Pesquisar No Site

Ação conjunta da Prefeitura com a PM desfaz acampamento de 30 pessoas no bairro Ponte Seca

Destaques
DSC_6755
Ação conjunta da Prefeitura com a PM desfaz acampamento de 30 pessoas no bairro Ponte Seca

Após denúncia de um munícipe por meio do facebook da Prefeitura de Caraguatatuba, na tarde dessa quinta-feira (17/01), foi constatado um acampamento irregular embaixo do viaduto do bairro Ponte Seca, próxima à escola Comendador Mário Trombini.

#PraCegoVer: homem segura lixo, para jogar em caminhão cheio de entulho (Foto: Claudio Gomes/PMC)

No local, cerca de 30 pessoas, inclusive crianças, ocupavam o espaço com muita sujeira, panelas, comida estragada, produtos queimados e colchões embolorados. Alguns dormiam no chão ou dentro de veículos, foram observados oito com placa do município de Taubaté.

Após atendimento com assistente social, foi constatado que as pessoas não se enquadravam em situação de rua, pois no município residente possuem imóveis e veículos.

#PraCegoVer: duas mulheres conversam com outra mulher enquanto recolhe os pertences (Foto: Claudio Gomes/PMC)

Foi orientado que retornem para suas casas e retomem a vida habitual, inclusive matricular as crianças na escola, que informaram não frequentar há algum tempo. Além de que, situações deste tipo não oferecem nenhuma segurança.

Um morador próximo ao local informou serem todos ciganos, que chegaram de madrugada, por volta das 4h da manhã e se instalaram no local sem a mínima condição de higiene.

A ação conjunta teve apoio das secretarias de Desenvolvimento Social e Cidadania, Serviços Públicos, Comunicação, Urbanismo;  Atividade Delegada da Polícia Militar e Conselho Tutelar.

O objetivo foi promover a garantia de direitos das crianças, adolescentes e idosas que estavam em situação precária e de vulnerabilidade, além de manter a ordem no local e assim evitar que vire um acampamento irregular.

A ação foi pacífica e efetiva. Após deixarem o local, foi recolhido quase um caminhão de resíduos e inservíveis deixados pelas famílias. O local está limpo e todos já saíram.

Serviço de abordagem e denúncia – A Secretaria de Desenvolvimento Social e Cidadania explica que a melhor forma de ajudar as pessoas em situação de rua, é acionar a equipe de abordagem do Creas (Centro de Referência Especializado de Assistência Social) ou da Casa do Caminho.

#PraCegoVer: mulher em pé faz atendimento à duas mulheres que recolhem os pertences e uma criança; (Foto: Claudio Gomes/PMC)

O serviço de abordagem é realizado todos os dias, das 8h às 23h. No atendimento, os profissionais ofertam os serviços à pessoa que está em situação de rua com acolhimento provisório, acompanhamento psicossocial, alimentação e retorno à cidade de origem, se necessário.

“Ofertar esmola não é o melhor caminho para ajudar esse público, pois o resultado é a permanência nas ruas. O correto é irem para um local adequado, onde poderão ser acompanhados por uma equipe técnica especializada”, ressalta o secretário de Desenvolvimento Social e Cidadania, Jonas Fontes.

Segundo a Secretária de Comunicação, Malu Baracat o mais importante é conscientizar a população para que usem os canais certos para suas denuncias. Hoje todo mundo está com um celular na mão e pode fazer sua denuncia pelo Facebook da Prefeitura de Caraguatatuba que estamos preparados para atender a todos, frisou Malu.

#PraCegoVer: homem segura lixo, para jogar em caminhão cheio de entulho (Foto: Claudio Gomes/PMC)

Serviço

Casa do Caminho – Rua Banco Itaú, 202 – Porto Novo. Telefone: (12) 3887-6287

Centro de Referência Especializado de Assistência Social – Rua Senador Feijó – Jardim Aruan. Telefone: (12) 3882-5236

Mais Notícias

Veja Também Recentes

Prefeitura de Caraguatatuba promove ação comunitária sobre Abril Azul no CRAS Sul
Prefeitura de Caraguatatuba promove ação comunitária sobre Abril Azul no CRAS Sul

A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Assistência Social, realizou na última semana uma ação comunitária com o tema Abril Azul, em homenagem ao mês de conscientização sobre o autismo. O evento teve lugar no CRAS Sul, “Maria Luiza Bourabeby”, e contou com a participação de aproximadamente 40

Leia Mais Notícias Secretaria de Assistência Social ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 10 - Redução das desigualdades Publicado em 22/04/2024
CaraguaPrev faz prova de vida obrigatória de inativos aniversariantes de abril até dia 30
CaraguaPrev faz prova de vida obrigatória de inativos aniversariantes de abril até dia 30

O Instituto de Previdência do Município de Caraguatatuba (CaraguaPrev) promove o recadastramento anual obrigatório dos aposentados e pensionistas aniversariantes do mês de abril até o dia  30 (terça-feira), das 9h às 16h30, em sua sede no Centro. O CaraguaPrev é o responsável pelo futuro previdenciário dos servidores efetivos da Prefeitura

Leia Mais CARAGUAPREV Publicado em 01/04/2024
Prefeitura reforça pintura da base do Corpo de Bombeiros de Caraguatatuba
Prefeitura reforça pintura da base do Corpo de Bombeiros de Caraguatatuba

Funcionários da Secretaria de Administração da Prefeitura de Caraguatatuba estão pintando a base do 4º Subgrupamento do 11º Grupamento de Bombeiros Militar, no Indaiá. Os servidores cedidos pela Prefeitura iniciaram os trabalhos de pintura em fevereiro. O serviço deve ser concluído na segunda quinzena de abril. Ligado à Polícia Militar

Leia Mais Notícias Secretaria de Administração Publicado em 10/04/2024
Prefeitura executa pintura do Santuário Diocesano de Santo Antônio de Caraguatatuba
Prefeitura executa pintura do Santuário Diocesano de Santo Antônio de Caraguatatuba

Servidores da Secretaria de Administração da Prefeitura de Caraguatatuba pintaram o Santuário Diocesano de Santo Antônio de Caraguatatuba (Igreja Matriz) entre os meses de janeiro e abril. Os trabalhos incluíram a Igreja Matriz, o salão paroquial, a secretaria e a loja de produtos religiosos do templo localizado na Praça Candido

Leia Mais Notícias Secretaria de Administração ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 11 - Cidades e comunidades sustentáveis Publicado em 22/04/2024
Censo previdenciário online do CaraguaPrev para servidores da ativa, inativos e pensionistas inicia na quarta-feira
Censo previdenciário online do CaraguaPrev para servidores da ativa, inativos e pensionistas inicia na quarta-feira

O Censo Previdenciário e Funcional Cadastral Obrigatório 2024 do Instituto de Previdência do Município de Caraguatatuba (Caraguaprev) começa no dia 1º de maio e segue até o dia 5 de julho, no site https://www.caraguaprev.sp.gov.br/, após o cadastro de login e senha. Funcionários efetivos da ativa da Prefeitura Municipal, Fundação Educacional

Leia Mais Notícias CARAGUAPREV ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 8 - Trabalho decente e crescimento econômico Publicado em 25/04/2024