Pesquisar No Site
Caraguatatuba fornece atendimento integral às vítimas abrigadas no Cemug
Caraguatatuba fornece atendimento integral às vítimas abrigadas no Cemug
Cerca de 12 famílias e 50 pessoas já são abrigadas no Centro Esportivo Municipal Ubaldo Gonçalves em Caraguatatuba. Desde a última quarta-feira (14), em razão das fortes chuvas, muitos perderam tudo e são acolhidos por equipes especializadas da Prefeitura de Caraguatatuba.
Além de roupas, alimentos e higiene pessoal, quem passa por ali conta ainda com cuidados aos cachorros acolhidos. Segundo o secretário de Esportes, Edvaldo Ormindo da Silva, já foi iniciada a construção de canis no lugar. “Para melhor cuidar dos cães que vieram ou virão junto com as vítimas, a Prefeitura está construindo esta área com o objetivo de gerar mais segurança e comodidade aos acolhidos”, relata.
“Aqui já recebemos colchões novos, lençóis, roupas, alimentação, café. Mas precisamos ainda do empenho de todos. Isto porque doações nunca serão demais, já que muitos chegam com a roupa do corpo”, afirma Edvaldo.

Foto: Cláudio Gomes/PMC
A moradora do bairro Perequê-Mirim, R.M.S., 36 anos, foi levada ao local junto com seus dois filhos menores de idade, com 9 e 15 anos e o marido. “Quando começou a chover, foi um estrago muito grande. Eu estava dormindo e fui acordada com a água invadindo meu colchão. Aqui, estamos sendo muito bem tratados. Temos o que comer, o que vestir, mas toda ajuda continua sendo bem vinda, porque perdemos tudo”, relata.
Já a moradora, I.C.L., 51 anos, chegou ao Cemug com o marido e tem ainda alguma esperança de recuperar, ao menos, algumas roupas. “Vou aguardar a chuva passar para ver o que sobrou. Mas, se minha cama tiver virado com a chuva, não terei nem o que vestir”, conta.
Acolhimento integral
Desde esta quinta-feira pela manhã, os abrigados do Cemug recebem também cuidados com a saúde. A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Saúde, instalou no local um Posto Médico, que conta com um médico clínico geral; um enfermeiro e dois técnicos de enfermagem.
Há também uma farmácia com medicações para uso imediato. Além do que, todos os desabrigados que perderam receitas médicas ou medicamentos já foram repostos pela equipe médica.
O Posto Médico permanecerá no Cemug até às 18h desta quinta-feira, mas a Coordenação de Urgência e Emergência da Secretaria de Saúde está disponível 24h aos acionamentos de urgência da Defesa Civil.
Veja Também Recentes
Operação Caraguá Segura fiscaliza adegas durante fim de semana, apreende menores e produtos irregulares
A Operação Caraguá Segura reuniu, entre sexta-feira (3) e domingo (5), equipes do Governo Municipal, Guarda Civil Municipal (GCM), polícias Militar, Civil, Ambiental, Rodoviária e Federal, Corpo de Bombeiros e Conselho Tutelar em fiscalizações realizadas em adegas dos bairros Olaria, Centro e Sumaré. As ações resultaram na apreensão de adolescentes,
Desconto de 10% na quitação do ISS Fixo e das taxas da Prefeitura de Caraguatatuba vence dia 13 de julho
A Secretaria da Fazenda de Caraguatatuba lançou o Imposto Sobre Serviços (ISS) Fixo e as Taxas de Licença, Localização e de Funcionamento. Os carnês on-line estão disponíveis para download no site https://www.caraguatatuba.sp.gov.br/pmc/, na parte destinada aos Serviços Online (no link da 2ª via do I.S.S.Q.N./Taxas Mobiliárias). A cota única das
Palestra fortalece rede de apoio às famílias atípicas e amplia orientações sobre direitos em Caraguatatuba
A Prefeitura de Caraguatatuba promoveu, na tarde da última segunda-feira (6), uma palestra voltada às famílias atípicas no Núcleo Social e Cultural do Morro do Algodão. O encontro reuniu cerca de 20 participantes e teve como objetivo ampliar o conhecimento sobre inclusão social, cidadania e direitos das pessoas com deficiência,
Alunos do curso de instalador de ar-condicionado tipo Split recebem certificação em Caraguatatuba
A primeira turma do curso de Instalador de Ar-Condicionado Tipo Split formada por 16 alunos concluiu as aulas, terça-feira (7). A qualificação foi oferecida, gratuitamente, pela Secretaria Municipal de Governo dentro do programa Profissionaliza Caraguá e teve carga horária de 56 horas. A capacitação foi ministrada pelo instrutor do Serviço
“Arraiá Tamu Junto, Vem Cum Nóis” reúne público e entidades em programação julina em Caraguatatuba
Música boa, brincadeiras, apresentações de dança e quadrilha animada marcaram o “Arraiá Tamu Junto, Vem Cum Nóis”, realizado pela Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência e do Idoso (Sepedi) e entidades socioassistenciais, na última sexta-feira (3). A festa, realizada na quadra do Centro Integrado de Atenção à Pessoa com