Pesquisar No Site
Monitores recebem treinamento para ação de educação ambiental do projeto Verão no Clima

Monitores recebem treinamento para ação de educação ambiental do projeto Verão no Clima

#PraCegoVer: Monitores e chefes de praia sentados em auditório de eventos recebem treinamento para o projeto Verão no Clima (Foto: Luis Gava/PMC)
Os monitores e chefes de praia que irão integrar o projeto Verão no Clima, promovido pela Secretaria Estadual de Meio Ambiente, em parceria com a Prefeitura de Caraguatatuba, participaram na manhã de ontem (11/12) de um treinamento ministrado pela geógrafa especialista em gestão ambiental e coordenadora de Educação Ambiental do Estado, Malu Freire.Na ocasião, os monitores puderam conhecer o histórico do projeto, os resultados das ações de 2017/2018, entender melhor as políticas públicas existentes, a importância da gestão de resíduos sólidos, como fazer as abordagens, entre outros pontos.Ao todo foram contratados 24 monitores e três chefes de equipe que irão promover atividades em diversos pontos e praias da cidade, de 04 de janeiro a 06 de março de 2019. As ações e apoio às equipes serão coordenados pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca.
O Projeto Verão no Clima tem como objetivo promover a conscientização sobre a produção de lixo, principalmente nas praias e gerar informações sobre o meio ambiente, procurando estimular os banhistas com relação à corresponsabilidade na proteção ambiental por meio de sua participação.

#PraCegoVer: Monitores e chefes de praia sentados em auditório de eventos recebem treinamento para o projeto Verão no Clima (Foto: Mayara Peixoto)
“Estou muito contente em estar aqui e fazer novos parceiros. Já senti em todos os monitores uma grande vontade em fazer a diferença e tenho certeza que este ano faremos um trabalho ainda melhor”, destacou Malu Freire. De acordo com ela, ao longo dos anos já houve grande avanço com a produção de lixo. “Antes a gente trabalhava muito com a questão da coleta, hoje precisamos estimular a redução da produção, o reaproveitamento, o reciclável. Eu vejo que Caraguatatuba está bastante desenvolvida neste sentido. É uma grande referência quando vamos falar em gestão de resíduos sólidos”, completou.
Na próxima semana, os monitores e chefes de praia passam por outro treinamento sobre fauna marinha e os projetos socioambientais da prefeitura. Assim, podem divulgar também as ações municipais como coleta seletiva e ecopontos, orientando os turistas, veranistas e moradores.
Além das ações em praias, também são contemplados no projeto uma caminhada e diversos mutirões de limpeza. A programação completa será divulgada em breve no site da Prefeitura de Caraguatatuba (www.caraguatatuba.sp.gov.br).
Veja Também Recentes

Árvores emaranhadas em fiações elétricas são retiradas em Caraguatatuba
Moradores dos bairros Jardim Britânia, Indaiá e Jardim Terralão acionaram a Defesa Civil para retiradas de árvores que caíram ou estavam na iminência de cair na fiação elétrica em decorrência da chuva do último fim de semana. Equipes formada por servidores da Defesa Civil, Secretaria de Serviços Públicos e da

Guarda Civil prende homem por invasão e ameaça a familiares
Um homem foi preso na segunda-feira (14), no bairro Caputera, em Caraguatatuba, após invadir a casa da família e ameaçar familiares. Segundo a GCM, o caso ocorreu após a equipe ser informada via Centro de Operações Inteligentes (COI) sobre um indivíduo que invadiu a casa dos seus familiares e estava

Agricultores familiares de Caraguatatuba participam de capacitação sobre legislação ambiental
Agricultores familiares de Caraguatatuba terão a oportunidade de participar do curso de Administração Rural sobre Legislação Ambiental na sexta-feira (4). A formação será realizada no Parque Natural Municipal do Juqueriquerê, das 8h às 17h, e tem como objetivo apresentar a legislação ambiental vigente e auxiliar na adequação das propriedades rurais.

Lei que qualifica empresas como organizações sociais para prestação de serviços em Caraguatatuba é aprimorada
A Lei nº 2.778/2025 foi sancionada e publicada na Edição nº 1.566 do Diário Oficial Eletrônico do Município da última quarta-feira (16/4). Com a sua entrada em vigor, a Lei Municipal nº 2.559/2021 sofreu alterações parciais para se adequar à Lei Federal nº 9.637/1998, e também tornou facultada ao Poder

Perequê Mirim vence Torneio Início de Aniversário da Cidade
A equipe do Perequê Mirim foi campeã da primeira edição do Torneio Início de Aniversário da Cidade de Futebol de Campo. As finais ocorreram no domingo (27), no Centro Esportivo Municipal Ubaldo Gonçalves (Cemug), com sete jogos. Na primeira partida, o Força Jovem venceu o Riza por 1 a 0.