Pesquisar No Site

Centro de Atendimento Materno Infantil promove concurso para divulgar o aleitamento materno

Publicado em: 27/07/2018
07_27 Dia Mundial de Aleitamento Materno 1
Centro de Atendimento Materno Infantil promove concurso para divulgar o aleitamento materno

Integrando as atividades da Semana Mundial de Aleitamento Materno (SMAM), realizada entre os dias 1º e 7 de agosto, o Centro de Atendimento Materno Infantil (Ceami), está promovendo um concurso de fotos mais curtidas no facebook, de mães amamentando seus filhos. A mãe que tiver a foto mais curtida será premiada com uma sessão de fotos do estúdio da fotógrafa Thaís Goulart.

Regras do concurso:

– Tema da foto: Amamentação em lugares públicos. (A foto pode ser em qualquer lugar e podem constar na foto somente mãe amamentando seu próprio filho com ou sem a presença do pai e irmãos)

– Número de imagens a concorrer por pessoa: uma

– Não serão aceitas fotos que vincule imagens de bicos artificiais como mamadeira e chupeta.

– A foto deve ser postada no perfil pessoal da mãe, no facebook, com as seguintes #:

#Mamaçocaraguatatuba

#JuntosPelaAmamentação

#thaisgoulartfotografia

 A Inscrição é validada a partir do ato da publicação até o dia 06/08/2018, às 12h. A foto mais curtida no facebook/instagram ganhará o sorteio.

A divulgação do nome da vencedora será feita no período da tarde (a partir das 14h30), durante o Fórum de Aleitamento Materno, que será realizado no dia 07/08/2018 no Teatro Mário Covas.

A inscrição para a participação no fórum está aberta e você pode acessá-la clicando aqui

 

Sobre a SMAM

A Semana Mundial de Aleitamento Materno (SMAM), realizada entre os dias 1º e 7 de agosto, será celebrada pela Prefeitura de Caraguatatuba com a Hora do Mamaço, marcada para o dia 4 de agosto (sábado), no Serramar Shopping, a partir das 14h. O evento promove o encontro de mães e apoiadores do aleitamento materno.

Com o tema “Amamentação é a base da vida”, a SMAM deste ano visa promover ações conjuntas em prol da amamentação, no sentido de fortalecer as políticas e programas de aleitamento materno e alimentação infantil.

No dia 7 de agosto, das 8h às 17h, será realizado o 1º Fórum de Aleitamento Materno, no Teatro Municipal Mário Covas, com as seguintes palestras:

– 9h: “Benefícios do aleitamento materno”, com a pediatra e integrante do Comitê Municipal de Investigação de Mortalidade Materna, Infantil e Fetal de Ubatuba, Dra. Márcia de Carvalho Pinto;

– 10h30: “Leite materno padrão ouro na nutrição do lactente”, com a pediatra e cofundadora do CIAMA (Centro de Incentivo ao Aleitamento Materno) e Banco de Leite Humano de São Sebastião, Dra. Flávia Martinelli Ramos;

– 11h30: “Apresentação do Banco de Alimentos e importância da introdução da alimentação saudável para menores de 2 anos”, com a nutricionista da Secretaria de Desenvolvimento Social e Cidadania da Prefeitura de Caraguatatuba, Fernanda Cardoso;

– 13h30: “O desmame precoce e o desenvolvimento infantil no contexto da sociedade e das relações familiares”, com o pediatra, especialista em pediatria social e comunitária pelo Centro Internacional da Infância de Paris (França) e autor de 19 livros sobre desenvolvimento infantil, Dr. José Martins Filho;

– 15h: “Importância do leite materno para prematuros”, com a pediatra neotalogista da Casa de Saúde Stella Maris e especialista em pediatria e UTI Pediátrica, plantonista da UTI Neonatal de Caraguatatuba, Dra. Yara Ota.

– 15h45: Apresentação do Banco de Leite Humano, com a Enfª Ana Cláudia F. O. Tripac Coordenadora Unidade Centro de Atendimento Materno Infantil – CEAMI e Banco de Leite Humano.

– 16h: Apresentação de Coral, com os alunos do Profº Montemor

– 16h30: Encerramento

Durante o evento, serão arrecadados frascos de vidro com tampa plástica, que serão utilizados no Banco de Leite.

A Semana Municipal de Aleitamento Materno é realizada até 7 de agosto em 120 países, com o objetivo de dar visibilidade a amamentação, incentivando todos os grupos do mundo a trabalhar o tema na prática e a colocá-lo na mídia para ampla divulgação.

