Pesquisar No Site
Semana Mundial de Aleitamento Materno é celebrada com o Mamaço e diversas palestras sobre o tema
Semana Mundial de Aleitamento Materno é celebrada com o Mamaço e diversas palestras sobre o tema

#PraCegoVer : Logotipo do 1º Fórum de Aleitamento Materno, mostra o desenho estilizado de uma mãe com seu bebê no colo
A Semana Mundial de Aleitamento Materno (SMAM), realizada entre os dias 1º e 7 de agosto, será celebrada pela Prefeitura de Caraguatatuba com a Hora do Mamaço, marcada para o dia 4 de agosto (sábado), no Serramar Shopping, a partir das 14h. O evento promove o encontro de mães e apoiadores do aleitamento materno.
Com o tema “Amamentação é a base da vida”, a SMAM deste ano visa promover ações conjuntas em prol da amamentação, no sentido de fortalecer as políticas e programas de aleitamento materno e alimentação infantil.
No dia 7 de agosto, das 8h às 17h, será realizado o 1º Fórum de Aleitamento Materno, no Teatro Municipal Mário Covas, com as seguintes palestras:
– 9h: “Benefícios do aleitamento materno”, com a pediatra e integrante do Comitê Municipal de Investigação de Mortalidade Materna, Infantil e Fetal de Ubatuba, Dra. Márcia de Carvalho Pinto;
– 10h30: “Leite materno padrão ouro na nutrição do lactente”, com a pediatra e cofundadora do CIAMA (Centro de Incentivo ao Aleitamento Materno) e Banco de Leite Humano de São Sebastião, Dra. Flávia Martinelli Ramos;
– 11h30: “Apresentação do Banco de Alimentos e importância da introdução da alimentação saudável para menores de 2 anos”, com a nutricionista da Secretaria de Desenvolvimento Social e Cidadania da Prefeitura de Caraguatatuba, Fernanda Cardoso;
– 13h30: “O desmame precoce e o desenvolvimento infantil no contexto da sociedade e das relações familiares”, com o pediatra, especialista em pediatria social e comunitária pelo Centro Internacional da Infância de Paris (França) e autor de 19 livros sobre desenvolvimento infantil, Dr. José Martins Filho;
– 15h: “Importância do leite materno para prematuros”, com a pediatra neotalogista da Casa de Saúde Stella Maris e especialista em pediatria e UTI Pediátrica, plantonista da UTI Neonatal de Caraguatatuba, Dra. Yara Ota.
– 15h45: Apresentação do Banco de Leite Humano, com a Enfª Ana Cláudia F. O. Tripac Coordenadora Unidade Centro de Atendimento Materno Infantil – CEAMI e Banco de Leite Humano.
– 16h: Apresentação de Coral, com os alunos do Profº Montmor
– 16h30: Encerramento
A Semana Municipal de Aleitamento Materno é realizada até 7 de agosto em 150 países, com o objetivo de dar visibilidade a amamentação, incentivando todos os grupos do mundo a trabalhar o tema na prática e a colocá-lo na mídia para ampla divulgação.
Segundo a coordenadora do Centro de Atendimento Materno Infantil (Ceami), Ana Cláudia Tripac, as ações para promover melhorias à saúde dos bebês e das mães vão além da SMAM.
“O Ceami oferece diversas atividades fixas como a shantala, que é uma massagem para bebês, o banho de ofurô, que é o feito num balde especial, cursos para gestantes, nutricionista, tudo gratuito para a população”, afirmou.
E lembra ainda que desde abril, Caraguatatuba conta com seu próprio Banco de Leite Humano (BLH), com capacidade de armazenar 60 litros de leite por mês, que é fornecido aos bebês internados na Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) Neonatal da Casa de Saúde Stella Maris, às mães com dificuldade no aleitamento e bebês recém-nascidos da Casa de Acolhimento.
A inscrição para a participação no fórum está aberta e você pode acessá-la clicando aqui
Serviço:
Banco de Leite Humano de Caraguatatuba / Centro de Atendimento Materno Infantil (CEAMI)
Avenida Maranhão, n. 451 – 1º andar
Jardim Primavera
Edifício Dr. Luiz Roberto Barradas Barata
Telefone: 3897-2102
Serramar Shopping
Avenida José Herculano, 1086
Pontal de Santa Marina
Teatro Mário Covas
Avenida Goiás, 187
Indaiá
Veja Também Recentes
CaraguaPrev recadastra segurados inativos aniversariantes de agosto até dia 31
Aposentados e pensionistas do Instituto de Previdência do Município de Caraguatatuba (CaraguaPrev) aniversariantes de agosto precisam fazer a prova de vida anual obrigatória até dia 31 (segunda-feira), das 9h às 16h30, na sede do Regime Próprio de Previdência Social (RPPS), no Centro, ou via on-line por meio do aplicativo Minha
Caraguá Agita Esportes movimenta Campo do Jaraguazinho com festival de futebol de base
O Campo do Jaraguazinho recebeu, no último sábado (25), mais uma etapa do programa Caraguá Agita Esportes 2026, com a realização de um festival de futebol de base que reuniu jovens atletas de diferentes projetos esportivos do município. A programação movimentou a manhã com partidas nas categorias Sub-9, Sub-11, Sub-13
Trabalho ostensivo da Guarda Municipal reforça segurança e culmina na prisão de foragido da Justiça
Na tarde de sexta-feira (24), agentes da Guarda Civil Municipal (GCM) de Caraguatatuba, durante patrulhamento preventivo na região sul do município, receberam informações do Centro de Operações Integradas (COI) sobre a circulação de um veículo cujo condutor possuía mandado de prisão em aberto. Diante das informações, a equipe intensificou o
Adesão ao Refis da Prefeitura de Caraguatatuba será prorrogada por mais dois meses
Contribuintes terão mais 60 dias para aderir ao benefício do Programa de Recuperação Fiscal (Refis – LC 152/2026 – anistia) da Prefeitura de Caraguatatuba. Um decreto com mais detalhes sobre a prorrogação do vencimento do Refis ainda será editado e publicado no Diário Oficial Eletrônico do Município, no site https://diariooficial.caraguatatuba.sp.gov.br/public/consulta.
Inscrições abertas para consultorias gratuitas à micro e pequenas empresas
O Programa Agente Local de Inovação (ALI), uma parceria da Secretaria Municipal de Governo de Caraguatatuba com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas – Sebrae São José dos Campos, está com inscrições abertas para consultorias gratuitas, voltadas a micro e pequenos empreendedores do município. A orientação