Pesquisar No Site
Prefeitura de Caraguatatuba encaminhará mais de 3,6 mil títulos para regularização fundiária este ano

Prefeitura de Caraguatatuba encaminhará mais de 3,6 mil títulos para regularização fundiária este ano

#PraCegoVer:: Imagem aérea da cidade, mostrando a área urbana, vista parcial do mar e da serra. (Foto: Claudio Gomes/PMC)
Prefeitura de Caraguatatuba encaminhará ao Cartório de Registros Imóveis 3.652 títulos para regularização fundiária. Serão beneficiadas famílias de oito núcleos habitacionais e terão a oportunidade de receber o título de propriedade ainda este ano.
Serão 2 mil beneficiários do Rio do Ouro, 500 beneficiários do Balneário Maria Helena (Perequê-Mirim), 460 do Núcleo Jardim Parnaso (Colônias), 240 do Núcleo Ponte Seca, 182 beneficiários do Núcleo Coopervap (Getuba), 150 do Núcleo Cavinato (Travessão), 70 do Núcleo Dona Jô (Praia das Palmeiras) e 50 beneficiários do Sítio Severino (Travessão).
Segundo a Secretaria de Habitação de Caraguatatuba, alguns dos núcleos estavam em processo judicial há anos e graças ao esforço da administração poderão ter o documento definitivo de seu imóvel ou terreno.
A Prefeitura deve terminar o ano de 2018 com a entrega de pelo menos 6 mil títulos de propriedade. Já foram beneficiados moradores dos bairros Palmeiras, Pegorelli, Perequê-Mirim, Massaguaçu e Casa Branca.
A cidade de Caraguatatuba virou referência nacional no assunto e em agosto receberá o I Seminário de Regularização Fundiária com a participação de municípios da Região Metropolitana do Vale do Paraíba, bem como autoridades regionais e nacionais no assunto.
“Isso é motivo de grande satisfação, pois esse programa proporciona às pessoas segurança jurídica, além de acesso a serviços de água e luz, entre outros benefícios”, disse o prefeito Aguilar Junior.
Trâmite
Depois da entrega dos documentos para regularização social ou para a específica na Secretaria de Habitação, os comprovantes são enviados para o Setor Jurídico onde é verificada a cadeia sucessória do terreno ou do imóvel, se possui matrícula e a veracidade da papelada. Essa etapa dura aproximadamente 30 dias.
Posteriormente, é lançado o edital para que haja possibilidade de outra pessoa contestar a posse, também num prazo de 30 dias.
O próximo passo fica por conta da equipe técnica de topografia, que vai ao local fazer o levantamento da área. O laudo final sai em torno de um mês.
Por fim, os papéis são remetidos para o Cartório de Registro de Imóveis, que também tem um período para preparar os títulos de propriedade.
As pessoas que querem efetuar a regularização fundiária devem se dirigir à Secretaria de Habitação, de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 16h30, na Avenida Minas Gerais, 1.290, bairro Indaiá, esquina com a Avenida Mato Grosso (via da Catedral do Divino Espírito Santo, no sentido praia).
Veja Também Recentes

Equipe do Programa Inclusão e Movimento ministra capacitação para professores de Educação Física em Caraguatatuba
Como incluir e adaptar os esportes oferecidos pelo governo municipal às pessoas com deficiência do município, esse foi o tema principal da formação do programa Inclusão em Movimento, voltada a 39 professores de Educação Física e 31 formadores esportivos da Secretaria de Esportes e Recreação de Caraguatatuba. A capacitação foi

Governo Municipal convoca candidatos aprovados no concurso de 2007
O Governo Municipal, por determinação judicial, convoca candidatos aprovados no Concurso Público Edital 01/2007 para os cargos de Tecnólogo em Turismo, Sociólogo, Secretário Escolar, Salva-Vidas, Motorista, Jornalista, Instrutor de Fanfarra, Fotógrafo, Cientista Social, Bibliotecário, Auxiliar de Biblioteca, Antropólogo, Administrador, Terapeuta Ocupacional, Técnico em Enfermagem, Técnico em Agropecuária, Contador, Eletricista, Professor

Show gratuito de Música Instrumental Brasileira com Fuca Trio é destaque nesta sexta-feira em Caraguatatuba
O Auditório Maristela de Oliveira, em Caraguatatuba, recebe nesta sexta-feira (15/8), às 20h, o segundo show da turnê Fuca Trio. A entrada é gratuita e os ingressos podem ser emitidos antecipadamente pelo site da Mega Bilheteria, no link https://tinyurl.com/y6h5m22u . O compositor, multi-instrumentista e arranjador Fuca, de Ubatuba (SP), inicia uma nova

Programa Praia Acessível terá ação diferenciada para adolescentes com transtorno do espectro autista
Adolescentes, entre 13 e 17 anos, com o Transtorno do Espectro do Autismo (TEA), terão uma abordagem diferenciada para a prática de atividade física e recreativa dentro do programa Praia Acessível, realizado pela Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência e do Idoso (Sepedi) e Secretaria de Esportes e Recreação de

Profissionais de saúde de Caraguatatuba participam de gincana para fortalecer ações da Atenção Primária
A Secretaria de Saúde de Caraguatatuba realiza o projeto “Gincana Rumo às Boas Práticas em Saúde”, com foco na valorização da Atenção Primária e das equipes das Unidades de Saúde da Família (USF) entre os meses de agosto, setembro e outubro. A ação é realizada pela Diretoria de Assistência à