Pesquisar No Site

Prefeitura prorroga até segunda (14/01), às 12h, as inscrições no processo seletivo da Guarda Mirim de Caraguatatuba

Destaques
01_09 Inscrições para o seletivo da Guarda Mirim
Prefeitura prorroga até segunda (14/01), às 12h, as inscrições no processo seletivo da Guarda Mirim de Caraguatatuba

Em função da instabilidade do site da Prefeitura de Caraguatatuba, o prazo para as inscrições para o processo seletivo da Guarda Mirim foi prorrogado até segunda-feira (14/01), às 12h.

Foram disponibilizadas 30 vagas e o edital completo está disponível no Diário Oficial Eletrônico (Edição 68), no site da Prefeitura de Caraguatatuba. As inscrições deverão ser realizadas no endereço eletrônico http://caraguatatuba.sp.gov.br/guardamirim/.

Para se inscrever é necessário ter entre 14 e 16 anos e 11 meses; morar em Caraguatatuba por no mínimo três anos; estar matriculado e frequentar o Ensino Fundamental ou o Ensino Médio em algum colégio da rede pública de ensino ou em colégio particular mediante apresentação de documento que comprove bolsa integral de estudo (Bolsa de 100%); ter renda familiar de até três salários mínimos.

Mais vagas

Outras 30 vagas serão preenchidas e distribuídas por programas sociais geridos exclusivamente pela Prefeitura para pessoas em situação de vulnerabilidade social. A seleção será feita pelo corpo técnico da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Cidadania.

As vagas serão distribuídas em dois períodos (manhã e tarde), com carga horária de até 20 horas semanais.

O programa

O Programa de Aprendizagem da Guarda Mirim terá um ano e seis meses de duração, sendo que nos primeiros seis meses o adolescente será aspirante à Guarda Mirim e não será remunerado.

Depois de concluído o curso preparatório, o jovem passa a ser Guarda Mirim e passa receber a bolsa auxílio. A carga horária é de 20 horas semanais dividido em dois períodos (manhã e tarde). As atividades serão desenvolvidas em horário contrário ao período escolar.

O aspirante à Guarda Mirim (primeira fase) passará pela pré-aprendizagem e formação que contará com conteúdos de disciplinas da Base Nacional Comum, aulas de cultura caiçara, que abordarão aspectos históricos e geográficos da região, em especial Caraguatatuba, além de aulas de legislação, cidadania e atividades e projetos complementares.

Nesta fase os integrantes receberão orientações em temas como Defesa Civil, atividade física, ética, cidadania, noções gerais de direito e direito constitucional, noções gerais de legislação e trânsito, além de noções básicas de ecologia e preservação do meio ambiente.

Já o Guarda Mirim (segunda fase) realizará o curso de formação profissional ministrados por uma instituição ainda a ser escolhida, mediantes a legislação vigente, para que os jovens sejam inseridos no mercado de trabalho pelo Projeto Primeiro Emprego.

A sede do programa deverá ser no prédio do Corpo de Bombeiros, que terá uma sala adaptada para as aulas da pré-aprendizagem, além de contar com outras áreas fundamentais para o funcionamento do projeto.

Atualmente, a Guarda Mirim já atende 60 jovens da cidade selecionados no começo de 2018.

O projeto socioeducativo tem como objetivo contribuir com a formação profissional e cidadã desses adolescentes. Enquanto realizam o curso e são aspirantes a Guarda Mirim, os adolescentes recebem uniformes, vale transporte e refeições. Após o curso de seis meses, os participantes recebem também uma bolsa auxílio.

Mais Notícias

Veja Também Recentes

Missa Dia Municipal da Paz (1)
Caraguatatuba realiza missa em comemoração ao Dia Municipal da Paz

Uma missa solene em comemoração ao Dia Municipal da Paz foi realizada na manhã desta quinta-feira, (27/12), no Massaguaçu. Com diversos objetivos voltados a reflexão, tolerância e incentivo a boas práticas que promovam a construção da Cultura de Paz, a data foi instituída por meio do Decreto nº 601, de

Leia Mais Notícias Gabinete do Prefeito Publicado em 27/12/2018
DCIM100MEDIADJI_0093.JPG
Confira os serviços da Prefeitura de Caraguatatuba de plantão no feriado de Ano Novo

Durante o feriado prolongado de Ano Novo (29/12 e 1º/1) não haverá expediente na Prefeitura de Caraguatatuba, mas alguns serviços públicos estarão de plantão no período. O expediente recomeça na quarta-feira (2/1). Os agentes de trânsito fiscalizam o tráfego nas vias de Caraguatatuba a partir das 7h, nos dias que

Leia Mais Notícias Secretaria de Administração Publicado em 27/12/2018
curso reaproveitamento de alimentos (2) - Cópia
Prefeitura de Caraguatatuba abre inscrições para curso gratuito de “Boas Práticas de Manipulação de Alimentos”

A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio do Banco Municipal de Alimentos promove gratuitamente na próxima quarta-feira (16/01), às 9h, o primeiro curso do ano sobre “Boas Práticas de Manipulação de Alimentos”. Quem tiver interesse pode ligar no local, no telefone (12) 3883-6548 e realizar inscrição. Podem participar profissionais que já

Leia Mais Notícias Secretaria de Desenvolvimento Social e Cidadania Publicado em 11/01/2019
guarda mirim ilha morena (2)
Integrantes da Guarda Mirim de Caraguatatuba participam de confraternização na Ilha Morena

Mais de 50 integrantes do projeto Guarda Mirim de Caraguatatuba participaram, nesta sexta-feira (21/12), de uma confraternização na Ilha Morena Praia e Pesca, no Morro do Algodão. Acompanhados do responsável pelo projeto da Guarda Mirim, Daniel Ribeiro de Souza, os adolescentes puderam usufruir de piscina, áreas de lazer e esporte,

Leia Mais Notícias Secretaria de Mobilidade Urbana e Proteção ao Cidadão Publicado em 21/12/2018
01_08 Prefeitura registra atos de Vandalismo nos abrigos1
Prefeitura registra atos de vandalismo em abrigos de ônibus recém-instalados

A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Mobilidade Urbana, iniciou no ano passado a substituição dos abrigos de ônibus deteriorados da cidade. O objetivo da administração é instalar 180 novas unidades. Porém, nos últimos dias foram registradas várias atos de vandalismo, causando prejuízos aos cofres públicos. A vidraça

Leia Mais Notícias Secretaria de Mobilidade Urbana e Proteção ao Cidadão Publicado em 08/01/2019