Pesquisar No Site

Novas regras para circulação e estacionamento de veículos de turismo em Caraguatatuba começam na próxima semana

Publicado em: 13/12/2018
20171217_071140
Novas regras para circulação e estacionamento de veículos de turismo em Caraguatatuba começam na próxima semana

A partir de agora, entrou em vigor a Lei Nº 2.456, de 7 de dezembro de 2018, que estabelece normas e disciplina a circulação e o estacionamento de veículos de fretamento turístico de outros municípios em Caraguatatuba. As novas regras para o setor começam a ser aplicadas na próxima segunda-feira (17/12). A referida legislação foi publicada na quinta-feira (13/12), no Diário Oficial Eletrônico do Município (Edital 69).

De autoria do Executivo, a lei regulamenta entrada, circulação e estacionamento de ônibus, micro-ônibus ou van veículos de fretamento turístico destinados à excursões e eventos em Caraguatatuba, mediante a autorização expedida pela Secretaria de Mobilidade Urbana e Proteção ao Cidadão. Com a lei, 25 veículos por dia dedicados a essa atividade entrarão na cidade e ficarão estacionados em locais pré-estabelecidos.

 

#PraCegoVer: Agentes de trânsito fiscalizam ônibus e vans de turismo em conjunto com funcionários da ARTESP (Foto: Cláudio Gomes/PMC)

Verificada a finalidade da viagem, os transportes serão catalogados da seguinte forma: turismo de um dia; destinados a estabelecimentos hoteleiros, campings, colônias de férias e similares, cujos atos de constituição e demais exigências de órgãos públicos estejam plenamente satisfeitas; excursões e eventos de natureza cultural, artística, religiosa, esportiva, de cunhos sociais e educacionais; destinados a entidades filantrópicas ou organizações não governamentais, destinadas única e exclusivamente ao assistencialismo; e direcionados às residências de aluguel por temporada.

Uma “senha” de autorização, expedida pela Secretaria de Mobilidade Urbana e Proteção ao Cidadão identificará os veículos de fretamento turístico, emitida após a comprovação do recolhimento de uma taxa, que varia de acordo com o número de assentos. A senha é obrigatória, seja para a utilização das áreas de estacionamentos privados ou para a hospedagem dos excursionistas em hotéis, pousadas, colônias de férias, casas de aluguel, campings ou congêneres.

A empresa ou responsável pelos veículos de turismo de um dia deve solicitar a senha com no mínimo de 10 dias úteis de antecedência, observando o limite diário das vagas de estacionamento.

O interessado solicitará a senha em um link específico nos site http://www.caraguatatuba.sp.gov.br/pmc/, fornecendo informações e apresentando os respectivos documentos relacionados: nome, CPF e telefone de contato do responsável pela excursão; quantidade de passageiros; data de chegada e saída do município; cópia do documento Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV) do veículo de fretamento; comprovação de regularidade da empresa e do veículo de fretamento perante os órgãos de transporte, quais sejam: Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), Agência de Transporte do Estado de São Paulo (ARTESP), Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos de São Paulo (EMTU), conforme a área de atuação; nome e endereço completo do local de destino, tais como hotel, pousada, colônia de férias ou estabelecimento similar onde o grupo ficará hospedado ou do estacionamento público e/ou privado, nos casos de turismo de um dia; comprovação de registro no Cadastro de Prestadores de Serviços Turísticos do Ministério do Turismo (Cadastur); e documento registrado e vigente na Empresa Brasileira de Turismo (EMBRATUR) do guia de turismo responsável, que deverá acompanhar o traslado desde o local de origem; além de outros dados solicitados pela Secretaria de Mobilidade Urbana e Proteção ao Cidadão, quando necessário.

Afixada internamente no parabrisa do veículo, no canto inferior do lado direito, a senha trará dados relacionados ao nome da empresa de fretamento; nome do responsável pela excursão e/ou fretamento; número e placas do veículo; nome e endereço do local de destino; período de permanência no município.

Estacionamentos privados não podem receber veículos sem a prévia e expressa autorização da Secretaria e Mobilidade Urbana e Proteção ao Cidadão, sob pena de multa de mil VRM’s (Valor de Referência do Município).  O VRM é calculado com base no Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC), do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), e passará de R$ 3,35 (até 31 de dezembro) para R$ 3,48 em 2019.

Pela Legislação, a Prefeitura Municipal poderá criar estacionamento público e autorizar a implantação de privados. No estacionamento público o limite de vagas para veículos de fretamento turístico não excederá 25

A multa é de 500 VRM’s para quem transitar em vias e logradouros públicos diversos do autorizado; desembarcar passageiros fora do local definido na senha de autorização; e utilizar ou usufruir dos estacionamentos públicos ou privados,  divergente do mencionado por ocasião da solicitação da senha.

Para a empresa ou responsável que permanecer ou trafegar sem o devido pagamento da taxa de emissão da senha de autorização, exceto se, no segundo caso, estiver em trânsito para outra cidade, será aplicada uma multa equivalente a 2 mil VRM’s.

