas até a destinação final, garantindo o descarte correto e o beneficiamento de diversos materiais.
No folheto é possível encontrar informações gerais sobre o Projeto de Descarte Consciente de Resíduos da Construção Civil (Entulhos), sobre a Política Nacional dos Resíduos Sólidos, pontos sobre a responsabilidade do transportador e também detalhes do que pode e não pode ser reciclado e descartado nas caçambas.

#PraCegoVer: Foto do material informativo impresso que será entregue aos transportadores de caçambas (Foto: Mayara Peixoto / PMC)
De acordo com Marcel Luiz Giorgeti, secretário da SMAAP, é necessário que o munícipe seja parceiro do poder público nesse projeto. “O ‘Contrate Caçamba Legal’ faz parte do Programa de Descarte Consciente. Quando contratamos uma caçamba, muitas vezes não sabemos se a empresa fará a destinação adequada daquele resíduo, mas quando o munícipe contrata uma caçamba regularizada, podemos acompanhar o caminho da caçamba do início ao fim por meio do nosso sistema, garantindo o descarte correto. Isso é consciência ambiental”, destaca.
Os munícipes que desejam contratar uma caçamba legalizada podem consultar mais informações no site da Prefeitura ou pelo link https://www.caraguatatuba.sp.gov.br/pmc/contrate-cacamba-legal/, onde é possível encontrar o decreto, dados gerais do projeto e também o acesso ao sistema Coletas Online, que mantém uma lista atualizada de todos os transportadores de caçambas cadastrados na SMAAP. Para até 1m³ de resíduos de Construção Civil (Entulho) o munícipe também tem a opção de utilizar gratuitamente os dois Ecopontos instalados na cidade nos bairros Balneário dos Golfinhos e Martim de Sá.
Sobre a regulamentação
O decreto 994/2018, em vigor desde novembro de 2018, dispõe sobre o plano de gerenciamento de resíduos da construção civil e volumosos, regulamentando a atividade de coleta, transporte e depósito de resíduos em Caraguatatuba.
Por meio deste decreto a Prefeitura estabelece alguns critérios para as atividades dos transportadores de caçambas como layout de identificação padronizado, estacionamento e tempo de permanência em vias públicas, armazenamento e transporte, entre outros. Além disso, as empresas devem estar devidamente licenciadas na SMAAP para que possam estar aptas ao cadastro no sistema “Coletas Online”, que é o grande diferencial no projeto. Por meio desse sistema, os transportadores de RCC emitem uma CTR Eletrônica (Controle de Transporte de Resíduos) que geram diversas informações como dados do solicitante (gerador), local do estacionamento, tipo de resíduo e tempo de permanência.
A CTR é finalizada no ato de entrega do resíduo para uma ATT (Área de Transbordo e Triagem) ou um local devidamente licenciado e apto a receber o material. Os dados são monitorados diariamente pela equipe da SMAAP.
Todo resíduo gerado pelas caçambas deve ser direcionado a uma ATT (Área de Transbordo e Triagem) ou para um local devidamente licenciado e apto a receber o resíduo. Atualmente, Caraguatatuba conta com uma Usina de Reciclagem, localizada no bairro Barranco Alto, onde as empresas já podem destinar seus resíduos. A empresa que realiza a gestão do espaço faz desde o processo de recebimento e triagem, até o beneficiamento do material. “O mais importante é que uma parte deste material volta como matéria prima para ser utilizado em uma série de serviços públicos e obras, gerando economia aos cofres públicos”, destaca o secretário.
As empresas que ainda não se cadastraram devem procurar a SMAAP, na Rua Santos Dumont, 502 – Centro, ou podem tirar dúvidas pelo telefone (12) 3897-2530.
Veja Também Recentes

CaraguaPrev recebe prêmios nacionais por gestão eficiente e política de investimento do Regime Próprio de Previdência Social
O Instituto de Previdência do Município de Caraguatatuba (CaraguaPrev) foi 3º colocado no 2º Prêmio Selo Gestor Nacional e no 2º Prêmio Nacional de Investimentos da Associação Nacional de Entidades de Previdência de Estados e Municípios (Aneprem). A cerimônia de premiação ocorreu no 4º Seminário Nacional de Investimentos e Gestão

Abertura do 20º Festival da Tainha reúne centenas de pessoas na região sul de Caraguatatuba
Teve início na última quarta-feira (9/7), na Praça de Eventos do Porto Novo, na região sul, a 20ª edição do Festival da Tainha. O evento celebra a culinária e a cultura tradicional caiçara e é uma realização do governo municipal, por meio da Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba e da

26º Festival do Camarão celebra culinária e cultura caiçara e recebe mais de 40 mil visitantes
Mais de 40 mil pessoas prestigiaram a 26ª edição do Festival do Camarão de Caraguatatuba, realizado entre os dias 16 e 27 de julho, na Praça da Cultura – uma das maiores festividades do município, que visa preservar e divulgar o patrimônio cultural e imaterial caiçara, valorizar as tradições e

Caraguatatuba promove plantio de árvores nativas em conjunto com Projeto Araticum durante Rua da Família
Caraguatatuba recebeu o plantio de 40 árvores nativas nos últimos dois domingos, dias 6 e 13 de julho, Por meio do Projeto Arborizar, durante evento Rua da Família. A ação foi realizada em parceria com o Projeto Araticum – Mata Atlântica e reuniu voluntários. No dia 6, foram plantadas 15

Oficina literária “Entre Crime e Fantasia” com JP Schimidt é nesta quinta-feira com entrada gratuita
A Comissão Municipal Setorial de Literatura da Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba (Fundacc) realiza nesta quinta-feira (10/7), às 18h30, no Polo Cultural do Centro, a oficina literária “Entre Crime e Fantasia” com JP Schimidt. A ação é gratuita e para participar não é necessário realizar inscrição. A oficina combina métodos