Pesquisar No Site

Erosão Costeira e Licenciamento Ambiental são tratados durante a Semana Jurídica da OAB de Caraguatatuba

IMG_7148
Erosão Costeira e Licenciamento Ambiental são tratados durante a Semana Jurídica da OAB de Caraguatatuba

#PraCegoVer Foto do palco com palestrantes sentados ás mesas

Temas relacionados ao meio ambiente foram apresentados em palestras e debates durante a Semana Jurídica da Ordem dos Advogados de Caraguatatuba (OAB) “Dr. Diones Bastos Xavier”. Na noite da última quarta-feira (29/08) o tema Erosão Costeira da Praia Massaguaçu foi o assunto central. O evento contou com a presença do Doutor em Ciências Marinhas e oceanógrafo, Eduardo Siegle, que falou sobre “Erosão Costeira da Praia de Massaguaçu: Aspectos Técnicos” e na sequência, Ronaldo Cheberle, diretor de Meio Ambiente da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca de Caraguatatuba, ministrou uma palestra sobre “Erosão Costeira da praia Massaguaçú e Aspectos Legais e Gestão do Espaço Urbano”.

Em ambas as exposições foram apresentados estudos das características da praia, análises sobre a força das ondas, do vento, do clima, além da problemática dos impactos gerados pela intervenção de obras e crescimento urbano. “Hoje essa praia sofre um grande processo de erosão e para que possamos tomar medidas inteligentes, precisamos fazer estudos e ter uma licença para realizar qualquer tipo de operação no local”, destacou Cheberle.

 

Licenciamento Ambiental

Na manhã de quinta-feira (30/08), a OAB promoveu uma Mesa Redonda sobre o tema: “Licenciamento Ambiental na Lei Complementar nº 140/2011”. Participaram da mesa de debate o Dr. Carlos Felipe Tobias, presidente da 65ª Subseção da OAB/SP; Luiz Carlos Rodrigues e Rogério Vilela, ambos da Coordenadoria de Fiscalização Ambiental da Secretaria de Meio Ambiente do Estado de SP; Marcel Giorgeti, Secretário de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca de Caraguatatuba (SMAAP) e seu adjunto, Robertinho Ferreira; Ricardo Gaspar, secretário de Urbanismo de Caraguatatuba; Manoel, do Tabelião do Cartório de Notas de Caraguatatuba; Dra Carmem Luiza, assessora de Questões Ambientais da Prefeitura de Caraguatatuba e membro do Conselho de Meio Ambiente; Dra Vanessa Bolognini, presidente Comissão do Direito do Trabalho da 65ª Subseção da OAB/SP; o Professor Beto, representando o Centro Universitário Módulo e Ronaldo Cheberle, diretor de Meio Ambiente da SMAAP, que ministrou uma breve apresentação sobre conflitos de competências e definição administrativa na área ambiental para licenciamento.

Os debates giraram em torno dos âmbitos das licenças ambientais, processos, diferenças entre autorizações e licenças, leis autonomia do âmbito municipal, regularização fundiária, segurança jurídica, entre outros.

Para o secretário, Marcel Giorgeti, ações como essa são de extrema importância para melhorar os serviços na ponta. “O município não consegue realizar todas as ações sozinho, estamos muito contentes com esse convite da OAB em participar dessa conversa. Acredito muito que se nos unirmos, podemos organizar melhor os processos e gerar cada vez mais efetividade nas ações, gerando mais agilidade na resposta ao solicitante, além de ganhos ambientais importantes”, destacou.

De acordo com o presidente da 65ª Subseção da OAB/SP, Dr. Carlos Felipe Tobias, outros órgãos de relevância ao tema foram convidados, mas não puderam comparecer, como Ministério Público/Grupo de Atuação Especial do Meio Ambiente (GAEMA) e Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb). “Precisamos cada vez mais definir diálogos. O que queremos para nós? Não podemos fechar os olhos. Temos que trabalhar em conjunto e nossa proposta aqui foi justamente iniciar essa aproximação”, disse Tobias.

A Semana Jurídica segue até dia 31 de agosto, no Teatro Mário Covas (Avenida Goiás, 187 – Indaiá). Mais informações pelo telefone (12) 3882-2594. A OAB está localizada na Avenida Paulo Ferraz da Silva Porto, 377 – Prainha.

Fotos: Divulgação

 

Mais Notícias

Veja Também Recentes

Prefeitura de Caraguatatuba instala e recupera mais de 200 pontos de sinalização de trânsito em março
Prefeitura de Caraguatatuba instala e recupera mais de 200 pontos de sinalização de trânsito em março

A Prefeitura de Caraguatatuba, somente no mês de março, instalou e recuperou 207 pontos de sinalização de trânsito em toda a cidade entre verticais e horizontais. A responsável pelo trabalho é a Secretaria de Mobilidade Urbana e Proteção ao Cidadão. Das sinalizações verticais (placas do tipo sentido obrigatório, proibido estacionar,

Leia Mais Notícias Secretaria de Mobilidade Urbana e Proteção ao Cidadão Publicado em 04/04/2024
CaraguaPrev promove censo obrigatório para servidores da ativa, aposentados e pensionistas
CaraguaPrev promove censo obrigatório para servidores da ativa, aposentados e pensionistas

O Instituto de Previdência do Município de Caraguatatuba (Caraguaprev) realiza de 1° de maio a 5 de julho o Censo Previdenciário e Funcional Cadastral Obrigatório 2024, no site https://www.caraguaprev.sp.gov.br/, mediante a cadastro de login e senha. Servidores efetivos da ativa da Prefeitura Municipal, Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba (Fundacc),

Leia Mais Notícias CARAGUAPREV Publicado em 12/04/2024
Times avançam no Torneio Aniversário da Cidade de Futsal
Times avançam no Torneio Aniversário da Cidade de Futsal

O Ginásio Morro do Algodão, em Caraguatatuba, recebeu nesta quarta-feira (3/4) as partidas das oitavas e quartas de final do Torneio Aniversário da Cidade de Futsal. No primeiro jogo da noite, pela fase de oitavas, Lion FC e Chelsea/Irmandade se enfrentaram. Após um empate em 2 a 2 no tempo

Leia Mais Notícias Secretaria de Esportes e Recreação Publicado em 04/04/2024
Prefeitura de Caraguatatuba chama mais bolsistas do PEAD para reforço na limpeza pública
Prefeitura de Caraguatatuba chama mais bolsistas do PEAD para reforço na limpeza pública

A Prefeitura de Caraguatatuba chamou mais cinco bolsistas do Programa Emergencial de Auxílio-Desemprego (PEAD) para se apresentar até a próxima quarta-feira (17/4), das 9h às 11h e das 13h às 16h, ao Departamento de Recursos Humanos da Secretaria de Administração, no Centro. Após a assinatura do contrato, os bolsistas vão

Leia Mais Notícias Secretaria de Administração Publicado em 15/04/2024
Prefeitura de Caraguatatuba encerra audiências públicas do PPA 2025 e LDO 2025
Prefeitura de Caraguatatuba encerra audiências públicas do PPA 2025 e LDO 2025

A terceira e última audiência pública descentralizada para discutir a revisão do Plano Plurianual (PPA) de 2025 e a elaboração da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) para o exercício de 2025 foi realizada na noite de quarta-feira (26) pela Prefeitura de Caraguatatuba, no bairro do Indaiá, região central da cidade.

Leia Mais Notícias Secretaria de Planejamento Estratégico e Desenvolvimento Publicado em 28/03/2024