Em caso de apreensão, o veículo será encaminhado a um dos pátios credenciados pelo poder público municipal e somente será liberado mediante a comprovação do pagamento de todas as taxas e multas pertinentes a elas.

Valores

O preço da emissão da senha de autorização para os veículos de turismo de um dia e de mais de um dia destinados aos meios de hospedagem (hotéis, pousadas, colônia de férias, etc.) é de 8 VRM’s por assento.

Estão isentos da taxa: ônibus, micro-ônibus e vans que transportem delegações esportivas em competições oficiais; grupos e alunos de projetos sociais e educacionais; participantes de eventos realizados em conjunto com Prefeitura de Caraguatatuba; quando entendidos pela Secretaria de Mobilidade Urbana e Proteção ao Cidadão serem passíveis de isenção; com mais de um dia de duração com destinado a hotéis, pousadas, colônia de férias e similares, com estacionamento próprio.

Estacionamentos públicos e particulares passarão por vistoria de fiscais municipais que vão vistoriar a capacidade de acomodação e as senhas emitidas, entre outras coisas. Para estacionamentos particulares em descordo com a lei, será aplicada a multa de mil VRM’s, que poderá dobrar em caso de reincidência.

Os valores arrecadados com as receitas provenientes desta lei serão utilizados nas ações das Secretarias de Mobilidade Urbana e Proteção ao Cidadão; Turismo e Urbanismo, para investimento em sinalização turística e viária, vias e incremento da fiscalização do setor.

Anteriormente

Antes da aprovação da Lei Nº 2.456/2018, o solicitante baixava um formulário disponível no site da Prefeitura de Caraguatatuba, preenchia e enviava para o e-mail autorizacao.turismo@caraguatatuba.sp.gov.br, junto com cópia do documento do RG, CPF ou CNH do responsável; comprovação de regularidade perante aos órgãos EMTU, ARTESP e ANTT de acordo com a região. (digitalizado e legível).

A solicitação deveria ser apresentada com no mínimo 10 dias úteis de antecedência, a contar da data da viagem.

O projeto de lei que estabelece normas e disciplina a circulação e o estacionamento de veículos de fretamento turístico vindos de outros municípios, em Caraguatatuba, foi aprovado na sessão extraordinária do dia 21 de novembro, na Câmara Municipal.

Mais Notícias

Veja Também Recentes

imagem 1
Programa Praia Acessível atenderá na Prainha neste final de semana (11 a 13/01)

Excepcionalmente, neste final de semana, as atividades no mar do Programa Praia Acessível serão realizadas apenas na Prainha, localizada entre as praias Martin de Sá e Camaroeiro. O atendimento inicia na sexta-feira (11/01) e segue até domingo (13/01), das 9h às 17h. Instalado no canto direito da praia, no local,

Leia Mais Notícias Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência e do Idoso Publicado em 10/01/2019
1MG1
Passatempo na Escola segue com atividades até sexta-feira (11/01)

Na manhã de hoje, (09/01), o projeto “Passatempo na Escola”, que está oferecendo até sexta-feira dessa semana oficinas e atividades para crianças e adolescentes, iniciou as atividades na EMEF Profº Oswaldo Ferreira, no bairro Casa Branca, em Caraguatatuba. As crianças receberam o café da manhã às 8 horas, depois foi

Leia Mais Notícias Secretaria de Educação Publicado em 09/01/2019
vôlei de praia Luis Gava (1) - Cópia
Secretaria de Esportes de Caraguatatuba seleciona 620 projetos para o FIDA em 2019

A Secretaria de Esportes e Recreação de Caraguatatuba selecionou 620 projetos e currículos esportivos inscritos no Fundo de Incentivo ao Desporto Amador (FIDA) para serem desenvolvidos durante o ano de 2019. O resultado das propostas (deferido ou indeferido) foi publicado hoje (11/01) e pode ser conferido no Diário Oficial Eletrônico

Leia Mais Notícias Secretaria de Esportes e Recreação Publicado em 11/01/2019
IMG2
Grupo de cantoterapia realiza apresentação no Shibatão

Idosos que frequentam as aulas de Cantoterapia no Centro Integrado de Atenção à Pessoa com Deficiência e ao Idoso (Ciapi) realizaram apresentação no período da manhã de hoje (19/12), no Shibata Supermercados, no bairro Jardim Jaqueira. A apresentação contou não só com músicas natalinas, mas também com MPB e sertanejo

Leia Mais Notícias Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência e do Idoso Publicado em 19/12/2018
IMG_2434
Caraguatatuba é a única cidade do Litoral Norte certificada no Programa Município Verde Azul em 2018

Na tarde de ontem (20/12), o Governo do Estado de São Paulo anunciou o nome das 69 cidades entre os 645 municípios paulistas certificados no Programa Município Verde Azul (PMVA). A Prefeitura de Caraguatatuba segue como a única do Litoral Norte a fazer parte deste seleto grupo. O evento aconteceu

Leia Mais Notícias Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca Publicado em 21/12/2018