Pesquisar No Site

Receitas finalistas do concurso “Masterchef na Escola” passam por teste de aceitabilidade

Publicado em: 24/10/2018
Destaques
IMG_3241
Receitas finalistas do concurso “Masterchef na Escola” passam por teste de aceitabilidade

#PraCegoVer Aluna sentada em uma mesa almoça e preenche o questionário sobre o prato oferecido no almoço. (Foto: Luís Gava/PMC)

A última etapa do concurso “Masterchef na Escola”, realizado em Caraguatatuba, teve início nesta quarta-feira (24), com o primeiro teste de aceitabilidade das três receitas finalistas.

O “Masterchef na Escola” foi idealizado pela equipe de alimentação escolar com o objetivo de desenvolver uma receita com carne de pernil de porco, que será introduzida na alimentação escolar, no próximo ano. Atualmente na rede municipal são oferecidas as seguintes misturas: carne moída, isca de carne, frango e peixe (cação).

A receita “Pernil na cebola dourada” acompanhado de farofa de banana, arroz, feijão e salada de alface e tomate, das cozinheiras Roselene Macedo dos Santos e Daniele Santos de Faria, da EMEI/EMEF Pedro João de Oliveira (Tabatinga), foi servida no almoço para os alunos do 8º e 9º anos, da EMEF Prof. Antonio de Freitas, no bairro Estrela D’Alva.

Os colegas Danielly Barboza e Davi Russo, ambos 13 anos, gostaram tanto que foram para o bis. “Gosto muito da comida servida na escola e achei bacana poder participar do julgamento desse novo prato”, disse Russo. “Muito gostoso e aprovado”, resumiu Dani. Outra aluna, Jade Carvalho Silva, 13 anos, completou: “Ter uma alimentação diferenciada e com variedade é ótimo”.

Na sexta-feira (26), será a vez dos 8º e 9º anos da EMEI/EMEF Profª Edna Maria Nogueira Ferraz, no Perequê-Mirim, degustarem outro prato finalista: “Carne de Porco à Mineira”, preparado por Lair Gomes de Souza e Victória Eduarda da Silva Santos, do CEI/EMEI ADI Adriana Aparecida Cassiano (Perequê-Mirim).

Na segunda-feira (29), será a vez dos estudantes da EMEF Profª Maria Aparecida Ujio, no Porto Novo, provarem o “Macarrão a Pepa Pig”, de autoria de Flávia Márcia Dutra Mendes, Luana Rodrigues de Lima Souza, Samira Carla de Camargo da Silva e Viviane Francisca Gonçalves Fuster, do CEI/EMEI Profª Thereza Yanesse Schmidt Cardozo (Porto Novo).

#PraCegoVer Vários alunos almoçam no refeitório da escola. (Foto: Luís Gava/PMC)

Os alunos respondem a um questionário da escala hedônica estruturada, que mede a preferência do consumidor de forma direta, com as opções: detestei, não gostei, indiferente, gostei, adorei. O resultado da aceitação será por meio de porcentagem e comparação entre as escolas.

Ao todo, 29 unidades escolares participaram do concurso. Em dois meses e duas semanas, coube à equipe do setor de Alimentação Escolar da Secretaria de Educação pelas nutricionistas Fernanda Nunes Pereira (diretora) e Karina Tavares Magalhães e do técnico José Maria Pereira, percorrer as escolas para provar os pratos.

Os quesitos para preparar a receita foram: utilizar somente os produtos fornecidos pela Secretaria de Educação e da horta de cada unidade. Os quesitos julgados foram: sabor, apresentação, tempo de preparo, porcionamento (prato feito), valor nutricional e praticidade.

“Nossa ideia com esse concurso foi o de valorizar e estimular o trabalho das cozinheiras das escolas, ao invés de simplesmente escolhermos uma receita e colocá-la em prática”, explicou Fernanda.

O Concurso Masterchef na Escola é uma iniciativa da Secretaria de Educação com o apoio da Convida Alimentação Ltda., empresa que emprega as cozinheiras que prestam serviço nas unidades escolares municipais.

Em novembro, será marcada uma confraternização que reunirá todas as participantes, que receberão medalha e certificado, quando será anunciada a receita aprovada pelos alunos.

Mais Notícias

Veja Também Recentes

Caraguatatuba comemora Dia Mundial de Conscientização sobre o Autismo com programação ao longo da semana
Caraguatatuba comemora Dia Mundial de Conscientização sobre o Autismo com programação ao longo da semana

Nesta terça-feira (2/4), é comemorado o Dia Mundial de Conscientização sobre o Autismo. A data foi criada pela Organização das Nações Unidas (ONU) no ano de 2007 e foi escolhida com o objetivo de levar informação à população para reduzir a discriminação e o preconceito contra pessoas que apresentam o

Leia Mais Notícias Secretaria de Educação Publicado em 01/04/2024
Plano Preventivo de Defesa Civil é encerrado nessa segunda-feira em Caraguatatuba
Plano Preventivo de Defesa Civil é encerrado nessa segunda-feira em Caraguatatuba

A Prefeitura de Caraguatatuba encerra nessa segunda-feira (15) o Plano Preventivo de Defesa Civil (PPDC). O encerramento obedece a resolução da  Defesa Civil do Estado de São Paulo, que prorrogou, em 1º de abril, os Planos Preventivos de Defesa Civil – Operação Chuvas de Verão 2023/2024, em diversas regiões do

Leia Mais Notícias Defesa Civil Publicado em 15/04/2024
Confira o resultado final da eleição do Conselho da Juventude
Confira o resultado final da eleição do Conselho da Juventude

A eleição para formação da Sociedade Civil do Conselho Municipal da Juventude (Conjuve), realizada na última quinta-feira (18), contou com a participação de 71 eleitores, que compareceram à urna montada na Fundacc, no Centro. Após o encerramento da votação, os votos foram apurados pelos representantes da comissão eleitoral, na presença

Leia Mais Notícias Gabinete do Prefeito ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 4 - Educação de qualidade Publicado em 19/04/2024
Polo Cultural Centro será palco da seletiva de batalha de rimas
Polo Cultural Centro será palco da seletiva de batalha de rimas

O auditório do Polo Cultural Centro vai ser o palco da seletiva de batalha de rima no dia 3 de maio às 19h. O evento é aberto ao público e o objetivo da seletiva é garantir uma vaga para a 7ª edição da Batalha do Convida Litoral. “Nessa noite se

Leia Mais Notícias FUNDACC ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 11 - Cidades e comunidades sustentáveis Publicado em 24/04/2024
A programação musical em comemoração aos 167 anos de Caraguatatuba inicia nesta sexta-feira (19), com o show do cantor Diogo Nogueira. Já no sábado (20), dia do aniversário da cidade, a festividade será com o cantor Zé Felipe. As apresentações são sempre às 21h, na Praça da Cultura, no Centro. O cantor Diogo Nogueira em sua turnê traz novas leituras para os sucessos de sua carreira, como “Pé na Areia”, “Alma Boêmia”,
167 anos de Caraguatatuba será marcado pelos shows de Diogo Nogueira e Zé Felipe neste final de semana

A programação musical em comemoração aos 167 anos de Caraguatatuba inicia nesta sexta-feira (19), com o show do cantor Diogo Nogueira. Já no sábado (20), dia do aniversário da cidade, a festividade será com o cantor Zé Felipe. As apresentações são sempre às 21h, na Praça da Cultura, no Centro.

Leia Mais Notícias Secretaria de Turismo Publicado em 16/04/2024