Segundo a coordenadora do Centro de Atendimento Materno Infantil (Ceami), Ana Cláudia Tripac, as ações para promover melhorias à saúde dos bebês e das mães vão além da SMAM.

“O Ceami oferece diversas atividades fixas como a shantala, que é uma massagem para bebês, o banho de ofurô, que é o feito num balde, cursos para gestantes, hora da papinha, tudo gratuito para a população”, afirmou.

E lembra ainda que desde abril, Caraguatatuba conta com seu próprio Banco de Leite Humano (BLH), com capacidade de armazenar 60 litros de leite por mês, que serão fornecidos aos bebês internados na Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) Neonatal da Casa de Saúde Stella Maris, às mães com dificuldade no aleitamento e bebês recém-nascidos da Casa de Acolhimento.

Serviço:

Banco de Leite Humano de Caraguatatuba / Centro de Atendimento Materno Infantil (CEAMI)

Avenida Maranhão, n. 451 – 1º andar

Jardim Primavera

Edifício Dr. Luiz Roberto Barradas Barata

Telefone: 3897-2102

Serramar Shopping

Avenida José Herculano, 1086

Pontal de Santa Marina

Teatro Mário Covas

Avenida Goiás, 187

Indaiá

Mais Notícias

Veja Também Recentes

Caraguatatuba vence em São José dos Campos e garante vaga na final da Liga Metropolitana de Basquete
Caraguatatuba vence em São José dos Campos e garante vaga na final da Liga Metropolitana de Basquete

A equipe adulta feminina de basquete de Caraguatatuba está na decisão da Liga Metropolitana. No último domingo (31), jogando fora de casa, o time venceu o Hakuna, de São José dos Campos, por 47 a 41 e assegurou presença na grande final da competição. A partida foi marcada pelo equilíbrio,

Leia Mais Notícias Secretaria de Esportes e Recreação ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 3 - Saúde e Bem-Estar Publicado em 01/06/2026
Fundo Social de Caraguatatuba entrega ao Lar Vila Vicentina primeiro kit de cobertores arrecadado na Campanha do Agasalho
Fundo Social de Caraguatatuba entrega ao Lar Vila Vicentina primeiro kit de cobertores arrecadado na Campanha do Agasalho

O Fundo Social de Caraguatatuba está em plena arrecadação de roupas de inverno, cobertores e edredons para a Campanha do Agasalho 20262026 – “Doe com amor, faz bem fazer o bem”. A primeira entidade a receber um kit de cobertores foi o Lar Vila Vicentina, uma instituição de longa permanência

Leia Mais Notícias Fundo Social ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 10 - Redução das desigualdades ODS 17 - Parcerias e meios de implementação Publicado em 01/06/2026
Projeto educacional de Caraguatatuba é destaque em seleção nacional do MEC
Projeto educacional de Caraguatatuba é destaque em seleção nacional do MEC

O município de Caraguatatuba foi contemplado em um edital nacional voltado à seleção de Experiências Inspiradoras de Gestão e Projetos Pedagógicos de Educação Integral em Tempo Integral. O reconhecimento foi conquistado por meio do projeto “Pequenos Exploradores de Caraguatatuba”, desenvolvido pelo CEI/EMEI Messias Mendes de Souza, em 2025. Representando o

Leia Mais Notícias Secretaria de Educação ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 4 - Educação de qualidade Publicado em 11/06/2026
Secretaria de Turismo promove 14º Encontro de Turismo com debate sobre hotelaria e “Caraguá A Gosto”
Secretaria de Turismo promove 14º Encontro de Turismo com debate sobre hotelaria e “Caraguá A Gosto”

Caraguatatuba recebe nesta terça-feira (26), às 17h, o 14º Encontro de Turismo, reunião mensal voltada ao diálogo entre o poder público, representantes do trade turístico e a população interessada no setor. O encontro será no hotel Hampton By Hilton e terá como pauta o mercado hoteleiro e o evento “Caraguá

Leia Mais Notícias Secretaria de Turismo ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 17 - Parcerias e meios de implementação Publicado em 25/05/2026
Filmes sobre futebol estão na programação especial de junho do Cineclube Pontos MIS
Filmes sobre futebol estão na programação especial de junho do Cineclube Pontos MIS

Em clima de Copa do Mundo, durante todo o mês de junho, o Cineclube Pontos MIS apresenta uma programação especial com exibições de clássicos do cinema com o tema futebol, sempre às quintas-feiras, às 18h, na Videoteca Lúcio Braun. A entrada é gratuita, e não é necessário retirar ingresso antecipadamente. A

Leia Mais Notícias FUNDACC ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 17 - Parcerias e meios de implementação Publicado em 09/06/2026